9 sites que disponibilizam ebooks infantis gratuitos

Para uma criança gostar de ler precisamos criar esse hábito desde cedo. E como fazer isso com livros caros? Que tal ebooks infantis gratuitos?

É na infância que se formam a maioria dos nossos hábitos, como lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes depois das refeições, tomar banho diariamente, etc… e a leitura é também um bom hábito que deve ser adquirido na infância e ser aperfeiçoado ao longo da vida.

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, a criatividade, a lidar com suas emoções e sentimentos, senso crítico e formular idéias. Por isso é tão importante que a criança desde bebê tenha contato com os livros e ouça as histórias contadas em voz alta, para que ela possa ir desenvolvendo assim o hábito da leitura.

Existem muitas boas opções de livros físicos com valores acessíveis nas livrarias e sebos, além das bibliotecas que permitem o acesso destes mesmos livros sem custo, na forma de empréstimo. Mas ainda temos uma ótima ferramenta graças a era tecnológica que são os livros virtuais conhecidos também como e-books, que são livros disponíveis na internet para leitura em dispositivos eletrônicos como celulares, tablets, kindles e computadores, e que ainda permitem o download para baixar e imprimir para aqueles que curtem as leituras impressas.

Os e-books são uma boa possibilidade de entretenimento em casa, aonde a criança pode viajar em mundo de fantasia e viver mil aventuras sem sair do lugar. São de fácil acesso e existem muitos sites na internet que disponibilizam e-books infantis gratuitos com muitos títulos bons e conhecidos, para que as crianças possam usufruir desse universo literário sem sair de casa.

Só é preciso ter cuidado para adquirir e-books que estejam em domínio público ou que tenham a sua divulgação já devidamente autorizada, contribuindo para a não propagação da pirataria.

Abaixo segue uma lista de sites que disponibilizam e-books gratuitos, para aproveitar esse tempo em casa e cultivar o hábito da leitura com as crianças.

Amazon

A Amazon é uma gigante multinacional que prioriza a venda de itens gerais em seu site mas é também referência em venda de livros físicos pela internet aqui no Brasil. Ela tem a versão Kindle que oferece e-books para venda, mas também disponibiliza vários e-books infantis gratuitos para o Kindle. Vale a pena dar uma explorada na seção de e-books na versão brasileira do site.

Mas…

Se você assinar o KindleUnlimited você tem acesso (pelo celular, computador, tablet ou no próprio kindle) a uma enorme biblioteca de livros gratuitos:

Dominio Público

É uma plataforma que visa promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas que já estão em domínio público ou que tenham sua divulgação devidamente autorizada. Possuem várias categorias de livros adultos e infantis em PDF com acesso livre e gratuito na biblioteca digital do site.

Acesse: www.dominiopublico.gov.br


Aproveite e confira:


Leia Para Uma Criança – Itaú

ebooks infantis gratuitos
ebooks infantis gratuitos

É uma plataforma online do Banco Itáu que promove a campanha ” Leia para uma criança” ele reúne atualmente 15 livros infantis para serem lidos no celular, tablet ou computador. Os e-books são gratuitos e não precisa fazer cadastro para ler as histórias, que são de escritores contemporâneos brasileiros como Luis Fernando Verissimo, Antonio Prata, Marcelo Rubens Paiva e Adriana Carranca. Mas além disso fique ligado que todo ano o Itaú libera 2 livros físicos gratuitamente, é só se cadastrar quando abrirem as inscrições!

Acesse: www.euleioparaumacrianca.com.br/estante-digital

Biblioteca virtual infantil

A biblioteca virtual infantil é um projeto criado para incentivar e motivar as crianças à leitura, lá você encontra uma série de livros ilustrados para baixar. Em torno de 11 livros ilustrados sobre fábulas, três livros em quadrinhos da Turma da Mônica e você ainda pode encontrar dicionários e poemas infantis para baixar. Basta ir na aba ” acervo” e clicar sobre a história desejada, então aparecerá em formato de áudio no Youtube ou formato PDF para visualizar no próprio site. Embaixo, você verá a opção “baixar em versão PDF”.

Acesse: www.ufjf.br/bibliotecavirtualinfantil/acervo

E-livros

É um dos maiores sites brasileiros com livros gratuitos em domínio público ou livros autorizados para distribuição gratuita pelos próprios autores, nele você pode encontrar temas diversos em PDF para downloads, inclusive livros infantis. Importante informar que os arquivos virão compactados sendo necessário descompactar através do programa WinRar, que normalmente já vem instalado no computador.

Acesse: elivros.love/categoria/infanto-juvenil

Idéia criativa

No site pedagógico Idéia Criativa, você encontra um repertório de e-books gratuitos do escritor Monteiro Lobato, autor brasileiro de histórias incríveis como os clássicos ” A história de Narizinho”, ” Emília”, etc. que estão disponíveis para download. Os arquivos estão em PDF e é só clicar e baixar, sendo ainda necessário descompactar através do programa WinRar, que já vem instalado no computador.

Acesse: www.ideiacriativa.org/2012/01/livros-dominio-publico-para-baixar

Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura é uma plataforma que proporciona diferentes experiências as pessoas interessadas em desfrutar de bons momentos de leitura. Ela combina aprendizagem com recursos digitais para serem explorados durante a leitura dos contos. Atualmente ela tem um acervo de 7 contos aonde é possível que sejam lidos sozinhos ou acompanhados, ou ainda assistir a leitura em vídeo narrada por um leitor mais experiente. Conta ainda com jogos interativos que envolvem o conteúdo trabalhado nas histórias e um material de apoio para pais e educadores.

Acesse: espacodeleitura.labedu.org.br/livros

Slideshare

O site Slideshare também disponibiliza um acervo de livros de contos e histórias infanto-juvenil para baixar. Basta procurar pelo e-book desejado e ao entrar no livro escolhido logo abaixo verá a opção “baixar”. Ao lado aparecerá uma seleção de livros recomendados que você pode selecionar.

Acesse: pt.slideshare.net

Baixe Livros

O site Baixe Livros também é uma ótima opção para baixar e-books gratuitos em domínio público. Basta fazer a busca por literatura infanto-juvenil e escolher dentro o acervo disponibilizado os e-books para baixar. A categoria ainda é dividida por idade, portanto você pode buscar e-books que estejam dentro da faixa etária do seu filho.

Acesse: https://www.baixelivros.com.br/literatura-infantil