Gramado e Canela com crianças pequenas – Onde ir (parques, restaurante, fábrica de chocolate)?

Acabamos de passar alguns dias de férias em Gramado e Canela, RS. Sim, em pleno verão optamos por não passar as férias na praia e sim na Serra Gaúcha, fomos nós 4, (Marido, eu, Isabela de 4 anos e Elisa de 1 ano).

Por isso resolvi compartilhar algumas dicas de passeios em Gramado e Canela para quem tem filhos pequenos.

  • Restaurante em Canela – Containner Bistrot

Próximo a Catedral de Pedra e dentro do galpão Mãos do Mundo (que é cheio de coisas lindas!) fica o Containner Bistrot. Lindo restaurante com espaço kids! Tem trocador no banheiro, cadeirinha de bebê para colocar na mesa, prato kids e um lindo espaço para as crianças brincarem.

No dia que fomos conseguimos uma mesa bem em frente ao espaço kids, foi ótimo, as duas brincaram muito enquanto esperávamos o almoço chegar e também depois que terminaram de almoçar foram brincar mais um pouco. Almoço bem mais tranquilo com espaço kids. Além disso os pratos que experimentamos eram mega saborosos, eu pedi um risoto de alho poró com filé mignon ao molho de vinho, meu marido pediu risoto de linguicinha ao molho de cerveja e para as meninas um prato kids (arroz, feijão, batata sorriso e iscas de carne) que elas devoraram. Super recomendo!

Av. Borges de Medeiros 580 – Canela – RS
http://www.containnerbistrot.com.br

  • Alpen Park – Canela

A entrada no Alpen Park é gratuita, você paga pelos brinquedos que for andar. Muitos brinquedos (a maioria) são para crianças maiores, como a tirolesa, quadriciclo, montanha russa, arvorismo e outros, mas dá para aproveitar com os pequenos.

Mas como estamos falando de crianças pequenas, vamos lá. Isabela de 4 anos andou no Trenó (900 metros de pura diversão), andou várias e várias vezes pois amou o trenó. Também andou no Alpen Car (o velho e bom bate-bate). Além disso os pequenos podem ir no espaço Alpen Kids para crianças de 0,90m a 1,30m (é tipo aqueles espaços para crianças que tem em shopping) e também no Simulador Mini Rider, onde pode um adulto e uma criança.

Detalhe: Para a Elisa de 1 ano não tem nada pra fazer, ela não tem 90cm ainda então ficou de minha companheira enquanto a mana aproveitava. Tem uma parte no parque que dá pra ficar para ver a chegada dos que estão andando no trenó, então lá ficamos eu e Elisa esperando a mana e o papai passarem (umas muitas vezes!).

Rodovia Arnaldo Oppitz, 901 – Canela – RS
http://www.alpenpark.com.br (Você pode comprar os ingressos pelo site!)

  • Snowland – Gramado

Bora ver neve de verdade! Preciso dizer que a Isabela de 4 anos ficou mega, hiper feliz por ir ver neve? Ficou numa alegria só!

Informações importantes: Menores de 2 anos não entram na montanha de neve (lá faz entre -5°C e -3 °C), então sem neve para a Elisa. Outra coisa, mesmo não entrando na montanha é frio lá dentro, então é bom todo mundo (principalmente os bebês) estarem agasalhados.

Mesmo a Elisa (de 1 ano) não podendo ir na montanha de neve, lá no Snowland tem um espaço para crianças pequenas, o Ice Kids (com castelinho de bolinhas, labirinto, mesinha pra desenhar e mais). Ótimo!

Isabela adorou a Montanha de Neve, lá  ela foi no Snow Play, um espaço na montanha de neve para crianças a partir de 4 anos (0,95m) até 10 anos (1,40m), com um castelo ao fundo. Ela andou no Mini-Tubing (que ela amou!) várias e várias vezes, é uma boia gigante e super confortável para crianças (tem pra adulto também) descerem a Montanha de Neve. Para entrar na montanha eles emprestam a roupa, luvas e as botas,  gorro você tem que levar de casa (mas não precisa se não quiser usar).

No parque também tem lojinhas, praça de alimentação (tem um restaurante que é de frente para a montanha de neve, ótima vista e com a comida muito boa!), patinação no gelo, áreas para fotos, cinema 7D e mais.

Snowland, RS-235, 9009 – Carazal, Gramado – RS
https://www.snowland.com.br/

  • Gramado Zoo

E lá fomos nós com as meninas, todo ano levamos a Isabela e agora a Elisa também, em algum zoológico para verem animais de verdade, se não conhecem os animais apenas pelas páginas dos livros. Dessa vez aproveitamos que estávamos em Gramado para ir no Zoo de lá. O Zoológico de Gramado é composto exclusivamente por animais da fauna brasileira.

As meninas adoraram o passeio, foi a primeira ida da Elisa em zoo, ela ficou super atenta a todos barulhos que ouvia dos animais lá. Isabela pode alimentar alguns animais, durante o passeio, você encontra caixas com comidinha a venda.

Lá também tem restaurante, estacionamento e uma parte onde as crianças podem jogar jogos relacionados com animais e animais de pelúcia do projeto Bicho Salva Bicho, animais que podem ser comprados no final do passeio na loja do Zoo … as meninas saíram com um macaco da loja.

RS-115, 35 – Várzea Grande, Gramado – RS
https://www.gramadozoo.com.br/

  • Parque Terra Mágica Florybal

Essa é a terceira vez que vamos com a Isabela no Parque da Florybal, mas a primeira vez com a Elisa e ela nem se assustou com os barulhos dos dinossauros, só ficava observando tudo.
O território dos dinossauros com certeza é o sucesso do parque, mas tem também os homens de pedra, mundo animal, cinema 7D, dino móvel (as crianças adoram!), vôo de pterodáctilo (para maiores de 1,20 m), casa da fada (onde como crianças podem receber uma bela pintura não corpo, Isabela pediu uma fada com arco-íris no braço, ficou lindo!) e também tem restaurante, castelo temático, parquinho, e mais.

Detalhe: Como o parque é grande, e na primeira parte tem umas subidas, levamos a Elisa no carrinho parte do caminho, depois na parte de baixo, que é mais reta, já deixamos ela ir caminhando.

RS 466 Km 5 nº1630 (estrada Canela / Caracol) – Canela – RS
http://www.parqueterramagicaflorybal.com.br/

  • Fábrica da Florybal

E para finalizar os nossos passeios de férias em Gramado … chegou o dia de dar aquela atenção ao chocolate!!!! Fomos conhecer a fábrica da Florybal. Lá assistimos um vídeo com as crianças junto (mas é bem curtinho) que fala sobre o processo de fabricação do chocolate. Ao lado, por uma parede de vidro, podemos ver os funcionários trabalhando no chocolate. Isabela curtiu bastante ver o processo e depois fomos na loja escolher alguns chocolates para levarmos para casa. Afinal não dá pra ficar só olhando chocolate né?

Dica para mães de alérgicos à proteína do leite… Nas lojas da Florybal (que tem várias espalhadas por Gramado e Canela e também através do site) dá para comprar chocolate de soja (sem adição de leite!). O gosto é suave, dá pra comer bem de boa, nem dá pra dizer que é de soja. Minhas filhas não tem mais APLV então não temos mais restrição alimentar aqui em casa, mas aproveitei para levar para uma amiga experimentar (ela está passando por essa fase de restrição com a sua bebê agora).

No site da Florybal você pode ver os endereços das várias lojas temáticas e também das fábricas que você pode ir conhecer com as crianças. Nós fomos na loja localizada na R. Tristão de Oliveira, 1200, Gramado – RS.

http://www.florybal.com.br/

Gostaram das dicas de onde ir com as crianças em Gramado e Canela?