Criança na Cozinha (de Papelão): Faça Você Mesma a Brincadeira!

Que tal soltar a criatividade e fazer para a criança uma cozinha infantil? Uma cozinha de brinquedo pronta sai muito mais cara do que a produção em casa. Saiba mais.

Com produtos simples – e caixas de papelão que já iriam para o lixo – você consegue fazer a próxima brincadeira preferida da sua filha ou filho. Ser mestre cuca tem despertado muito o interesse dos pequenos.

Não se preocupe se não tem habilidade. O Faça Você Mesmo da cozinha de brinquedo é bem simples. Confira agora.

Passo-a-Passo Para Fazer Uma Cozinha Para Criança

1 – As Caixas

Primeiramente, verifique quantas caixas serão necessárias para o seu projeto. Uma cozinha pequena precisará de poucas. Mas, se você tem um espaço grande reservado para o novo brinquedo, reserve mais estruturas de papelão.

Monte as caixas no local final em que devem estar, o esqueleto da cozinha da criança.

Quais caixas de papelão usar? Se o seu vizinho não tiver algumas sobrando, você deve ter sobrando em casa e nem sabe. Exemplo: caixa que guarda bugigangas sem uso (te peguei?), de micro-ondas, etc.

Crédito: Reprodução Facebook Rodessa Villanueva

2 – Portas

Agora, com o auxílio de um estilete ou tesoura (longe do alcance do seu filho!), você deve cortar as portas.

As crianças precisam interagir com a cozinha, então devem poder abrir e fechar os armários, pegar mantimentos e poder usar o forno do fogão de brinquedo.

Crédito: Reprodução Facebook Rodessa Villanueva

3 – Cores

Seja uma designer de interiores. Chega o momento mais gostoso e terapêutico do trabalho: pintar a cozinha de papelão. O que acha de transformar as caixas em balcões e imitar um tampo de mármore, com tinta branca?

A cor das portas fica a critério do seu filho. O fogão pode ser preto, cinza, branco ou bem coloridão.

Mas o interessante é deixar o ambiente o mais parecido possível com o real. Essa é uma outra vantagem de fazer você mesma o brinquedo da criança, poder escolher tudo!

Crédito: Reprodução Facebook Rodessa Villanueva

4 – Detalhes

Para dar mais detalhes ao fogãozinho, você pode recortar cartolina preta e simular as bocas ou, ainda, encapar CDs sem uso e colá-los.

Crédito: Professora Ivani Ferreira

Já na parte da pia, dê um toque realista na cuba com uma tigela de alumínio. Na hora de fazer o corte das caixas, já deixe o furo compatível com o encaixe perfeito da tigela, a futura pia da cozinha infantil.

E, se tem pia, tem que ter torneira, é claro. Uma ideia muito legal é usar um pump (tampa de apertar) de produtos de higiene, como sabonete para as mãos. O bico é parecido com uma torneira, e a criança vai amar!

Crédito: Reprodução Facebook Rodessa Villanueva

Tampinhas de produtos se transformam em botões do fogão. Você poderia apenas recortá-los em cartolina, mas a graça está justamente em poder apertar com o dedo o fogão e ter o relevo compatível.

Sobras de tecido e renda são lindas cortinas ou até pano de prato!

Crédito: N.Magazine

5 – Impressões de Papel

Como a internet está aí hoje para facilitar nossa vida e nos ajudar até a criar brinquedos para criança, se aproveite disso.

Busque imagens de eletrodomésticos, imprima e recorte o desenho das portas, o efeito cromado e o que mais achar que vá dar “vida” à cozinha de papelão.

Você pode buscar imagens de relógio e colocar em um painel que será a parede da cozinha.

Imagine só uma parede com pastilhas ou azulejos modernos também retirados da internet. Outra ideia é você mesma desenhar e pintar.

Crédito: N.Magazine

Estamos apaixonadas por esse projeto que será inesquecível para a criança, e você? Quer outras dicas criativas de atividades? Leia este artigo!