Quarto montessoriano, o que é e como fazer?

- Advertisement -

Você sabe o que é um quarto montessoriano? E quais móveis precisa para fazer um quarto do método montessori?

Para começar, o que é o Método Montessori?

O Método Montessori foi desenvolvido por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Mas além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo para as crianças.

Seu trabalho enfatizava a importância de criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, que fosse capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades.

Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

A proposta de como montar um quarto é fazer pensando no bebê e não nos adultos da casa. A criança tem que ficar livre, mas em um ambiente seguro.

Dicas para montar o quarto montessoriano:

As imagens dos móveis montessori que vou usar nesse post são da loja INPHANTIL (www.instagram.com/inphantil), veja como é simples para você montar esse quarto criativo para seu bebê! Vale a pena você passar no instagram da loja e olhar as várias opções! Vamos as dicas:

  • No quarto montessori o berço é substituído por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa, para que a criança possa sair e voltar quando quiser. Lembrando de colocar ao lado do colchão um tapete para a criança poder sair do colchão sem ficar o chão frio.
móveis para quarto montessoriano
Cama e tapete da loja @inphantil
  • Os brinquedos devem ficar sempre a mão do seu bebê, em uma altura que ele consiga pegar com facilidade, assim ele pode escolher e pegar sozinho o brinquedo que deseja. Uma dica é não deixar todos os brinquedos a disposição da crianças, separe alguns na estante baixa e o restante deixe guardado e faça rodízio, pode trocar os brinquedos a casa 15 dias, assim a criança sempre tem “brinquedo novo” para explorar na estante e o ambiente fica mais organizado!
quarto montessori
Estante para brinquedos da loja @inphantil
  • Espelho, bem fixo na parede, baixo, para que a criança possa se ver. Bebês adoram ver o rosto das pessoas, poder ele próprio se olhar no espelho, ajuda a criança a se reconhecer como indivíduo, vai ser divertido e vai reconhecer as próprias feições, expressões, brincar com as partes do corpo é divertido e ajuda no desenvolvimento do seu bebê.
método montessoriano
Olha esse lindo tapete da @inphantil
  • Um cantinho de leitura, deixando os livros também na altura da criança. Se a estante é muito pequena e a criança já tem bastante livros, você pode fazer rodízio de livros também. Cada semana ou a cada 15 dias troque os livros.
estante de livros para quarto infantil
Linda e prática estante para livros da @inphantil
  • Colocar barras na parede, para que a criança possa começar a andar sozinha sem ajuda dos pais é uma ótima ideia! Próxima ao espelho melhor ainda! A barra vai auxiliar nesse processo dos primeiros passos com mais autonomia da criança.
como montar um quarto montessoriano
Barra de apoio, espelho de acrílico, tapete e estante de brinquedos da @inphantil

Lembre-se, um ambiente mais limpo, com espaço para a criança brincar livremente e tudo na altura da criança e bem organizado. É isso que ela precisa no quarto!

Confira esse vídeo rápido que fala sobre a cama no chão:

Gostaram da dica de hoje sobre quarto montessoriano? Para mais dicas acesse:

Gisele Cirolinihttps://www.soumae.org/
34 anos, gaúcha, esposa, mãe de duas meninas, neurótica da rotina (mais relaxada depois da chegada da segunda baby) e fundadora do sou mãe!

Posts relacionados