Fantasia Infantil: é bom ou ruim as crianças usarem?

Imagem: Blog JC Brinquedos

É com a imaginação que as crianças atribuem sentido às coisas que aprendem, sentem e observam. 

Quando a criança brinca de faz de conta, usa fantasias de personagens, ela assume papéis, desenrola e desenvolve uma história.

Através dessa representação a criança demonstra diversos sentimentos, como angústias, alegrias, medos e suas impressões do dia a dia.

Quais os benefícios da criança brincar com fantasias infantis?

  • Estimula a criatividade
  • Ajuda a lidar com as emoções
  • Incentivam a autoconfiança

Mas, infelizmente vivemos em um tempo que as crianças tem acesso a muitos brinquedos que brincam sozinhos, são brinquedos onde não é necessário que a criança use sua imaginação, é só apertar botões que pronto, o brinquedo faz tudo.

Outro problema é a falta de tempo livre das crianças, os pais estão superlotando as agendas das crianças com atividades extracurriculares, não deixando tempo para as crianças simplesmente brincarem.

Quais os prejuízos das crianças não brincarem?

Essa falta de tempo livre, falta de tempo para brincar do que quiser, falta de tempo para fazer nada, crianças que não estão tendo autonomia para fazer suas escolhas, junto com superestimulação das crianças trazem sérios riscos para a saúde emocional das crianças.

Muitas crianças se tornam muito dependentes dos seus pais, com dificuldades para fazerem escolhas (até em simples brincadeiras), como dificuldades de expressarem seus sentimentos, dificuldades de se concentrarem e de criarem brincadeiras sozinhas.

Muitos estudos mostram que as crianças que dedicam maior tempo ao mundo da fantasia são crianças que se destacam no quesito criatividade.

O que a criança precisa para entrar no mundo da fantasia?

Não basta falarmos para criança ir para o seu quarto e imaginar alguma coisa (ainda mais quando ela não tem esse costume).

O ambiente da criança precisa ser lúdico e os pais podem participar desse aprendizado, não mandando o que a criança tem que fazer, mas apresentando caminhos para ela que possa escolher e assim ir criando e desenvolvendo sua criatividade.

Dicas para deixar o ambiente mais lúdico:

  • A partir dos 2 anos de idade as crianças começam a gostar mais de usar fantasias, por isso pode investir tranquilamente em fantasias infantis.
  • Se possível deixe a criança participar da escolha da fantasia, assim ela poderá mostrar os personagens que mais gosta e que tem vontade de representar brincando. É importante que ela tenhas várias opções de fantasias.
  • Deixe as crianças soltarem a criatividade e se divertirem no mundo da imaginação! Com certeza elas vão desenvolver habilidades importantes para o futuro enquanto estão brincando.

#dica: Na loja virtual Fantasias Carol você encontra diversas fantasias para bebês, crianças e até para adultos, bora entrar todo mundo na brincadeira!

Aproveite e confira: dicas para organizar as fantasias das crianças

Agora aproveite para entrar na brincadeira! Os momentos de criatividade com seus filhos são únicos!