Desenvolvimento do bebê: 12 meses

Seu filho chega ao seu primeiro ano de vida. O desenvolvimento do bebê segue muito rápido, e você mal consegue dar conta de tudo o que ele já faz, não é?

Pois é. O bebê de 1 ano pode estar pegando o jeito ainda ou já estar andando. Isso vai de cada criança. Não se preocupe se o demorar um pouquinho mais. O importante é você ver que ele está ativo, tentando se firmar nas pernas e sendo bem-sucedido. Ele deve, por exemplo, conseguir ser conduzido por você, enquanto você o leva pelas mãos. Assim fica mais fácil ele tentar criar coragem.

Os sentimentos do bebê

As emoções e os sentimentos do seu filho já estão mais evidentes. Ele sente a dor da separação quando você sai, e isso pode te deixar com o coração partido, embora seja necessário, tanto pela sua rotina, com a qual ele deve se acostumar, quanto pela independência dele.

Você pode observar um certo egoísmo da parte dele, ao se recusar a emprestar seus brinquedos a um amiguinho. Você pode começar educando-o, dizendo que esse comportamento não é bom.

É nessa fase que você descobre também que seu bebê começa a ter um gênio mais forte, a ficar mais nervoso e inquieto, e a desobedecer. Ele precisa entender que o que está fazendo está errado e que “não” é “não”.

Coordenação

Você já tem indícios de que a hora da comida daqui a pouco tempo será mais tranquila e sem precisar de ajuda. Isso porque seu filho já pode estar tentando usar sua colher para comer. Entregue-a a ele, para que ele faça seus “ensaios” e tente dominar a técnica de colocar a comida no talher e levá-lo à boca. Não se assuste se ele fizer sujeira, afinal, o aprendizado dele será regado, ainda, a muita tinta, canetinhas e coisas espalhadas por aí.

Se o seu bebê não está tentando correr pela casa, espere, pois agora falta pouco. Entretanto, é certo que, pelo menos, uma baguncinha saudável ele já faz. Não tem jeito. O bebê aprende que jogar as coisas longe é divertido, que o barulho é atraente e se anima com cada novidade que surge.

Brinquedos educativos

Assim como nos meses anteriores, os brinquedos educativos são uma grande ajuda para os pais. Eles estimulam o aprendizado, o raciocínio, concentração e a imaginação. Para o desenvolvimento do bebê, eles são imprescindíveis. Compre brinquedos de desmontar e montar, de peças pequenas que devem ser guardadas dentro das maiores. Ele terá que raciocinar qual objeto cabe dentro de qual.

Hora do sono

Se o seu bebê está demonstrando gênio forte, dizer a ele que é hora de dormir pode ser uma tarefa difícil. Ele vai relutar e dizer que não quer muitas vezes. O que você pode fazer é dar a ele uma atividade diária que o deixe cansado. Fazer passeios, levá-lo para brincar, na natação para bebês, e, no final do dia, ele estará com sono de verdade. E, de quebra, as atividades são muito saudáveis para o desenvolvimento do bebê.

Comunicação

Pense em você como o dicionário do seu filho. Ele vai querer imitar, aprender, falar como você e vai tentar se comunicar usando as palavras que você apresenta a ele. Use dessa informação para falar sempre com ele pausadamente, para que ele veja como você pronuncia as palavras e mostre a ele que “casa” quer dizer aquela casinha do livro que você está mostrando, por exemplo. E também o carro do papai, como se fala corretamente.

 

O que achou das dicas? Você tem se surpreendido com o desenvolvimento do bebê? Nós temos aqui informações importantes sobre como limpar corretamente os brinquedos do seu pequeno. Vale a pena conferir!

Compartilhe o artigo com outras mães!