5 coisas a considerar para viajar com crianças após a quarentena

Para viajar com crianças já precisamos nos planejar bem, e assim que a quarentena passar viajar com crianças terá outros cuidados. Confira aqui!

Por conta da quarentena, muitas viagens tiveram que ser adiadas ou até mesmo canceladas, interrompendo os planos de muitas famílias. Mas, por que não aproveitar este momento para planejar o próximo passeio pós-pandemia?

Quando se fala de viagem em família, é quase impossível não lembrar das crianças. É importante considerar algumas questões essenciais para os pequenos, para que o lazer e diversão, acompanhados da segurança, sejam estabelecidos.

Confira a nossa lista de coisas importantes a considerar para viajar com crianças após a quarentena!

O que considerar ao viajar com crianças após isolamento social?

A quarentena exigiu de cada família muito tempo de confinamento, especialmente das crianças. Assim que o isolamento social acabar, é muito importante considerar diferentes práticas ligadas ao lazer para os pequenos.

Entre as opções, as viagens em família. Mas, no mundo pós-pandemia, é fundamental se atentar as novas regras e recomendações para visitar atrativos turísticos.

Conforme a idade da criança, você pode optar por atividades realizadas em locais mais abertos, como ecoturismo e turismo rural. No caso de visitar ambiente fechados, vale verificar as recomendações o quanto antes, de forma a garantir a segurança dos pequenos.

Confira alguns pontos a considerar ao viajar com as crianças após a quarentena!

  • Seguro viagem

Optar pela contratação de um seguro viagem é fundamental para quem deseja conforto e segurança para qualquer imprevisto que possa acontecer. Muitas pessoas contratam apenas para viagens internacionais, porém também queremos mostrar o quão importante esse seguro pode ser em viagens nacionais, visto o tamanho do nosso território brasileiro.

É notório que depender somente de um atendimento médico público em casos de emergência, dependendo da região, não é tão simples assim, não é verdade? Mesmo que você possua um bom plano de saúde, pode ser que no local para onde vai não possua cobertura.

O seguro viagem vem justamente para cobrir essas falhas, como outras coberturas importantes, seja extravio de bagagem, hospedagem, perda de documentos, perda de condução, assistência jurídica, perda ou atraso de voo, entre outras.


Aproveite e confira:


  • Tipos de viagem

Visto a grande variedade de tipos de viagens que podem ser escolhidos, de acordo com a preferência e estilo do viajante, selecionamos algumas ideias para te ajudar na escolha.

  • Turismo cultural: é ideal para quem gosta de vivenciar e conhecer patrimônios históricos que possuem uma rica cultura em sua essência. Várias cidades pequenas do interior dos estados transmitem essa ideia.
  • Ecoturismo: tem se tornado uma opção a ser considerada por se tratar de locais abertos que fogem de ambientes aglomerados e que podem trazer riscos de transmissão do Covid-19. Esse tipo de viagem incentiva a preservação do meio ambiente. É excelente para quem curte, inclusive, parques naturais e afins.

Outros tipos de viagem incluem a prática do turismo de esportes, aventura, sol e praia, entre outros.

  • Atrações

Não é possível prever se haverá novos períodos de quarentena quando este acabar. Muitos países fecharam suas fronteiras pelo momento atual. Por isso, é recomendável optar por destinos nacionais, pós-pandemia.

Para maior segurança e bem-estar, opte por viagens mais curtas e evite locais de maior aglomeração. Veja algumas opções de viagens que possam ser consideradas, de acordo com o seu interesse, como:

  • Vale dos Vinhedos – Rio Grande do Sul;
  • Tiradentes – Minas Gerais;
  • Chapada Diamantina – Bahia;
  • Chapada dos Veadeiros – Goiás;
  • São Miguel dos Milagres – Alagoas;
  • Paraty – Rio de Janeiro;
  • Ubatuba – São Paulo;
  • Domingos Martins – Espírito Santo.
  • Entre outros destinos.

Deve-se ressaltar que grande parte dos locais citados são áreas abertas, como natureza, e que possuem livre acesso para os visitantes. Verifique se as opções estarão recebendo visitantes na data da sua viagem e atente-se as regras locais, especialmente as relacionadas ao novo coronavírus.

  • Economia

Especialistas apontam um possível “colapso” na economia pós-pandemia, o que vai interferir em vários setores, incluindo o turismo. Por isso, é importante se planejar o quanto antes e observar como será a reação do mercado turístico.

Pesquise sobre as opções de hospedagem disponíveis na região visitada e abertura do comércio local, tanto restaurantes e outras opções gastronômicas, como as próprias atrações turísticas.

  • Companhias de transporte

Apesar das notícias negativas informadas pela imprensa, felizmente no Brasil, as companhias de transporte ainda não estão em uma situação de caos, se comparados com outros países.

Mesmo sendo considerada a maior crise da história do turismo mundial, com receitas reduzidas muito além do normal, o clima é de otimismo, em que as empresas devem aguentar até o final da pandemia. 

E para quem viaja a lazer, é recomendável optar por viajar de carro. Mas se a opção for outros meios de transportes, fique atento as novas regras. Vale saber que as empresas estão adotando muitos cuidados no transporte de passageiros, seguindo, inclusive, novas normas.

Então, gostaram das nossas dicas de coisas a considerar para viajar com crianças após a quarentena?

Por: Andreia Silveira, editora no SeguroAuto.org.

E você já pensou para onde viajar com crianças após a quarentena?