Bebê com Assadura? Saiba Como Prevenir e Tratar as Assaduras

As assaduras do seu bebê estão tirando o seu sono e o dele? Vem conferir com o Sou Mãe como fazer a prevenção e qual o melhor tratamento para o problema.

O que provoca a assadura? Bem, a assadura é uma dermatite que acontece quando há pouca frequência entre uma troca de fralda e outra. Mas ainda pode ter outras causas: limpeza feita incorretamente e quando o bebê tem diarreia. A região fica constantemente úmida e se torna propensa à irritação, além de infecções.

Temos algumas informações fundamentais para que seu pequeno não sofra mais com as assaduras.

Crédito: regina_zulauf/Pixabay

Assadura em Bebê: Prevenção

  • A troca de fraldas deve ser frequente. Não deixe que bactérias e fungos se instalem causando a assadura.
  • Sempre que possível, lave a região em água corrente após o bebê fazer cocô. Dê preferência ao banho a simplesmente fazer a higienização normal. Você pode pensar que ele pode esperar, mas as fezes levam poucos minutos para se tornarem ácidas o suficiente para assar o seu filho.
  • Use lenços umedecidos, preferencialmente, somente fora de casa, quando não tiver condições de lavar a área apropriadamente após a evacuação. Também não são recomendados os lenços muito perfumados.
  • Faça uso sempre de sabonetes próprios para bebês, para evitar o surgimento de possíveis irritações da pele, que é muito sensível.
  • Fraldas de ótima absorção não garantem que seu filho fique realmente sequinho. Não pule uma troca de fraldas nem fique adiando. Assim que possível, higienize o bebê e coloque uma fralda limpa.
  • Lavou em água corrente? Seque bem a área. Bebê sequinho é bebê protegido.
  • Pomada de assaduras não é tudo igual. Pesquise os produtos disponíveis para que escolha aquela que mais protegerá seu pequeno contra assaduras.

Como Tratar as Assaduras Existentes?

Se as assaduras já se instalaram no seu bebê, é hora de fazer um tratamento que alivie o incômodo causado pela irritação e que combata a infecção, se houver.

Pois é. Uma assadura vermelhinha que parece inofensiva pode ser um ataque de bactérias e fungos no organismo do seu filho.

O pediatra diagnosticou que se trata apenas de uma assadura simples? Então é provável que ele recomende apenas uma pomada de antibiótico ou antifúngico para tratar a região afetada.

O importante é jamais medicar o seu filho sem saber do que se trata realmente o problema. Somente o médico pode dizer qual é a gravidade real do problema e indicar o tratamento adequado.

Como Aliviar a Irritação da Assadura?

Seu bebê chora, e você não sabe o que fazer. A área com assaduras fica avermelhada e dolorida. Dá uma peninha grande dele, não é? Para fazer com que esse eritema diminua, além do tratamento correto, você deve deixar a área respirar.

Deixe seu filho sem fralda um pouquinho todos os dias. Dessa forma, a pele vai respirar e se recuperar mais rápido. Lembrando novamente: fazer isso não resolve o problema, é apenas uma forma de alívio e de acelerar o processo que terá início através do tratamento.

Suas dúvidas foram esclarecidas? Esperamos que sim!

Quer saber se está dando banho corretamente no seu bebê? Confira neste artigo!