Dicas para dirigir com segurança com crianças a bordo

Para evitar acidentes, selecionamos algumas dicas úteis para você dirigir com segurança com crianças a bordo. Confira!

Quando falamos de trânsito, todo cuidado é pouco. Mas, quando os pequenos estão a bordo, devemos redobrar a atenção.

Sentimentos como ansiedade, insegurança e preocupação são totalmente normais. Mas com as devidas dicas de segurança, você pode percorrer o caminho de forma tranquila.

Então, antes de dar a partida e engatar a primeira, vamos as dicas para dirigir com segurança com crianças a bordo. Veja!

Como dirigir com segurança com crianças a bordo

Fique atento a todas essas dicas, pois cada detalhe é de extrema importância quando se trata de nossos pequenos. Anote!

1. Segurança

A primeira coisa a se fazer, e a mais importante, é garantir que seu filho esteja confortável, e bem seguro em sua cadeirinha ou bebê conforto. Lembrando, que eles sempre devem estar no banco traseiro e com o cinto de segurança preso adequadamente.

Algo importante a se destacar, é que existe a forma correta de se posicionar a cadeirinha para bebês mais novos. Ou seja, a posição adequada é no sentido contrário a que o veículo está se movendo.

2. Precauções

Existem algumas precauções, que podemos tomar para evitar alguns pequenos acidentes, como por exemplo, evitar objetos soltos dentro do carro. Além disso, não deixe os vidros de trás abertos, acione as travas de segurança, não dê alimentos sólidos como balas ou gomas enquanto dirige, pois a criança pode se engasga. Líquidos também devem ser evitados.

Dicas para dirigir com segurança com crianças a bordo
Dicas para dirigir com segurança com crianças a bordo . Imagem: Pixabay

3. Imprevistos

Não estamos livres de imprevistos, então devemos estar sempre preparados para lidar com eles. Quando se trata de crianças, os imprevistos podem ser ainda maiores, então leve sempre roupas limpas, fraudas e lenços umedecidos caso haja a necessidade de uma troca.

Se isso acontecer, encoste seu carro no acostamento, ou em um posto de gasolina, ligue o pisca alerta e troque seu filho tranquilamente. E, para alimentá-lo, faça da mesma forma, encoste o carro, ligue o pisca alerta e alimente seu filho sem pressa. Leve garrafas de água mineral no carro, podem ter inúmeras utilidades, tanto para se hidratar, como para lavar as mãos.


Aproveite e confira:


4. Passatempo

Bom, sabemos que as crianças não conseguem ficar paradas, então é sempre bom que ela tenha o que fazer durante o trajeto. Leve um urso de pelúcia, ou dê a ela algum livro colorido para que possa se manter entretida, cante musiquinhas e até mesmo conte historinhas. Prenda a chupeta na roupinha do bebê, isso evita que ela caia embaixo dos bancos.

5. Atenção e prudência

Tenha sempre o costume de sair mais cedo de casa, nunca sabemos sobre quais imprevistos vamos passar, ou a situação do trânsito. Assim como nós, as crianças também podem ficar estressadas com as condições e pressão do dia a dia, então mantenha a calma e procure sempre conversar com seu pequeno. Coloque uma canção para que o ambiente fique mais tranquilo e mantenha o foco no trânsito, evite freadas bruscas e alta velocidade.

6. Dica extra!

Conte com a contração de um seguro auto, pois em caso de imprevistos, você contará com profissionais especializados. Imagina o pneu do carro furar e você estar sozinha com o seu pequeno. Com o seguro, basta ligar para a seguradora contratada que eles enviam um profissional para realizar a troca. Além disso, existem diversas outras coberturas essenciais.

Essas foram as dicas para dirigir com segurança com crianças a bordo. Não deixe de checar os cintos de segurança e bom passeio!

Escrito por: Andreia Silveira, copidesque no site SeguroAuto.org.