Bebê Livre de Mosquitos: Dicas Para Proteger os Pequenos

A época do verão é a que soa o alerta para defender o bebê da picada de mosquitos. Por isso, selecionamos dicas para proteger o bebê. Acompanhe.

Não que os temidos mosquitos e pernilongos não apareçam em outros períodos do ano, mas é no verão que o quadro se complica pelo grande número de insetos por aí.

Eles entram nas nossas casas sem pedir licença e, além do desconforto pela mordida, causam alergias e até problemas mais sérios em crianças e adultos. E, em função da necessidade de cuidarmos do bebê e afastarmos de vez os mosquitos, vamos te apresentar algumas dicas importantes. Confira agora.

Dicas Para Proteger o Bebê dos Mosquitos

1 – Mosquiteiros

Faça uma barreira física contra os insetos. Instale mosquiteiros no berço, cercadinho e até no carrinho de bebê. Isso irá impedir a passagem do mosquito e o contato com a pele do seu filho.

Mas é importante verificar o diâmetro dos furos do mosquiteiro: eles não podem ter mais de 1,5 mm, ou os pequenos insetos conseguirão passar.

No mercado, existe o mosquiteiro normal e o que contém uma substância inseticida, este último garantindo ainda mais a proteção.

No entanto, é recomendável conversar com o pediatra do bebê e saber sua opinião sobre o uso. Além disso, mulheres grávidas devem sempre ter o máximo cuidado com qualquer produto químico.

2 – Casa Protegida

Antes que os mosquitos precisem se deparar com o mosquiteiro do seu filho, garanta que eles tenham dificuldades para entrar na sua casa. A prevenção é fundamental e demanda menos trabalho do que ter de combater e remediar a situação.

Mantenha portas e janelas fechadas e com telas (conforme a orientação feita para os poros dos mosquiteiros) para impedir essa passagem dos insetos.

Não use equipamentos e repelentes elétricos para matar mosquitos. Normalmente, eles liberam um odor e substâncias que podem ofender o organismo das crianças, sejam elas alérgicas ou não.

3 – Temperatura Ambiente

Se possível, cuide para que o ambiente da sua casa esteja sempre fresquinho. Os mosquitos gostam do calor e abafamento. Ar-condicionado é a medida mais eficaz.

4 – Roupas

O tecido das roupas cria uma maior dificuldade para o mosquito conseguir picar o bebê. Blusas com manga mais comprida e calça ajudam a prevenir o ataque.

Mas, lembre-se: bebês têm temperatura mais alta que adultos, então certifique-se de que o ambiente esteja fresco para ele.

5 – Cuidados com a Pele

Não use repelentes no bebê. Médicos indicam que crianças até 2 anos não devem fazer uso do produto.

Na verdade, você não deve aplicar produtos na pele dele que não sejam recomendados pelo pediatra. A pele do bebê é muito sensível. Não corra o risco.

Quer colocar citronela e outros ingredientes que dizem afastar os mosquitos e pernilongos? Coloque-os na casa, não na pele do seu filho. Mas sempre converse com o pediatra antes para que ele diga se você pode aplicar no quarto dele também, por exemplo.

Se o seu pequeno é alérgico, converse com o alergista, que pode indicar as melhores formas de prevenção sem qualquer chance de danos à saúde dele.

Quer mais dicas sobre cuidados com o bebê e os mosquitos? Leia este artigo!