Maquiagem infantil: os perigos dos cosméticos para crianças pequenas

As meninas adoram um blush, batom e esmaltes. Os meninos não ficam atrás e, assim como as meninas, adoram colônias, gel e hidratantes. Porém, é preciso ficar sempre atentos com os perigos dos cosméticos para os pequenos. Saiba mais!

O que muitas das vezes é considerado como brincadeira de criança, pode se tornar algo sério. Muitas pessoas acham que os cosméticos infantis podem ser usados de qualquer forma. Mas a verdade é que se usados de forma errada, pode desencadear problemas.

Confira mais detalhes e veja o que especialistas alertam sobre maquiagem infantil!

Maquiagem infantil, pode ou não pode usar? Imagem: pixabay

O que dizem os especialistas sobre o uso de maquiagem infantil?

Segundo a Doutora Cláudia Márcia Resende Silva, em uma entrevista ao Hoje em Dia, dermatologista e presidente do comitê de dermatologia pediátrica da sociedade Mineira de pediatria, os cosméticos pediátricos, por mais que sejam testados, ainda podem gerar dermatite de contato.

A Doutora complementa: “Aos poucos, o sistema imunológico vai sendo estimulado até chegar ao ponto de desencadear uma dermatite. Isso ocorre ao longo da vida. É como se fosse um copo vazio debaixo de uma torneira pingando. O sintoma é quando o copo transborda”.

De acordo com a Doutora Cláudia, a maioria dos produtos de cosméticos infantis devem ser usados a partir dos 3 anos de idade. Mas, se possível, retardar o uso é ainda melhor. A única exceção é para os esmaltes, que devem ser usados a partir dos 5 anos e não antes disso.

Para evitar as complicações, use os produtos de marcas específicas para crianças, por exemplo: Fenzza make up, markwins, beaut brinos e outros. Além disso, considere:

  • Sempre ler a bula atentamente de cada um dos produtos.
  • Verificar a faixa etária para qual é indicada.
  • Se atentar se o produto contém alguma substância que o seu filho seja alérgico.

Tomando os devidos cuidados, você não terá problemas em deixar os pequenos se divertirem.


Aproveite e confira:


Quando usar a maquiagem infantil e quais os alertas?

O ideal é que as crianças evitem ao máximo o uso de cosméticos, mas isso pode ser difícil, especialmente para as meninas. Então, considere marcar uma consulta com um especialista do seu plano de saúde ou com o pediatra que já está acostumado a atender a criança para tirar as suas dúvidas.

Porém, para te ajudar, selecionamos aqui uma série de perigos dos cosméticos para crianças pequenas, por tipo de produto. Confira!

1. Blush

Um dos produtos queridinhos das crianças é o Blush. Usado para deixar as bochechas mais rosadas, o uso infantil é recomendado a partir dos 3 anos de idade. A contra indicação é caso o produto contenha alguma substância a qual a criança seja alérgica.

Além disso, não deve ser aplicado se a pele apresentar irritação ou algum machucado. Caso haja irritação na pele após a aplicação, lave com água corrente e sabão, se os sintomas persistirem ou houver inalação e ingestão do produto, procure um médico pediatra.

2. Sombra

A sombra é aquele pozinho usado para deixar as pálpebras dos olhos coloridas, geralmente é possível encontrar estojos com diversas cores, e as meninas adoram. O uso do produto é recomendado a partir dos 3 anos e deve haver cuidados ao aplicá-lo.

Os olhos são muito sensíveis e por isso o cuidado deve ser nos olhos da criança. Se houver contato direto com córnea (parte transparente do olho), é necessário lavá-lo com água corrente sem o uso de outros produtos. Se após o contato os olhos ficarem irritados, ou se houver inalação e ingestão do produto, procure um médico pediatra.

3. Pó facial

O pó facial é usado para deixar a pele tonificada e com uma cor uniforme. Embora as crianças não precisem disso, o uso do produto é recomendado a partir dos três anos. Não deve ser aplicado em pele que apresente irritação ou vermelhidão. Se houver inalação ou ingestão do produto, um médico pediatra deve ser procurado.

4. Batom e gloss labial

Muito usado para colorir os lábios, as meninas adoram as diversas cores. O uso deste produto é indicado para crianças a partir de 3 anos. Não deve ser aplicado se os lábios estiveres feridos ou descamados. Caso ocorra a ingestão do batom ou haja uma reação alérgica, procure um médico imediatamente.

5. Esmalte

O esmalte é usado para colorir as unhas e por conter um produto mais forte para promover a fixação, o uso é recomendado para crianças a partir dos 5 anos de idade. De maneira alguma o produto deve ser ingerido, por isso é indicado que um adulto auxilie na aplicação. O uso não é recomendado se houver feridas nos dedos ou cutículas. Casso ocorra uma reação alérgica, o uso deve ser suspenso e um médico pediatra deve ser procurado.

Fiquem sempre atentos aos perigos dos cosméticos para crianças pequenas, considerando nossas dicas. E lembre-se de que, na dúvida, é importante falar com o pediatra.

Fontes: Hoje em Dia e Correio Braziliense.

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site Smartia.com.br.