9 Jogos Infantis – Para crianças acima de 4 anos (diversão e aprendizado!)

Minha filha mais velha adora jogos, e isso é ótimo, pois jogamos vários jogos infantis em família. É um ótimo momento de diversão, onde a criança aprende se divertindo, aprende as regras do jogo, a esperar a sua vez, prestar atenção, trabalha a coordenação motora, raciocínio lógico, agilidade… cada jogo tem seus benefícios. E nossa filha mais nova também está entrando nesse mundo dos jogos e adorando! Momento de diversão em família!

Por isso hoje separei uma lista de jogos pra crianças acima de 4 anos!

Jogos Infantis para crianças acima de 4 anos:

Vou começar a lista com esse jogo ótimo para o momento de pandemia que estamos vivendo no mundo.

Jogo das Máscaras

jogos infantis
Jogos Infantis. Jogo das Máscaras.

O objetivo do jogo é encontrar o maior número de monstrinhos que puder antes do seu adversário!

Além de ser um jogo super divertido para a família, ele também é composto com 2 máscaras de tecido em dupla camada para a criança utilizar como proteção. As máscaras são laváveis e vem com 2 estampas diferentes que podem ser customizadas com giz de cera que acompanha o produto. Depois você lava e a criança pode pintar de novo!

Esse jogo é da Copag: www.copagloja.com.br

Desafio das Cores

jogos-infantis-desafio-das-cores-montessori
Jogos Infantis. Desafio das Cores.

Esse jogo foi desenvolvido para estimular a coordenação motora, a identificação e associação das cores, e muita atenção do jogador, proporcionando uma dinâmica desafiadora nos seus diferentes níveis de aplicação. Isabela joga tanto sozinha onde tem que colocar cada bastão em sua respectiva cor no tabuleiro (isso exige que a criança pense quais peças tirar para colocar outra com a finalidade de conseguir colocar todos os bastões nas cores certas) e também jogamos em família, dividimos todas as peças entre os jogadores e cada um joga na sua vez. Quando um jogador não dispõe de bastões que se encaixem no tabuleiro, deverá fazer a inversão de um bastão no tabuleiro e passar a vez. Ganha quem terminar primeiro seus bastões.

Dica sobre o Desafio das Cores, com crianças menores (como minha filha de 1 ano) o jogo serve para trabalhar a coordenação motora fina, pois ela pode ficar tirando e colocando os bastões (claro que sem se preocupar com as cores no momento).

Você encontra o Desafio das Cores na loja www.brinquedosdavila.com.br

Bezette

jogos-infantis-bezette-montessori
Jogos Infantis. Bezzete

É um jogo de raciocínio onde vence o jogador que ficar sem as argolas e para isso, algumas regras devem ser seguidas. Como por exemplo, cada vez que sai o número 1 no dado o jogar da vez coloca uma argola no bastão, cada vez que sai o número 6 no dado o jogador passa uma das suas argolas para o próximo jogador. Vence quem ficar sem argolas. Bezette é para ser jogado de 2 à 4 jogadores. E é um brinquedo confeccionado em madeira ecológica.

Dica sobre o Bezette com crianças menores, deixo os dados fora do alcance da minha filha de 1 ano, mas ela também usa o Bezette, mas com a finalidade de encaixar as argolas no bastão. Bom para trabalhar a coordenação motora.

Você encontra o Bezette na loja www.ninabrinquedoseducativos.com.br

Doblle

jogos-infantis-doblle
Jogos Infantis. Bublle.

Jogo super simples, que todos adoramos aqui em cada. Dobble é composto por 55 cartas. Cada uma delas possui 8 de 57 símbolos possíveis, e cada carta tem somente um símbolo em comum com qualquer outra carta do baralho. A regra mais simples é a de achar, rápido, o símbolo igual nas cartas apresentadas na mesa, quem acha primeiro pega a carta, ganha quem tiver mais cartas no final. Tem que ser rápido!

Esse jogo é da www.galapagosjogos.com.br

Jemga

jogos-infantis-jemga
Jogos Infantis. Jemga

Um jogo de estratégia antigo, bem simples, onde cada jogador tem que tirar um bloquinho de madeira da estrutura e colocar na parte de cima, criando uma estrutura cada vez maior e mais instável à medida que o jogo progride. A palavra “jenga” é a forma imperativa de “kujenga”, o verbo suaíli para “construir”. É um desafio para concentração, coordenação motora fina, e uma loucura cada vez que cai a estrutura. Diversão para toda a família!

Esse jogo é da www.hasbro.com

Adivinha Quem?

jogos-infantis-adivinha-quem
Jogos Infantis. Adivinha Quem.

Esse jogo é indicado para crianças acima de 6 anos, mas jogamos tranquilamente com a Isabela de 4. É ótimo para estimular a criança a pensar, pois ela tem que formular perguntas para descobrir quem é o rosto misterioso do jogador adversário. Muito bom!

Esse jogo é da www.hasbro.com

Torre Congelante

jogos-infantis-torre-congelante
Jogos Infantis. Torre Congelante.

Aqui em casa não podem faltar alguns itens de Frozen… então temos alguns jogos do filme, um deles é esse Torre Congelante (mas que você acha de vários outros temas infantis).  Tem que colocar as varetas e as bolinhas de neve dentro da torre, girar a roleta e ir puxando as varetas. Vence quem tiver pego menos varetas.

Esse jogo é da www.elka.com.br

Pula Pirata

jogos-infantis-pula-pirata
Jogos Infantis. Pula Pirata.

Jogo clássico para promover competição. Bom para trabalhar que o importante é competir e não ganhar. O jogo funciona assim: cada participante, na sua vez, coloca a espadinha no barril. Uma aqui, outra ali… E o clima de suspense fica no ar, pois ninguém sabe quando o pirata vai pular. Mas de repente, ao colocar mais uma espadinha, lá vai ele, pulando para fora do barril.

Esse jogo é da www.estrela.com.br

Mico

jogos-infantis-mico
Jogos Infantis.

O Jogo do Mico ajuda a desenvolver o raciocínio lógico. O objetivo do jogo é baixar o maior número de pares com as cartas dos animais sem terminar com o mico na mão. E a parte divertida é que você tem que ir pegando cartas do jogador da sua esquerda. E os desenhos dos animais são muito fofos.

Você encontra o Mico na loja www.copagloja.com.br

Gostou das dicas de jogos para jogar com as crianças?

Aproveite e confira esses outros artigos: