Durante a Gravidez É Normal Ter Desejos Estranhos?

Os desejos da gravidez de misturar sorvete de creme com batata frita ou comer muitas laranjas todos os dias são bem comuns. Eles podem ser muito normais. Porém nem todo desejo é natural ou saudável. Saiba mais.

Crédito: PublicDomainPictures/Pixabay
Crédito: PublicDomainPictures/Pixabay

Mas não é normal sentir desejos enquanto grávida? Sim, é normal, desde que sejam usuais. Por exemplo, o desejo de ingerir materiais de origem não alimentícia não pode ser natural, não é mesmo?

Se você tem desejos alimentares esquisitos, com a mistura de comidas diferentes, pode ser que seus hormônios estejam bem agitados e seu paladar e olfato estejam aguçados e buscando novas sensações.

Já o desejo por produtos não comestíveis merece o alerta e uma visita ao médico o mais rápido possível. Por incrível que possa parecer, há mulheres que sentem desejo durante a gestação de comer tijolos e até sabão! Contenha os desejos de ingerir algo que você sabe que não fará bem nem para a sua saúde nem para a do seu bebê.

Como Evitar Desejos Estranhos na Gravidez?

1 – Faça Acompanhamento da Sua Saúde

O seu médico deve pedir todos os exames necessários para verificar se você tem carências de nutrientes e indicar a suplementação adequada durante a gravidez. Alguns especialistas acreditam que o forte desejo por chocolate esteja associado à deficiência de magnésio. Para elevar o magnésio no organismo, aposte no espinafre e no agrião.

2 – Ansiedade

A ansiedade dessa época é muito compreensível. O fator emocional pode influenciar e muito na forma como a mamãe se relaciona com a comida. Uma dica importante é manter uma alimentação saudável e rica em tudo o que o corpo precisa. Consulte uma nutróloga para fazer um acompanhamento do que você come durante a gravidez. Ela e o seu médico podem trabalhar em parceria.

3 – Dieta Equilibrada

É importante cuidar da alimentação para evitar problemas de saúde. Elevados níveis de glicemia e outras condições prejudicam a saúde durante a gravidez e podem acabar em desejos estranhos e desagradáveis. Uma dieta equilibrada é resposta para quase tudo.

4 – Não Lute Contra a Combinação de Comidas

Não tenha vergonha de querer comer pipoca com manga. O prato “exótico” não vai te fazer mal, além de te fazer rir sobre isso no futuro. Você sacia sua vontade e fica satisfeita. O bebê, então, também fica feliz. Só não pode mesmo apostar em algo que possa fazer mal. Não coma algo ao qual você é alérgica. Passe longe, ok?

5 – Não Pule Refeições

Para não ficar tentada a pedir coisas estranhas no meio da madrugada, esteja sempre bem alimentada. Siga sua dieta certinho e não passe fome em nenhum momento. Dessa forma, não dará brechas para desejos memoráveis de gravidez.

O seu desejo é por comidas inofensivas? Principalmente, o que quer comer é comestível mesmo? Então vá em frente. Não tem porque se envergonhar. A gravidez tem dessas e vamos confessar que muitas de nós pensam ou já pensaram um dia nessas situações divertidas com muito carinho e ansiedade.

Curta sua gravidez e, ao menor sinal de um comportamento estranho, converse com o seu médico e exponha o problema. O desejo por comer algo não alimentício pode ter resultados graves. Por outro lado, combinações inesperadas de alimentos também pode ter como causa uma deficiência. Então procure um especialista para descartar irregularidades.

Leia também este post com informações fundamentais sobre deficiência de vitamina D durante a gravidez!

close