Desenvolvimento do bebê: 7 meses

Aos 7 meses, pode ser que o seu filho já tenha começado a engatinhar, além de rolar pelo chão. O desenvolvimento do bebê está a cada dia mais acelerado. Confira as descobertas que pode fazer e como auxiliar o seu pequeno.

Antes muito simpático e brincalhão, pode ser que, com 7 meses de vida, seu pequeno comece a ficar mais retraído na presença de pessoas estranhas, o que é perfeitamente normal.

O que ele tiver vontade, pode ter certeza que ele arranjará uma forma de te avisar. O choro dele é mais intenso e agudo, e ele vai demonstrar através da intensidade dos sons seus sentimentos, como a irritação, por exemplo.

Seu pequeno já começa a falar palavras que têm entendimento. Ele não fala mais apenas vogais ou consoantes. Agora ele balbucia com mais complexidade; fala por sílabas, o que pode ser muito especial, a partir do momento em que vocês começam a se comunicar verbalmente, e o casal escuta um “ma-má” ou “pa-pá”.

O desenvolvimento do seu bebê no que diz respeito à inteligência, evolui muito rápido. E ele já vai começar a desenvolver a sua memória, a capacidade de memorizar e de se lembrar do que acontece no seu dia a dia.

Nesta idade, o crescimento dele está bastante acelerado. Estimule-o fazer movimentos, respeitando seus limites, a falar, entre outras atividades.

Coordenação

Faz parte do desenvolvimento do bebê de 7 meses já conseguir pegar os objetos pinçando com os dedinhos e, ainda, neste momento, pode ser que ele já esteja se sentando sem precisar de apoio para as costas. Ele deve estar começando a ficar mais firme sentadinho.

Se o seu bebê tiver dificuldades em suas tentativas de pegar alguma coisa que deseje, não o entregue, deixe-o encarar os desafios. Se ele ficar triste ou chorar porque não está conseguindo, aí entra a sua função na vida dele como mãe: diga que ele consegue e dê a ele coragem e vontade de continuar tentando. Ele vai conseguir pegar. Tudo é questão de experiência, e ele precisa aprender a ser perseverante e seguro de si mesmo, certo?

Dos 7 aos 9 meses, o seu filho pode começar a aprender a juntar as palmas das mãos e fazer o movimento de bater palminhas. É um sinal de que seus ombros estão se desenvolvimento de forma saudável e de que seu pequeno não tem sinais de problemas cerebrais.

Dentição

Todo o momento das gengivas que coçavam e da vontade do seu pequeno de morder tudo o que via pela frente, para aliviar a coceira dos dentinhos nascendo, parte essencial do desenvolvimento do bebê, agora será recompensado, com o nascimento dos dentes de leite.

Mas, caso seu bebê ainda não tenha nenhum aparente, não se preocupe. Cada criança se desenvolve no seu tempo. Se ele tiver realmente um atraso maior no seu desenvolvimento, o pediatra dirá se há algum problema. Porém é fundamental que o médico esteja acompanhando todo o crescimento e desenvolvimento do seu filho desde o início.

 

O que você tem achado das descobertas da nova fase do seu bebê aos 7 meses de idade? Espero ter ajudado um pouquinho a você conhecer e saber um pouco mais da jornada de crescimento do seu bebê junto à sua família.

Encoraje-o, vibre a cada conquista que ele tenha e, assim, o incentive a sempre ir mais longe. Tudo com muita paciência e carinho.

Quer mais dicas sobre o desenvolvimento do bebê? Veja estas dicas sobre brinquedos!