Colikids – será que funciona para a cólica do bebê?

Durante os primeiros meses de vida do bebê, o seu trato intestinal ainda está em formação e seu organismo estará no processo de aprendizado da digestão do leite, por conta disso é muito comum que os bebês tenham cólicas que são nada mais nada menos que contrações da musculatura intestinal.

Ao longo desse processo se seguem noites sem dormir, pais estressados e cansados e bebês irritadiços. As cólicas apesar de fazerem parte do processo natural de desenvolvimento do bebê, podem causar muito desgaste físico e emocional para toda a família.

OBS: A alimentação da mãe que amamenta o bebê no peito também pode interferir nas reações que o bebê pode ter, afinal tudo o que a mamãe ingere é passado para o leite materno e consequentemente para o bebê, portanto muito médicos indicam o consumo de alguns alimentos com muita moderação, pois eles podem trazer desconfortos para o bebê, como os alimentos ricos em cafeína (chá verde, café, chocolate, chimarrão, etc.) portanto converse com o pediatra do seu filho sobre sua alimentação para que ele possa lhe instruir adequadamente.

As cólicas no geral nem sempre são tão fáceis de identificar, pois nos primeiros meses de vida o bebê chora para tudo que ele precisa, afinal essa é a linguagem dele, se ele está com fome chora, se ele está com sede chora, se ele está com sono chora, se ele está com dor chora, e para os papais acaba sendo uma missão “quase impossível” diferenciar os vários tipos de choros do bebê, e descobrir as suas causas.

Mas geralmente no caso de cólicas o bebê apresenta além do choro constante algumas outras reações, como:

  • a barriga fica endurecida;
  • o rosto fica vermelho;
  • mesmo após ele ter as fraldas trocadas, ter sido alimentado e ter tirado a soneca, ele continua chorando;
  • a sua expressão é de dor e sofrimento;
  • chora por horas seguido sem parar;
  • fecha as mãos e os punhos;
  • se contorce de dor e flexiona as perninhas em direção ao abdômen;
  • solta gases.

Após constatar que o choro do bebê é causado pelas cólicas, então é a hora de verificar as possibilidades para aliviar o desconforto e muitas vezes o sofrimento, do bebê e pode se dizer dos papais também!


Aproveite e confira:


Há várias maneiras de tentar aliviar os desconfortos das cólicas, como:

  • fazendo massagens na barriguinha do bebê para aliviar os gases;
  • um banho quente para relaxar e ele conseguir soltar os gases;
  • tomando cuidados com a alimentação da mamãe, evitando assim que determinados tipos de alimentos passem para o bebê pelo leite materno;
  • utilizar umas bolsa de água quente ou de sementes na barriguinha do bebê.
  • fazer movimentos de “bicicletinha” com as pernas do bebê, para ajudar na liberação dos gases.

Uma outra opção também muito eficaz, é um remédio em gotas chamado COLIKIDS, que é feito a base de probióticos.

Ele possui em sua composição a mesma substância que está presente no leite materno, o Lactobacillus Reuteri DSM 17938. Lembrando que como qualquer outro remédio ele deve ser indicado pelo pediatra do seu filho.

Como funciona o colikids?

A principal função do Colikids é repor a flora intestinal, ajudando a proliferação de bactérias “boas” no intestino, e contribuindo para a diminuição das bactérias “más”, assim estimulando o sistema de defesa do organismo do bebê.

Ele não fará efeito imediatamente, demora em torno de 7 a 10 dias para fazer efeito, pois ele não é um remédio reativo, ou seja, para ser usado no bebê na hora das cólicas, para alívio da dor imediato, ele funciona como um ” tratamento” ou um remédio de prevenção, ele previne que as cólicas ocorram ou em caso de acontecer seja com menos intensidade. Por isso alguns médicos chegam a prescrevê-lo antes mesmo que o bebê comece a ter cólicas, já como um sistema de prevenção.

Como utilizar o colikids?

Pode ser usado em crianças e bebês desde o nascimento, pois ele apresenta a mesma bactéria que está presente do leite materno, lembre-se de chacoalhar bem o remédio antes de usar.

O recomendado são cinco gotinhas ao dia, mas o correto é seguir as instruções do pediatra.

Jamais ultrapasse o limite estabelecido ao dia pelo pediatra. Não é recomendado misturar com o leite, ou com algum outro alimento pois dependendo da temperatura dos alimentos misturados (geralmente alimentos quentes) eles podem matar os lactobacilos presentes no remédio e acarretar em perda na sua eficácia. Não existe um horário específico para utilização dele, pode ser usado a qualquer hora do dia.

Quais os benefícios do Colikids para seu bebê?

Primeiramente é importante lembrar como já dito anteriormente que ele não é um analgésico para alívio de dores imediatas, ou seja se o bebê estiver em uma crise de cólicas, e você der o Colikids provavelmente ele não trará nenhum resultado imediato, pois essa não é a finalidade dele.

Ele é um remédio para ser utilizado a médio e longo prazo, como um tratamento, para impedir que o bebê tenha as crises de cólica, ou seja um remédio preventivo. Neste caso a máxima é verdadeira é sempre melhor prevenir do que remediar.

Seu grande benefício é justamente esse, ele não é um remédio para “remediar” uma situação de crise, mas um remédio para impedir que a crise aconteça, mas para isso é necessário algum tempo de administração do remédio, justamente por se tratar de um “tratamento”.

Existe algum efeito colateral ou contraindicação?

Sendo um probiótico, na dose recomendada no geral ele não tem contraindicações ou efeitos colaterais mas ele não dever utilizado em crianças ou bebês que tenham hipersensibilidade a algum dos seus componentes. Lembre de sempre conversar com seu pediatra a respeito ele é a pessoa mais indicada para auxiliar no diagnóstico e tratamento adequado para seu bebê.