Quarto infantil: Como organizar os brinquedos de uma vez por todas!

Sabe quando você vai pular carnaval e volta com confete e serpentina em todos os lugares possíveis e impossíveis do seu corpo? Pois é, é o que acontece com sua casa quando você tem filhos pequenos. Você encontra brinquedos até dentro da geladeira.

Tirando o lado engraçado desta história, fica uma casa virada de pernas para o ar e uma dor enorme na coluna de quem sai catando os brinquedos no final do dia para guardar no quarto infantil.

Isso parece com sua casa? Isso parece com a casa de todas nós, colega!

Mas não se desespere, tem uma “caixa organizadora no fim do túnel” para nos salvar. Neste post você vai encontrar dicas realmente valiosas e definitivas para organizar de vez os brinquedos no quarto infantil e no resto da sua casa.

E mais. Seu filho vai gostar tanto do processo, que vai amar participar e cuidar para que tudo fique em ordem sempre. Vamos lá?

Separando o que vai e o que fica

O primeiro passo da organização é saber o que precisa ser organizado. As crianças tendem a guardar não só brinquedos, mas palitinhos engraçados, balões murchos e brinquedos quebrados por achar que aquilo pode servir para uma próxima brincadeira.

Outros brinquedos já estão fora do interesse dele, como os mordedores e afins. Por isso, é preciso separar os brinquedos que vão ficar para novas brincadeiras, aquilo que vai para o lixo e o que pode ser doado.

Esse processo pode ser doloroso para algumas crianças (e para os pais também, já que dá um trabalho físico e psicológico grande!), mas a prática regular desta organização vai fazer com que ele aceite e goste!

Como classificar e organizar

Talvez a melhor forma de manter uma organização seja pensar numa maneira inteligente de classificar os brinquedos dos seus filhos, pois se eles estiverem misturados, a chance dele derrubar um baú de brinquedos para achar um boneco é grande.

Por isso, pense em classificações que sejam compatíveis com a utilização dos brinquedos. Exemplos:

  • Brinquedos pequenos e brinquedos grandes
  • Brinquedos que se brinca fora de casa e que se brinca dentro de casa
  • Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e pistas de corrida
  • Bonecas, roupas de bonecas e acessórios
  • Panelinhas e comidinhas de plástico

Com esta classificação feita, basta pensar em como armazenar e aonde colocar cada agrupamento.

Tipos de organizadores

Você pode escolher uma série de organizadores para os brinquedos, pois hoje existe uma infinidade de cores, tamanhos, materiais e etc. Para brinquedos de crianças, prefiras os de plástico mais resistentes, e considere incorporá-los à decoração.

O interessante dos baldes é que eles podem ser levados para qualquer ambiente, e facilitam o retorno dos brinquedos para seu lugar original. A criança pode pegar o balde de bonecas, levar para sala, e quando terminar a brincadeira, fazer o processo inverso sem dificuldade.

Os cestos com furos ou ventilados são ideais para brinquedos que molham, como os brinquedos de praia e de banheiro. São também ótimas opções para guardar materiais escolares, como lápis, blocos de anotação, cola e tesoura.

Para guardar brinquedos com peças pequenas, ou que ficarão dentro de armários, use organizadores com tampa e empilhavéis. Eles não vão deixar acumular poeira. Use os transparentes para facilitar a identificação dos brinquedos dentro da caixa.

No caso de quebra-cabeças e legos, use sacos de tecidos, e coloque dentro das caixas plásticas se for o caso.

E não se desespere! Se você não puder comprar todas as caixas de baldes de uma vez, compre aos poucos. As que usei neste post tem preços entre R$39,90 à R$69,90, e podem ser compradas pela internet, em lojas de construção e  decoração de casa ou em lojas de departamento tradicionais.

**Não se esqueça de medir os espaços antes de comprar suas caixas. Assim você vai saber exatamente qual caixa caberá no seu armário e não perderá espaço de armazenamento por ter comprado uma caixa menor!**

E se você também está pensando em redecorar o quarto da sua menina, dê uma olhada nestas super dicas de decoração AQUI neste post. Uma delas é claro, fala de ter muito espaço para os brinquedos!

 

 

close