Passado as festas de fim de ano…estamos chegando as vésperas do ano-novo…essa última semana do ano, é aquela semana do ano, que refletimos sobre os planos atingidos, sobre tudo que vivemos e  também o que não vivemos e então começamos a fazer planos para o ano novo que virá… pois ano novo é sempre uma nova oportunidade de recomeçar, de fazer algo novo, de tentar de novo, de fazer dar certo, ele sempre traz consigo muitas esperanças…. e acabamos focando só no que virá e queremos deixar para trás de uma vez o ano que está terminando, tendo sido um ano bom ou ruim não importa, tendemos a nos focar no próximo ano e queremos esquecer logo desse que passou…. e para ajudar esse ritual que a maioria das pessoas faz, 2016 não foi um ano para lá de “bom”, foi um ano de muitas perdas, muitos problemas políticos no país, nós gaúchos enfrentamos além da crise nacional a crise no nosso estado, com a segurança pública e falta de verbas, tivemos o fechamento de instituições do governo deixando muitos funcionários públicos concursados desempregados, com a crise na segurança pública tivemos a morte trágica de uma mãe de família, morta na frente da filha, também perdi uma vizinha muito querida vítima de acidente de trânsito, além disso tivemos que conviver com as fotos, vídeos e imagens horrendas da guerra na Síria deixando milhões em estado de extrema pobreza, sem falar nas crianças que foram vítimas cruéis dessa guerra sem sentido, além da perda terrível da equipe de futebol Chapecoense e demais tripulantes, que abalou o Brasil, e no meio do luto pelas vítimas, ainda tivemos que lidar com o golpe dado pelos nossos políticos no pacote contra a corrupção, enfim… se eu parar para relacionar não faltarão com certeza motivos de tanta tristeza e vontade de que esse ano termine de uma vez….

Mas como o título desse post mesmo anuncia, o foco aqui não é falar das tragédias, embora seja importante lembrar de cada uma delas, justamente para que possamos aprender com cada uma, não que precisássemos delas para aprender, mas sempre tiramos lições de tudo o que a vida nos proporciona sejam coisas boas ou ruins….esse ano, em meio a tantas lutas, é um ano que quando você chega ao fim dele com vida e saúde, com a sua família ao seu lado…você se depara que é uma pessoa cheia de motivos para agradecer…. quando você sobrevive a um ano desses, você para tudo e agradece, AGRADECE mesmo, de verdade, porque significa que você compreendeu tudo o que se passou a sua volta e percebeu que é uma pessoa cheia de motivos para agradecer!

Percebemos que no fim de tudo, as coisas que queremos conquistar, comprar, fazer… nada compra o fato de estarmos vivos e com nossa família, isso sim é o essencial… e foi justamente isso que Deus falou muito comigo esse ano…. que as coisas que desejamos nessa terra, são boas, mas não são nem de perto essenciais, são fúteis, são vaidades que queremos e empenhamos nossa vida para ter, mas há momentos que Deus nos proporciona para que a gente pare e perceba que poucas coisas realmente são ESSENCIAIS,  nossa vida e nossa família são algumas dessas coisas…. eu posso não ter o carro do ano, nem uma casa grande e bonita, nem mesmo visto minha filha com roupas de marca, não tenho os brinquedos mais tops para dar para ela, não como comidas requintadas, nem mesmo posso me dar ao luxo de sair para comer fora todo mês, ou tirar férias no exterior… mas nada, absolutamente nada disso para mim tem o valor que a minha família representa por si só para mim, por ela eu como só arroz e feijão todos os dias se for preciso, uso roupas usadas, faço comida todos os dias de domingo a domingo, economizo, faço o sacrifício que for, porque gastar tempo com eles para mim é o principal….ter eles ao meu lado é insubstituível, é inegociável, é simplesmente gratificante! Esse é o meu maior agradecimento a Deus por esse ano, por ter um marido que me ama, cuida de mim e se faz presente em tudo na nossa vida e nossa casa, em ter uma filha linda, querida, com saúde… ter avós, tios, irmãos que nos amam e nos ajudam, aceitam nossas falhas e nos perdoam…e o principal do qual nada disso seria possível eu tenho um DEUS, que me deu o privilégio da vida, de poder todos os dias glorificar o nome dele por me presentear com algo que eu nunca merecia…obrigada Jesus!

Por isso decidi trabalhar com a Bia essa última semana do ano, sobre GRATIDÃO.

Inspirada no trabalho que a Gisa está fazendo com a Isabela, aqui nesse post ela conta como está fazendo… eu aproveitei para fazer o mesmo com a Bia, claro adaptado, pois a Isabela tem 3 anos e meio e a Bia apenas 1 e meio.

  • Fiz uma árvore com folhinhas nas quais eu vou pendurando os nossos motivos de agradecimento escrito nelas…. como a Bia ainda não sabe falar sobre os motivos que ela é grata, direcionei para uma coisa só… o nosso maior agradecimento desse ano é termos uma família e ela estar bem…
  • então foi a semana de vermos os álbuns de fotos,
  • passar tempo com a prima Juju que estava de férias da escola,
  • fazer um presente de coração para a vovó (que cuida da Bia para o papai e a mamãe namorarem um pouco fora de casa…kkkk),
  • lermos vários textos sobre gratidão na palavra de Deus, e muitas outras coisas que dividimos juntas…

Abaixo compartilho algumas fotos desse tempo que tivemos essa semana… e que quero continuar trabalhando com ela, todos os dias do próximo ano, na verdade não como uma semana específica mas como algo que é importante de ser lembrado todos os dias, que sempre teremos muitossssss motivos para agradecer a Deus, que nosso coração não seja amargoso ou murmurento, mas que possamos ter um coração simples e cheio de alegria e gratidão!

Essa foto é da Bia com a prima Juju ou Jujuba para os íntimos…kkkk…ela é muito querida e tem muitaaaa paciência com a Bia, e a Bia ama essa prima! Elas brincaram em casa, na rua, na pracinha, na chuva, na piscina….curtiram…

semana-da-gratidao

Esse foi outro dia, que a prima Juju nos fez companhia de novo e aproveitamos para fazer corações com papéis picados para presentear nossas famílias… a Juju fez para o papai e a mamãe dela, e a Bia fez um para nós e um para a vovó…. ela fez sozinha! Ficou um amor!

semana-da-gratidao

Bia vendo o álbum do seu aniversário de 1 aninho com o papai….reconhecendo as primas que tanto ama! Muita gratidão por essa família linda que Deus nos deu!

Um Feliz ano novo a todos que me acompanharam aqui no blog, em cada post, que dividi com vocês meus anseios, lutas e vitórias… e muito mais virá para 2017!

Bjs.

Ana e Bia.