Cárie em crianças – Como lidar com o problema?

Hoje temos participação da Dra. Débora Ayala. Especialista em Dentística Restauradoura e Implantodontia, é proprietária de uma clínica que leva seu nome, a Débora Ayala Estética e Odontologia Integrada, localizada nos Jardins. Confira:

A cárie é o maior problema bucal dos brasileiros tanto em adultos como crianças. No estágio inicial formam-se manchas brancas ou mais escuras que se podem agravar, tornando-se problemas sérios de saúde. Sua origem é devido à má higiene, que provoca a formação de placa bacteriana e portanto a desmineralização dos dentes, que tem como consequência a temida cárie. As crianças com cárie deixam de mastigar pela dor, ficam irritadas e não conseguem escovar os dentes, o que agrava o problema.

Para lidar com o problema, os dentistas removem, muitas vezes, a parte danificada com uma broca, ou seja o paciente perde uma  parte do dente, e preenchem e com resinas fotopolimerizáveis, ouro ou porcelana. Hoje a clinica Debora Ayala Estética e Odontologia Integrada consegue dar uma oportunidade ao paciente com cárie inicial, manchas brancas ou acastanhadas, de não passar por um processo abrasivo com brocas, conseguindo conservar o dente na integra e promovendo o controle da cárie. “É um processo muito interessante para todos os tipos de cáries,e nas interproximais, aquelas que acontecem entre dois dentes onde os pacientes não passam o fio dental, e na retirada da parte danificada, a destruição do dente é muito maior do que nas áreas da frente do dente”, explica a Dra. Debora. O procedimento pode ser utilizado em dentes de leite o que permite conservá-los e deixar as crianças sem trauma.Com  mais tranquilidade nas visitas ao dentista pois ela consegue eliminar  a dor preservando a estrutura do dente sem  barulho ou criar qualquer desconforto.

O processo acaba de ser aprovado pela Anvisa e a Dra Debora Ayala já esta realizando- o em seus pacientes. Membro da Academia Europeia de Odontologia Estética, já vem aplicando o procedimento há algum tempo e comprovando sua eficácia.