PROTEJA SEU FILHO! Você está limpando brinquedos da forma correta?

Os brinquedos de modo geral são grande condutores da vitamina S – sujeira pura. Mas para um organismo ainda em desenvolvimento como o dos nossos filhos, não podemos baixar a guarda, é preciso higienizar regularmente os brinquedos, além de armazená-los da forma correta.

Veja como cuidar dos principais brinquedos para deixá-los limpos (na medida do possível)

Limpando brinquedos de crianças entre 0 e 2 anos

Essa turminha tem como principais brinquedos as pelúcias, chocalhos, mordedores e outros brinquedos de plástico.

A maioria dos mordedores possuem recomendação de limpeza em suas embalagens, indicando se ele pode ser fervido ou mergulhado em água fervente. Mesmo no primeiro uso, faça o processo de limpeza indicado.

Se não houver, considere as seguintes opções:

  • Lavar o brinquedo com água e sabão e depois mergulhá-lo em água fervida por alguns minutos.
  • Mergulhar o brinquedo em uma solução de medidas iguais de água e vinagre. Depois lavar com sabão e enxaguar bem.

Repita o procedimento de limpeza pelo menos uma vez por semana ou quando ficar muito tempo em superfície suja.

Brinquedos duros como chocalhos de plástico podem ser higienizados com álcool 70% ou em máquinas de lavar louças.

Guarde os brinquedos em lugar adequado.

 Limpando brinquedos de crianças a partir de 2 anos

A partir de dois anos a fase oral já vai passando, os dentinhos não estão coçando tanto, mas os brinquedos continuam cheios de sujeira, e ainda aumentam seu raio de contaminação na medida que passeiam para a escola, para a mão de outros coleguinhas, caem no chão e depois são pegos com as mãozinhas do seu filho que fatalmente irão para a boca ou coçar os olhos.

Os brinquedos de plástico devem ser limpos ainda com o álcool ou em uma máquina de lavar louças se você tiver.

limpando brinquedos lava louça

Você pode retirar a poeira das pelúcias “batendo” contra o vento e depois colocando dentro do freezer em um saco plástico para evitar a proliferação de ácaros, especialmente se seu filho for alérgico ou estiver com problemas respiratórios.

Existem algumas empresas especializadas em limpeza e armazenamento de roupas de cama e pelúcias. Eles fazer a limpeza à seco, e depois embalam à vácuo para que estes itens possam ser colocados dentro dos armários. É uma ótima opção para os alérgicos que não querem se desfazer de seus bichinhos, mas que no momento precisam evitar o contato.

As pelúcias devem ser lavadas conforme indicação do fabricante, que vem sempre na etiqueta do bichinho. Se não houver, lave no ciclo de roupas delicadas da sua máquina, e use somente sabão. Coloque o bichinho em uma fronha para não acontecer acidentes dentro da máquina.

Você pode secá-lo na secadora da máquina ou ao vento. Mas para evitar mal-cheiro, o ideal é usar as duas. A máquina e depois o vento e sol. E não esqueça de passar uma escovinha para soltar os pelos.

Limpando brinquedos de água

Os brinquedos de praia, piscina ou de banho precisam ser lavados e secos para evitar que fungos proliferem em sua superfície. Por isso, depois do banho, retire toda a água dos bichinhos e coloque-os para secar.

Comunidades e instituições de apoio às mães americanas recomendam que eles sejam substituídos a cada 6 meses, pois com o tempo, mesmo fazendo a retirada da água e deixando secar, um musgo preto começa a crescer, e soltar na água do banho.

A verdade é que você não deve virar a louca da limpeza, mas também não deve dar chance e oportunidade para que o sistema imunológico do seu filho seja testado! Se gostou desta dica, leia também o post sobre como organizar brinquedos!

 

 

1 comentário em “PROTEJA SEU FILHO! Você está limpando brinquedos da forma correta?”

Os comentários estão encerrado.

close