Dicas para distrair as crianças em viagens

Viagem com crianças é complicado?! Sim e não, não podemos negar a necessidade de mais preparo, mais organização, precisamos estar atentos à mais detalhes, como horários, itinerários, comidas, lanches, entretenimento, descanso, etc, quanto melhor elaborarmos essa parte, com certeza mais tranquila será a viagem em família.

Afinal viajar é bom demais, e essa história de que depois dos filhos não dá mais para curtir uma viagem, não é verdade, pode dar mais trabalho, mas nem de longe passa a ideia de não viajar por causa das crianças, bem pelo contrário, aí sim que temos que viajar, poder mostrar o mundo aos nossos filhos é uma dádiva, um serzinho que veio zeradinho sem saber nada de nada, sobre nada, e você tem o privilégio de proporcionar as primeiras experiências da vida dele, isso é fantástico, não perca a beleza disso nunca!

Como disse viagem com crianças pequenas, requer elaboração para que o plano dê certo. Crianças não ficam muito tempo sentadas, afinal até para nós adultos é complicado viajar por longas horas, quem dirá para as crianças, que tem a vida dentro de si e querem pular, correr, brincar. Então é importante termos um “repertório” à nossa disposição de brincadeiras, jogos, atividades, livros, etc.

Algumas dicas para distrair as crianças em viagens:

DICA MASTER: Deixe que eles curtam o tédio, isso mesmo, criança precisa de tédio, ela não precisa passar o tempo todo sendo distraída, não faz bem para ela, e nem para os pais, ou seja, no primeiro momento da viagem (se ela viajará acordada), deixe ela curtir o tédio o máximo que der, ela precisa também aprender a se distrair sozinha, sem recursos mesmo, o tédio criativo, aquele que leva a criança a inventar suas próprias brincadeiras, deixe ela olhar a paisagem pela janela, cantarolar suas músicas preferidas, ficar quietinha.

Você pode ajudá-la se necessário (se possível nesse primeiro momento faça o menos possível de interferências), mas se a criança é muito agitada e não consegue ficar esse tempo em “inatividade” você pode auxiliá-la, mostrando a beleza das coisas pela janela, as curiosidades sobre o lugar para aonde estão indo, peça a ela para observar, contemplar, imaginar, etc.

Bom quando o momento do tédio, já passou, e as crianças começam a ficar mais ranzinzas, mais cansadas, se não for a hora da parada estratégica da viagem, você pode :

Fazer brincadeiras em família, sempre pensando na idade das crianças, inventem brincadeiras, do tipo:

  • uma pessoa diz uma palavra e a outra tem que cantar uma música com aquela palavra,
  • ou brincadeiras de adivinhar no o que é, o que é??
  • ou quem sabe perguntas de curiosidades gerais entre os passageiros, etc.

Leve revistas, livros:

Se as crianças gostam de pintar você pode levar bandejas (no caso de carros) que sirvam de apoio, e levar revistas de colorir, ou de atividades, tem várias revistas de atividades, recheadas de coisas legais para entreter a criança por um bom tempo, outra opção de revista que os menores curtem muito, são os livros de adesivos e tem em várias versões legais como de dinossauros, princesas, animais, etc. Livros também são ótimos, para os maiores e para os menores.

Você pode comprar um livro em específico junto com o seu filho especialmente para ele ler na viagem, no caso de ele já saber ler. Mesmo para os pequenos é legal levar livrinhos para ler para eles na viagem, além dos que eles mais gostam, também é legal separar uns dois ou três novos para ter o efeito surpresa, isso também ajuda prender a atenção deles.

Brinquedos para viagem com crianças. Imagem: mercadolivre.com.br

Ofereça brinquedos surpresa:

Passando o tédio o próximo passo é o efeito surpresa, porque tudo o que é novo, chama a atenção deles, então uma ideia é comprar um brinquedo novo para viagens, ou vários brinquedinhos, não precisa gastar muito, as vezes os brinquedos mais simples rendem mais brincadeiras do que os mais caros.

Jogos:

Leve alguns jogos para eles jogarem na viagem, como quebra-cabeças, jogos da memória, tangram, cilada, blocos de montar.

Cantem músicas juntos:

Quem canta seus males espanta, nesse caso, espanta as horas, e os minutos intermináveis de uma viagem.


Aproveite e confira:


Brinquedos preferidos:

É legal também que a criança possa escolher alguns brinquedos para ela mesma levar na viagem.

Massinha de modelar:

Também são ótimas pedidas porque estimulam a criatividade, e distraem a criança por mais tempo. Leve além da massinha, uma bandeja para a criança brincar encima , evitando de sujar tudo a volta.

Último recurso:

São os eletrônicos, eu chamaria de um mal necessário, em viagens muito longas que são feitas no turno diurno que é mais difícil de a criança dormir por longas horas, realmente pode ficar mais complicado entretê-las por tanto tempo, então nesses casos, se necessário for faça uso dos eletrônicos, como jogos ou filmes para ver na viagem.