Dicas para você aproveitar a Bienal do livro com crianças

E lá fomos nós para nossa primeira Bienal do Livro, em São Paulo. Aqui em casa, eu, marido e Isabela, de 3 anos, adoramos livros, então ir na Bienal era algo que a gente queria muito, e lá fomos nós, sexta-feira 26/08 embarcamos no avião aqui em Porto Alegre rumo a São Paulo.

Sábado era o dia de irmos na Bienal, e lá fomos nós, chegamos às 9:30 da manhã, a abertura era as 10h, e já estava mega, hiper, lotado.

Entramos e a diversão começou! Muitos expositores, milhares de livros, muitas promoções, de tudo. Adoramos. Resumindo, passamos 10 horas dentro da Bienal e não deu pra ver tudo… Agora só no próximo ano para nós!

Separei algumas dicas para quem quer ir na Bienal com filhos pequenos.

  • Para começar compre o ingresso pela internet e leve impresso. Isso facilita muito, se não você vai ter que enfrentar uma fila quilométrica para comprar ingresso, e depois outra fila para entrar no evento… então já vá com o ingresso comprado.
  • Leve documento de identidade de todos, sim, até para as crianças, por mais que não paguem ingresso, para entrar é necessário apresentar a identidade.
  • Vá cedo, na hora que abre já esteja lá, é a melhor hora para olhar os stands, quanto mais tarde, mais lotado vai ficar.
  • Estou grávida de 5 meses, e se você também estiver gestante, lembre-se que você tem preferência, grávida e com criança pequena, imagina ficar horas na fila em pé esperando e no sol, sem condições. E depois ainda ter que caminhar dentro da feira…
  • Mochila com alça para usar nas crianças pequenas. Sim, sim, sim… foi a primeira vez que usamos esse tipo de mochila com a Isabela e posso dizer que foi a melhor coisa. O evento era mega lotado, e ainda tínhamos mais uma mala (com rodinha) para carregar com as compras. Usar a mochila na Isa nos deixou muito mais seguros, mas nós passamos o tempo todo de mão dada com a Isa, mesma ela usando a mochila, quando ela queria ver os livros infantis, aí ela tinha que soltar a mão e ficava só na mochila.
  • Leve lanche e água, a comida dentro do evento é muito cara, e você vai precisar de lanches (ainda mais com criança) e não só do almoço (que por sinal foi mega caro e nem tão bom assim…).
  • Se você pretendo fazer muitas comprinhas (como nós), leve uma mala com rodinha… é melhor do que ficar carregando várias sacolas, lembre-se que você tem que ficar de olho nos seus filhos.

  • Pegue um mapa da Bienal. Sim, eles distribuem mapa com a localização dos expositores, assim fica mais fácil de saber quanto do lugar você já olhou, o que falta, onde fica algum lugar especial que você queira ir, etc.
  • Crianças ficam cansadas de ficar andando e andando, então quando você perceber que o pique do seu filho diminuiu, pode ser o momento de revezar um pouco com o marido, deixe eles sentados no chão (sim no chão, lugar maravilhoso para descansar durante a Bienal, muito descansamos ali, esparramados pelo chão) olhando alguns livrinhos, conversando, jogando no celular, qualquer coisa para aliviar um pouco o momento e você vá na editora que quer, depois troque com o marido. Assim tanto a criança quanto os adultos conseguem descansar um pouco.
  • Enquanto você estiver andando pela Bienal e passar por locais com atividades para os pequenos, para e fique na fila esperando que seu filho participe. Não deixe para passar depois, aproveite que está ali e deixe ele brincar. Se deixar para depois você vai ficar muito cansada e provavelmente não vai querer voltar, e com certeza seus filhos vão ficar muito felizes com esse tempo de diversão.

https://www.instagram.com/p/BJoGbvGh5wP/

  • Tire muitas fotos! Nós levamos levamos nossa câmera Nikon, mas acabamos deixando ela na mala e tiramos fotos com o celular, era mais fácil cuidar de um celular do que de mais uma câmera enorme, o celular fica no bolso, facilita muito.

https://www.instagram.com/p/BJp88alBHYJ/

  • Roupa confortável para todos. Vocês vão caminhar bastante então calçado confortável também.
  • Divirtam-se!

close