Atividades infantis: Brincando com as cores – Semana do VERMELHO

NÃO, não é a semana do Inter (time de futebol da cidade)….kkkk…. aliás não sou nem colorada e nem gremista …kkk…desisti do futebol brasileiro há muito tempo, apesar de gostar de futebol… massssssssss… essa semana é a nossa continuação da apresentação das cores para a Bia, minha querida filha de 19 meses (1 ano e 7 meses), para quem está nos acompanhando essa é nossa 5º semana, já vimos as cores Branca, Azul, Marrom, Verde e agora o Vermelho… tudo SEMPRE relacionado com a criação de Deus, é assim que tenho exposto as cores para a Bia, dentro de tudo que Deus criou….

Essa semana é continuação da criação da relva…

“E disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente…” Gênesis 1:11a

Deus criou a relva, as flores, os frutos…tudo no mesmo dia, mas para relacionar com as cores diferentes eu dividi cada um deles em uma semana…

Então, essa semana é a criação das FLORES…e a cor elegida foi a vermelha, amo vermelho! Então viva o vermelho… tivemos nosso tradicional cesto de tesouros:

Usamos roupas vermelhas, comemos picolés de frutas vermelhas, e também muitas frutas vermelhas como maçã, morangos, etc..

Brincamos de massinha de modelar, de desenhar ….

Nosso primeiro dia, foi um sucesso… tivemos nossa tradicional caixa sensorial… e como eu achei mega difícil achar itens para fazer de base para a caixa sensorial na cor vermelho, inventei uma de arroz vermelho… tingi o arroz…ficou SUPER legal, Bia simplesmente amou e eu também…o resultado ficou lindo. Vou passar a receita para vocês, é bem fácil e rápido de fazer em casa:

Receita do ARROZ COLORIDO:

1 xícara de arroz

1 colher de sopa de vinagre de alcool

corante alimentício

Você coloca, o arroz e o vinagre dentro de um saco plástico e pinga umas gotas do corante alimentício… mexe bem para misturar os ingredientes… e depois tira do saco plástico e deixa secar. Você pode colocar no forno para secar mas tem que ser em fogo bemmmm baixo, tipo uns 100ºC… ou deixar secar ao ar livre, mas daí é bom usar de um dia para o outro. E está pronto!!! Dá para fazer com muitassssss cores diferentes…

Ah, também pode dobrar, triplicar a receita se quiser, mas sempre respeitando a proporção : para cada xícara de arroz você coloca 1 colher de sopa de vinagre!

Já o segundo dia, tivemos nossa primeira baixa da semana, fiz uma caixa sensorial de waterbeads vermelhas (que comprei no Ali Express bemmm baratinho, a rodo… kkkk), Bia sequer quis tocar na caixa…. com muita insistência pegou algumas bolinhas na mão e depois largou… simplesmente se recusou a brincar, não sei se nesse dia ela estava com sono, ou enjoadinha mesmo (isso acontece de vez em quando!), porque ela ama essas bolinhas de gel e água então nem se fala… é sempre uma fuzarca… mas nesse dia não foi, snif! Então no mesmo dia, inventei outras brincadeiras em outros momentos do dia para animar a mocinha aqui em casa.

Outra coisa legal que adquiri já pensando nessa semana, foi o lápis de riscar no banho… ele risca no azulejo e depois é só passar água que sai… o banho já é uma festa, agora ficou colorido também.

Terceiro dia, e o calor segue pegado por aqui…então nada melhor do que inventar uma brincadeira refrescante, e a elegida foi, cubos de gelos coloridos….megaaaa fácil de fazer. Coloquei água e umas gotinhas de corante alimentício nas forminhas de gelo e pensando em auxiliar o manuseio deles, coloquei junto uns pedacinhos de palito para Bia poder segurar os cubos…Nesse dia papai estava em casa, então ele entrou na brincadeira junto…Bia queria pintar, o chão, ela, o papai, a mamãe…aquela função gostosa, de quem curtiu a brincadeira!

Quarto dia, tinha planejado algumas coisas mas acabamos ficando free, era feriado em Porto Alegre e recebemos visita da vovó… ebaaaaaaaaaa!

E para o nosso último dia da semana do vermelho, a atividade elegida foi uma caixa sensorial de gelatina vermelha, mas estava mais para experimento do dia… Bia nunca comeu gelatina porque é cheia de açúcares, e como fiquei com medo de ela colocar na boca, achei melhor fazer uma gelatina mais natureba, então como opção usei AGAR-AGAR que para quem não sabe é um colágeno natural extraído de algas marinhas vermelhas (olha que coincidência), ele não se dissolve em água fria mas em água quente se expande e absorve até 20 vezes seu próprio peso, formando assim um gel não absorvível pelo corpo humano, não fermentável e atóxico. Esta gelatina que é, basicamente, uma mistura de dois polissacarídeos, a agarose e a agaropectina, tem muitas fibras (mais de 80%) e sais minerais (P, Fe, K, Cl e I), celulose, anidrogalactose e um pouco de proteínas. Ou seja, super TOP!!! Então ele é uma ótima opção para oferecer para as crianças, uma vez que além de ser natural é benéfico para o organismo…fugindo daqueles montes de açúcares das gelatinas comuns.

Receita da gelatina:

1 colher de sopa cheia de AGAR-AGAR (o melhor é o de coloração branca)

280ml de água fria

Misturar, mexer bem e ferver por uns 3 minutos. Depois adicionar 300ml de suco da fruta escolhida e colocar para ferver de novo e depois colocar para gelar.

Bom, no meu caso… fiquei com “pena” de desperdiçar um suco de fruta, ainda mais de frutas vermelhas (que não é barato), só para a Bia brincar e resolvi usar apenas corante de alimentos vermelho, uma vez que a ideia da gelatina no meu caso é apenas para a Bia brincar, mas caso ela pusesse na boca não teria tanto problema…. Mas falando agora da atividade… a ideia era fazer a gelatina para ela procurar umas florzinhas que coloquei dentro da caixa… mas Bia ficou com nojinho quando olhou a caixa e nem quis tocar na gelatina… pediu uma colher e com a colher tirou metade das florzinhas de dentro da caixa e colocou em um pote… e já era, não quis mais brincar! Ok, pode-se dizer que essa semana eu não acertei muito nas experiências, mas experiências são experiências, a gente nunca vai saber como vai ser, se não tentar né?!

E também, acho que essa semana a Bia não estava nos 100% dela, estou suspeitando que vai vir mais um dente para a coleção… kkk e para quem tem filhos nessa fase de dentição, sabe como é complicado, eles ficam grudinhos, mais carentes e chorosos. Bia estava assim a semana toda, que pena, mas repetiremos com certeza essas atividades em outro momento, a idéia é nunca forçar a criança a fazer uma coisa que ela não quer fazer, no caso das atividades… cada criança tem seu tempo e também seus gostos… a ideia é permitir que ela tenha a oportunidade de tentar, de explorar, etc…sem cobranças, sem pressão…só AMOR, ok!?

Segue algumas fotinhos das atividades infantis dessa semana:

Olha a cara da Bia olhando para a gelatina….”deve ter pensado, que éka é essa mamãe?! Sério que tu quer que eu ponha minha mão aqui?!kkkkkkkkkkk….’