10 Mitos da gravidez – Confira nesse post e relaxe!

É cada coisa que se escuta durante a gravidez. Por isso selecionei 10 mitos da gravidez para você ficar antenada!

Existem muitos mitos que envolvem a gravidez, é tanto disse que me disse, tanta informação rolando solta por ai, que para quem é nova no pedaço, pode ficar bem confusa e até mesmo assustada com algumas afirmações que circulam sem nenhum fundamento. Veja a lista das mais ouvidas e fique atenta para com essas afirmações:

10 Mitos da gravidez

1. Todas as mulheres se sentem plenas e felizes quando estão grávidas.

Mito. Vamos começar com essa primeira afirmação, porque ela define como olhamos para nós mesmas durante esse período e consequentemente o que esperamos de nós também. Todo mundo acha que a gravidez é o momento da vida da mulher que ela se sente mais plena, mais feliz, mais realizada e isso pode ser o seu caso ou não, pois saiba que cerca de 14% a 23% das mulheres apresentam problemas de depressão durante a gravidez e se sentem tristes, cansadas, estressadas, confusas e melancólicas. E esses sentimentos todos são provenientes das alterações hormonais que afetam o cérebro da mulher, e caso isso ocorra não se sinta com vergonha de conversar sobre o assunto, bem pelo contrário peça ajuda pois depressão pode e deve ser tratada.

2. O bebê consegue sentir quando o casal está tendo relação sexual.

Mito. Todas as grávidas já devem ter ouvida essa afirmação e algumas até passaram a ter medo de ter relação sexual com seus parceiros por conta disso, afinal vai que o neném sente, vai que estoura a bolsa?! kkkk… a relação sexual se dá no canal vaginal, enquanto o feto está dentro do útero da mãe, por isso não existe a menor possibilidade de o pênis atravessar o colo do útero e entrar no útero da mãe. Portanto fique tranquila!

3. Tomar cerveja aumenta a produção de leite.

Mito.  Além de perigoso, pois não é indicado às grávidas a ingestão de bebidas alcóolicas nem na gestação nem durante a amamentação, pois o bebê na barriga da mãe pode desenvolver a síndrome do alcoolismo fetal que pode causar danos ao bebê, além de aumentar o risco de deslocamento de placenta. Não existe nenhuma comprovação científica de que alimentos consumidos durante a gestação/amamentação aumente a produção de leite. O que se sabe sobre o assunto é que para a produção de leite ser efetiva o indicado é ingerir três litros de água por dia e manter uma alimentação balanceada.


Aproveite e confira:


4. Se a grávida tem muita azia o bebê vai nascer cabeludo.

Mito. A azia é causada porque o útero pressiona o estômago causando um refluxo do ácido estomacal. Também pode ser ocasionada pelas altas taxas de progesterona, o hormônio produzido pela placenta na gravidez, ela não só relaxa os músculos do útero como também a válvula que separa o esôfago do estômago causando refluxo do ácido existente nele e deixando a digestão mais lenta, ou seja, nada tem haver com o bebê nascer cabeludo ou não, o que define isso é a genética e não a azia.

5. Se os desejos alimentares da grávida não forem atendidos o bebê pode nascer com problemas.

Mito. Isso é pura superstição, passada de gerações em gerações. Nem todas as grávidas sentem desejos, e as vezes o que acontece é que surgem vontades repentinas que segundo alguns estudos podem ser reflexos de carências nutritivas do bebê, que são transmitidos até o cérebro da mãe que decodifica como o desejo de comer um alimento específico. Mas isso nada tem haver com o fato de que se ela não ter seus desejos atendidos o bebê nascerá com algum problema.

Quer saber mais sobre gravidez? Confira esses livros:

6. Se for menino a barriga é pontuda. Se for menina, a barriga é redonda.

Mito. O formato da barriga não está ligado ao sexo do bebê, mas sim a quantidade de líquido amniótico, do tamanho e da posição do bebê na barriga da mãe e do corpo da gestante, ou seja, vários fatores que não estão ligados ao sexo do bebê.

7. Gestantes não devem ingerir alimentos apimentados.

Mito. A pimenta não é abortiva e nem é responsável por má formação do bebê. Não existe nenhum estudo científico que embase tal afirmação. O que se sabe sim, é que alimentos fortes como a pimenta, tendem a dificultar a digestão e consequentemente causar desconfortos nas grávidas.

8. Fazer muitos ultrassom não é bom para o bebê.

Mito. A ultrassonografia não usa radiação e sim ondas sonoras de alta frequência, elas ressoam no bebê para produzir a imagem, a intensidade das ondas é muito baixa e o exame bastante rápido, a ponto de que não ofereça riscos nem para a mãe e nem para o bebê. Os riscos são quando o procedimento é feito por pessoas não treinadas a usar o dispositivo ou quando é feito um procedimento extremamente prolongado de forma desnecessária.

9. Faz mal para o bebê a mãe dormir de bruços.

Mito. O bebê está protegido dentro do útero, que é um músculo que tem como uma das suas funções justamente proteger o bebê do meio externo. Portanto sempre que você se sentir confortável para dormir de bruços, assim o faça pois com o decorrer da gestação vai ficando cada vez mais difícil achar uma posição confortável para dormir.

Para ter um bom sono durante a gravidez indico esse: travesseiro de corpo minhocão

mitos da gravidez
10 mitos da gravidez. Imagem: Maternar – UOL

10. Grávidas não podem praticar corrida.

Mito. Duas coisas precisam ser avaliadas, primeiro se você já corria antes da gravidez, seu corpo já tem essa preparação e se a sua gestação não tem complicações como hipertensão arterial, gestação múltipla, etc. você pode continuar correndo de forma segura durante a gestação, claro que quem dará esse retorno de avaliação é o médico que está acompanhando seu pré-natal, só ele poderá dar a carta verde para a prática da corrida.

Gostou desses 10 mitos da gravidez? Você sabe mais algum?

close