Cuidados com as roupas do bebê – o que você precisa saber!

O bebê está chegando e você precisa saber quais os cuidados com as roupas do bebê que você vai precisar!

A gestação está chegando ao fim e você já deve estar organizando as roupinhas para a chegada do bebê, e não basta organizar mas elas precisam ser devidamente higienizadas antes de entrar em contato com a pele sensível de um recém nascido.

Parece até exagero mas não é, pois o bebê recém nascido ainda não tem todas as suas defesas do organismo formadas, portanto ele fica muito suscetível a doenças e alergias. Mesmo uma “inocente” poeira na roupa do bebê pode ocasionar muita dor de cabeça, portanto todo o cuidado é pouco.

Então, vamos aos cuidados com as roupas do bebê:

“É muito importante lavar todas as roupas antes do primeiro uso porque a pele do recém-nascido é bem sensível.  Qualquer tipo de resíduo ou sujeira deve ser eliminado, já que a imunidade no primeiro mês após o nascimento é diferente das outras fases da vida e devemos nos precaver de qualquer tipo de contaminação”, alerta a pediatra e neonatologista Renata Mascaretti, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). (revistacrescer.globo.com)

Vale salientar que as roupas do bebê NÃO devem ser lavadas juntamente com as roupas dos demais membros da casa, pois sempre existe a possibilidade de contaminação principalmente se algum membro da família está com algum problema dermatológico.

Os pediatras aconselham a fazer a lavagem das roupas dos bebês recém-nascidos à mão, esse é o ideal, mas caso não seja viável você pode utilizar sacos de lavagem para a máquina de lavar roupas ou colocar as roupinhas dentro de fronhas, para evitar o contato das roupas do bebê com a parte interna da máquina de lavar que pode conter resíduos de sujeira e outros contaminantes.

Qual sabão é o indicado para fazer a lavagem das roupas do bebê?

O sabão mais indicado para higienizar as roupas do bebê é o sabão de coco ou sabão neutro pois são considerados não alergênicos. Evite utilizar amaciante, alvejante, tira-manchas, sabão em pó, etc. Esses produtos possuem uma série de produtos químicos em sua composição que podem provocar alergias na pele sensível do bebê.

Ou também você pode usar sabão líquido próprio para roupas de bebês, já existem algumas marcas no mercado.

Para ajudar na remoção de manchas, assim que o bebê sujar a roupinha você coloca ela imediatamente de molho em um balde específico para as roupas do bebê (esse detalhe é bem importante, inclua no seu enxoval um balde para utilizar somente para as roupas do bebê, evitando contaminações) com sabão neutro ou sabão de coco para poder lavar no fim do dia, quando tiver um tempinho para poder lavar as roupas sujas do bebê. Esse processo de deixar a roupinha de molho, ajuda a sujeira a não incrustar na roupa e sair mais fácil na hora da lavagem.


Aproveite e confira:


Fazendo a Pré-lavagem:

  • Você não precisa lavar todas as roupas do bebê de uma vez só, separe por tamanho e comece pelas RN e P, se desejar ir lavando aos poucos depois que o bebê nascer pode sim (aproveite e confira: roupas que vou precisar no primeiro ano do bebê. Mas caso prefira lavar tudo de uma vez e deixar já arrumado no armário também pode;
  • Após separar as roupinhas, tire as etiquetas pois elas podem machucar a pele do bebê e causar irritações;
  • Separe as roupas por cores (claras e escuras), por tipos de tecido (fibras, algodão, lã) pois algumas peças não podem ter contato com outras que podem se deformar, separe por tipo de roupa, como toalhas, mantas, lençóis, luvas, toucas, etc, pois por exemplo mantas e toalhas soltam fibras e podem danificar outras peças de roupas.


Iniciando a Lavagem

  • Como já mencionado, lave as peças de roupa do bebê separado das peças de roupa dos demais membros da família;
  • Pode utilizar, se desejar, sacos de lavagem caso opte em lavar as roupas na máquina de lavar roupa;
  • Faça uso de sabão de coco ou sabão neutro, pois eles não são alergênicos (ou produtos próprios para lavagem de roupas de bebês);
  • Não utilize amaciante, alvejante, tira-manchas, sabão em pó, e nenhum outro produto químico para lavagem de roupas, pois eles são extremamente agressivos com a pele do bebê;
  • Na máquina de lavar roupas, utilize a função de modo de lavagem “Delicado” e o enxágüe extra para tirar todo o resíduo de sabão da roupa.

Processo de secagem

  • Não pendure as roupas diretamente no sol, pois podem danificar, coloque elas na sombra para secar e do lado avesso;
  • Cuidado com as roupas de lã ou tecidos delicados pois na hora da secagem elas podem ficar danificadas, o ideal é que você consiga apoiá-las em alguma superfície;
  • Se você for utilizar a secadora de roupas, também é importante verificar na etiqueta da roupinha previamente se ela pode ser usada na secadora de roupa, pois algumas peças de roupa quando colocadas na secadora de roupas podem ser danificadas.

Hora de passar

Tem mulheres que não passam roupa nenhuma, outras passam tudo, mas nesse caso é unânime entre os pediatras que as roupas dos bebês recém-nascidos devem ser passadas, pois o calor provocado pelo ferro de passar ajuda a eliminar germes e bactérias, prevenindo possíveis irritações na pele do bebê.

Cuidado com o ferro de passar pois se ele estiver muito quente pode queimar as peças de roupa delicada, portanto sempre faça um teste antes de usar com a temperatura média do ferro, em alguma peça de roupa velha para verificar se ele não irá grudar na roupa.

Roupas lavadinhas e passadinhas é hora de guardar!

Não basta ter atenção na hora da lavagem e não cuidar na hora de guardar, portanto higienize o local aonde as peças de roupas serão guardadas para evitar que as roupinhas tenham contato com mofo, poeira, sujeira, etc.

Gostou das dicas sobre os cuidados com as roupas do bebê que você deve ter?