Tema Casa – Dicas de Atividades Infantis e Material Utilizado

Essa semana o tema escolhido para trabalhar foi CASA, as atividades infantis dessa vez foram coisas mais simples, primeiro eu tinha pensando em fazer sobre a localização da nossa casa, o local que moramos, mas depois resolvi fazer sobre a construção mesmo, para trabalharmos também onde moramos que não é em uma casa e sim em um prédio.

O tema de semana passada foi Família clique aqui para ver as atividades.

Se você não viu o post com o planejamento para o novo ano acesse o post Ideias para 52 semanas de atividades com crianças pequenas e veja tudo que vamos trabalhar nesse ano e acompanhe as nossas semanas conforme formos realizando as atividades. Isabela está com 3 anos e meio, no final do ano vai estar com 4 e meio!

Você também pode ir acompanhando nossas atividades e outras dicas pelo Instagram Sou Mãe.

Então essa semana conversamos sobre onde moramos, onde moram os amiguinhos da Isabela, os avós e assim fomos…

Algumas atividades infantis que fizemos essa semana:

  • Casa de papelão

Fizemos uma casa de caixa de papelão para a Isabela, ela simplesmente adorou, ficou mega feliz com sua casinha. E brincou muito, todos os dias, com sua casinha.

craft-com-crianca-casinha-de-papelao

  • Colagem com figuras geométricas

Também deixei disponível para ela fazer colagem com papéis coloridos, já cortados, em formatos geométricos para ela montar uma casa.

atividade-infantil-figuras-geometricas

  • Leitura do livro Casinha de Bichos – Coleção Dó-Ré-Mi-Fá

Livrinho muito gostoso de ler que fala sobre as construções que os animais fazem para terem suas casinhas. Com poesias simples e cativantes para os pequenos. Isabela adorou descobrir como alguns animais constroem suas casas, como o joão de barro e o castor por exemplo.

Esse livro é da editora Scipione e você encontra na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-casinha-de-bichos

  • Leitura do livro O Escuro – Lemony Snicket e Jon Klassen

Esse livro é ótimo para trabalhar sobre medos, mas também encaixou bem no nosso tema casa, pois o Luca, personagem do livro, mora em uma casa grande, com telhado que rangia, janelas frias e lisas, escada e um porão.

Luca tinha medo do escuro, o escuro morava na casa com Luca e o escuro não tinha medo de Luca! O escuro morava principalmente no porão, mas as vezes ele ficava atrás da cortina do banheiro, atrá de uma porta e em outros lugares.

As ilustrações são muito bonitas, todas em tons de ferrugem e preto, que dão o clima do livro. A leitura desse livro é uma ótima oportunidade para os pais mostrarem para a criança o que é real e o que é imaginação e também mostrar e explicar que o escuro é apenas a ausência de luz.

Esse livro é da editora Companhia das Letras e você encontra na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-o-escuro

Aproveite e compre agora os livros indicados:

  • Móveis de casinha

Uma caixa cheia de móveis de madeira e bonecos de lego para Isabela brincar de casinha. Ela adora esses móveis.

  • Folhas com atividades impressas

Imprimi algumas atividades do site messforless. Tem para achar qual é o diferente, ligar as casas iguais, formas, qual o próximo, fazer o traçado e depois recortar o traçado. Para você imprimir essa atividade clique aqui.

  • atividades-infantis-impressas

  • Desenho na caixa de leite

Isabela desenhou o nosso prédio em uma caixa de leite encapada com papel branco. Ela desenhou a porta do nosso prédio, as escalas e as nossas janelas, no último andar, pois é onde a gente mora.

atividade-infantil-desenho-caixa-de-leite

Isabela gostou das atividades, essa semana foi mais simples, mas foi o que o tempo com uma bebê recém nascida deixou para preparar.

Foi uma semana mais simples, mas Isabela adorou como sempre.