Como fazer a manobra de heimlich?

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros a fim de remover um objeto preso na garganta de uma pessoa. Foi desenvolvida pelo Dr. Henry Heimlich em 1974 e é inegavelmente uma das formas mais comuns de se tratar uma obstrução das vias aéreas.

A manobra de Heimlich consiste em colocar as mãos na região do abdômen, logo acima da cintura, e aplicar uma pressão rápida e forte, a fim de de fazer com que o objeto preso seja expulso das vias respiratórias. Sobretudo é importante destacar que essa técnica só deve ser realizada em caso de emergência e que portanto é necessário ter cuidado para não ferir a pessoa a ser socorrida.

É importante lembrar que a manobra de Heimlich só deve ser usada em caso de asfixia real, depois que a pessoa já está sem ar e incapaz de falar ou tossir, e não como uma medida preventiva. Caso você tenha dúvidas sobre como realizar a manobra de Heimlich, é primordialmente recomendável procurar treinamento de primeiros socorros ou consultar um profissional de saúde.

manobra-de-heimlich
Manobra de Heimlich. Imagem: sindrio

Aqui tem um vídeo que ensina a fazer a manobra de heimlich em adulto:


Aproveite e confira:


Como fazer a manobra de heimlich em bebê e criança?

manobra de heimlich
Imagem: incorporecentromedico

No caso de engasgos, as crianças menores de dois anos são as mais vulneráveis, pois estão em uma fase oral e costumam colocar tudo na boca. Ou seja, se você notar que a criança engoliu algo estranho e está tendo dificuldades, o primeiro passo é verificar se ela está com falta de ar. Nesta situação, ela pode ficar sem falar, sem chorar e sem respirar, e ter os lábios roxos.

A manobra de Heimlich é realizada de maneiras diferentes em bebês e crianças maiores de um ou dois anos. Para o bebê, é preciso colocá-lo de bruços, deitado em cima do seu antebraço, com a cabeça virada para baixo. Em seguida, mantendo o bebê com as costas retas, você o seguro firmemente e dá cinco tapas no meio das costas e entre os ombros. Entretanto os tapas não precisam ser muito fortes, mas precisam ter impacto suficiente para que o objeto saia.

Agora veja esse vídeo de como fazer as manobras de heimlichs:

A manobra de Heimlich pode ser feita na própria pessoa, aqui estão as etapas a seguir:

Imagem: fabianascaranzi
  1. Mantenha a calma e tente localizar o objeto preso na garganta.
  2. Coloque as mãos na região do abdômen, logo acima da cintura, formando um punho com a mão direita.
  3. Com a mão direita, aplique uma pressão rápida e forte na região do abdômen, para cima e para dentro. Repita essa pressão várias vezes, se necessário.
  4. Você pode também usar uma cadeira: incline-se sobre uma cadeira ou bancada, conduzindo seu pulso em direção a si mesma, com movimentos fortes, secos e para cima. Se não conseguir, faça o movimento sem o pulso, diretamente na cadeira.
  5. Se a manobra de Heimlich não funcionar, ligue imediatamente para o serviço de emergência.

Antes de mais nada lembre-se de que a manobra de Heimlich só deve ser usada em caso de asfixia real, quando você já está sem ar e incapaz de falar ou tossir. Se a sua respiração estiver comprometida, é importante agir rapidamente para remover o objeto preso na garganta. Caso você tenha dúvidas sobre como realizar a manobra de Heimlich na própria pessoa, é primordialmente recomendável procurar treinamento em primeiros socorros ou consultar um profissional de saúde.

Em conclusão, a manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode salvar vidas em caso de engasgos. É importante conhecer essa manobra e saber como realizá-la corretamente, especialmente em crianças menores de dois anos, que são as mais vulneráveis. Além disso, é fundamental estar sempre atento aos sinais de engasgos e agir rapidamente caso seja necessário. Lembre-se de sempre procurar ajuda médica em caso de emergência, e de fazer treinamentos de primeiros socorros regularmente para estar preparado para qualquer situação.