Atividades Infantis da semana com o tema escola – em clima de volta às aulas

Essa semana vimos o tema ESCOLA pois era a semana de volta às aulas, então quis relembrar algumas coisas com ela, para ajudar no seu retorno.

Semana passada trabalhamos o tema JARDIM e agora lá vamos nós para mais uma semana temática aqui em casa!! ?

Se você não viu o post com o planejamento para o novo ano acesse o post Ideias para 52 semanas de atividades com crianças pequenas e veja tudo que vamos trabalhar nesse ano e acompanhe as nossas semanas conforme formos realizando as atividades. Isabela está com 3 anos e meio, no final do ano vai estar com 4 e meio!

Você também pode ir acompanhando nossas atividades e outras dicas pelo Instagram Sou Mãe.

Essa foi a estante da semana:

E agora as nossas atividades infantis da semana sobre escola:

Optei por algumas atividades com brinquedos que ela usa na escola também.

  • Lego

Bem simples, ela tinha que montar com as peças de lego igual as figuras e assim já aproveitamos e treinamos quantidades.

  • Massinha de modelar

Separei massinha, alguns cortadores, galhos de árvore e limpador de cachimbo. Pronto, é só usar a imaginação para brincar.

  • Formas geométricas

Atividades de formas geométricas que imprimi gratuitamente do site Família de Trigo.

  • Vogais

ABC animado, tem todo o alfabeto, mas estou usando só as vogais no momento.  Você pode comprar o ABC animado nas Americanas custa em média R$ 29,00.

  • Desenhar na parede

Coloquei um papel na parede para a Isabela desenhar, ela adorou, fizemos vários desenhos juntas.

  • Jonnie

Optei por pegar livros que falem sobre diferenças, amizade, tempo, primeiro dia de aula… livros que tenham relação com o nosso tema de volta as aulas.

O primeiro livro escolhido é Jonnie, conta a história de uma aranha encantadora, mas todos os outros animais tem medo dela, acham ela nojenta, feia e perigosa. Ninguém sabe que a aranha Jonnie é apenas uma amiga, ninguém quer nem conhecer ela… e Jonnie não tem amigos…

A história é bem curta e as ilustrações bem coloridas. Isabela adorou. E foi ótimo para conversarmos sobre os novos coleguinhas que ela terá na aula.

Esse livro nós recebemos no box da @leiturinha (somos assinantes) é um clube de assinatura mensal de livros infantis, acho isso uma ótima forma de incentivar a leitura nos pequenos, chega um pacote todo mês, com o nome criança, embalado com papel estampado, com fita colorida, 2 livros de acordo com a sua faixa etária e outros mimos. A Isabela adora! Para quem se interessou no clube: Use o cupom de desconto SOUMAE, e ganhe 50% de desconto na primeira mensalidade para assinatura de planos semestrais! Corre lá no http://bit.ly/leiturinha-conheca

Esse livro foi lançado pela editora Saber e Ler e você pode comprar “Jonnie” na Amazon clicando aqui.

  • Com o tempo

Todos já percebemos que o tempo está sempre a passar, a passar, a passar… E nós, com ele, também vamos passando, por tudo e mais um pouco. O tempo muda a gente. Muda as coisas à nossa volta. Transforma tudo. Com o tempo, descobrimos isso!

Muito bom para conversar sobre o tempo, as mudanças que o tempo traz e que tudo tem seu tempo.

Esse livro foi lançado pela editora Peirópolis e você pode comprar “Com o tempo” na Amazon clicando aqui.

  • Primeiro dia de aula

Esse livro faz parte da Coletânia de Livros “Valores Cristãos” Crianças Diante do Trono. São livrinhos pequenos que vem dentro de uma maleta.

Os títulos são: Amizades / Egoísmo x Solidariedade / Ganhar e Perder / Não tenha medo do escuro / Obedecer é prova de amor / Primeiro dia de aula / Sai pra lá, timidez! / Meus avós são tudo de bom!

Na maleta vem também Cartela de Adesivos, CD com Músicas e DVDx com jogos, músicas e videoclipes do Crianças Diante do Trono.

Nesse livro “Primeiro dia de aula” Tônico está com medo de ir para a aula, mas sua amiga Bia explica para ele sobre todas as coisas legais que ele vai na escola com seus amigos. Ótima leitura para o começo das aulas de crianças pequenas.

O valor dessa maleta é bem acessível custa em média R$ 12,00. Essa maleta foi lançada pela editora Bicho Esperto e você pode comprar Mala Bia Diante do Trono na Amazon clicando aqui.

  • Inclusão no coração

A história é sobre um pequeno grilo, que não tinha amigos, que na escola não escrevia as palavras certas na lousa, quando desenhava trocava as cores, na aula de matemática trocava os números… Tadinho do grilinho. Mas um dia, chegou na classe um vaga-lume de muleta, ele tinha um problema na perninha.

O vaga-lume e o grilo se tornaram grandes amigos, quando o grilo era chamado para ir a lousa ele pedia para o vaga-lume ir junto com ele, fazia companhia para o amigo. Até que a professora se deu conta de qual era o problema do grilo, ele não enxergava bem, então quando estava com o vaga-lume ele enxergava melhor com a luz do amigo. Eles andavam sempre juntos, e o grilo deixava o vaga-lume caminhar se apoiando em seu braço.

Linda história, simples mas profunda. Todos nós temos defeitos, mas não precisamos apontar o defeito do outro. Temos que amar o próximo e respeitar as diferenças. O livro também incentiva a fazermos amizades, ajudar os outros e ser companheiro. Muito bom, tem vários assuntos que você pode abordar com as crianças através desse livro.

Diferentes e iguais, todos são especiais!

Inclusão no coração foi lançado pela editora Artpensamento e você pode comprar o livro direto pelo site da editora.

Aproveite para comprar os livros que foram indicados nesse post: