Quarto montessoriano, o que é e como fazer?

Você sabe o que é um quarto montessoriano?

A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

A proposta então é fazer um quarto pensando no bebê e não nos adultos da casa. A criança tem que ficar livre, mas em um ambiente seguro.

Dicas para montar o quarto montessoriano:

  • O berço é substituído por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa, para que ela possa sair e voltar quando quiser.
  • Os brinquedos devem ficar sempre a mão, em uma altura que a criança consiga pegar com facilidade.
  • Espaço livre para que possa brincar e aprender.
  • Espelho, bem fixo na parede, baixo, para que a criança possa se ver.
  • Barras na parede, para que ela possa começar a andar sozinha sem ajuda dos pais.

IMPERDÍVEL:

Confira esse vídeo rápido que fala sobre a cama no chão:

Separei agora algumas idéias de quartos ou de cantinhos inspirados no método montessori para a gente se inspirar!

Um ambiente mais limpo, com espaço para a criança brincar livremente.

_MG_3163

Ótima opção é colocar ao lado do colchão um tapete bem fofinho para a criança poder sair do colchão sem ficar o chão frio.

baby

Colchão e alguns brinquedos. Qual criança não vai gostar de uma piscina de bolinhas no quarto?

dsc_00031

Começar com um espelho na horizontal e depois que a criança for crescendo deixar na vertical. Bebês adoram ver o rosto das pessoas, poder ele próprio se olhar no espelho, ajuda a criança a se reconhecer como indivíduo, vai ser divertido e vai reconhecer as próprias feições, expressões, brincar com as partes do corpo é divertido e ajuda no desenvolvimento do seu bebê.

maxresdefault

Nesse quarto você tem o colchão, o espelho, alguns brinquedos, um tapete, uma cabana (toda criança adora). Um quarto simples, sem ser abarrotado de brinquedos e que com certeza a criança aproveita muito melhor.

montessori14

Para que não gosta da ideia do colchão no chão e seu bebê já consegue subir e descer de uma cama baixa, use uma cama baixa, a ideia é que a criança pode ter liberdade de subir e descer da cama, não é necessário que ela permaneça sempre no colchão no chão. O colchão facilita para os bebês, que é só sair engatinhando, mas para crianças um pouquinho maiores, você pode usar uma cama baixa.

quarto_montessoriano_ex02

Usar estante baixa para os brinquedos é para deixar tudo a mão para seu bebê escolher e pegar sozinho o brinquedo que deseja. Para isso deixe a estante organizada, sem muitos brinquedos, a dica é faça rodízio com os brinquedos.

quarto_montessoriano_ex08

Um cantinho da leitura, com os livros também na altura da criança.

quarto_montessoriano_ex11

Outra opção de cantinho da leitura, com uma estante bem baixa com os livros. Se a estante é muito pequeno e a criança já tem bastante livros, você pode fazer rodízio de livros também. Cada semana ou a cada 15 dias troque os livros.

quarto_montessoriano_ex14

Tudo na altura da criança e bem organizado, cada coisa tem seu lugar.

quarto_montessoriano_ex171

A barra é legal quando a criança o bebê começar a dar sinal dos primeiros passos. Ela vai auxiliar nesse processo com mais autonomia. Uma ideia é pendurar objetos que o bebê goste. Dessa forma ele será estimulada a alcançá-los. Mas não tem apressar o processo de andar, deixe acontecer no tempo dele.

quarto-montessoriano-28

Gostaram da dica de hoje? Para mais dicas acesse:

 

Quer mais informações sobre universo materno?

Mandamos conteúdos exclusivos sobre educação infantil, chá de bebê, enxoval, e muito mais!

Comente com o Facebook

comentários

10 COMENTÁRIOS

  1. Amo a proposta de montar um quarto montessoriano. Minha amiga acabou de montar um para o bebê dela. É bom para o desenvolvimento do bebê que começa, aos poucos, a “se virar” sozinho. Ah! Também me preocupa o bebê sair engatinhando de noite por aí. Adorei o post!

    • Também acho a idéia super boa, só o lance mesmo do bebê sair engatinhando a noite por aí que também não me deixa muito tranquila, mas deixar tudo no nível do bebê acho ótimo!

  2. Adorei a ideia do quarto montessoriano, embora o quarto dos meus filhos não siga um padrão específico, a ideia de substituir o berço pela cama baixa ou colchão, surgiu de eu perceber que meus filhos ficavam muito limitados no berço e se fosse pra nossa cama eles incomodavam a nós, eu e meu marido. Como tinha um colchão sobrando na casa da minha mãe e minha filha ainda era bb qdo fiquei grávida do meu 2° filho, tive que ensina-la a não depender tanto de mim ou de colo, por isso o colchão ajudou a adaptar na hr do sono, pq eu de barrigão poderia colocá-la pra dormir sem que ela sentisse tanto a minha falta(ficava lá toda noite a te´a hr de ela dormir, cantando, lendo uma historinha, conversando ou mesmo quietinha do lado dela). E depois com meu segundo filho, o quarto pequeno e a sensação de liberdade aflorando no meu caçula, me fez me desfazer do berço de uma vez , e minha filha que estava maior já pulou pra uma caminha de solteiro, que foi minha e meu menino no colchão, até então da irmã. A adaptação dos dois cada um na sua fase foi perfeita e sem traumas(nunca precisei brigar pra que eles saíssem da minha cama – embora eles sempre tiveram passe livre pra dormir conosco). E olha que vira e mexe eu encontrava o meu garotinho de madrugada, dormindo com a metade do corpo no chão(ele adorava o chão). E por fim foi bom pros dois, pq até pra aprender a fazer xixi de madrugada na ausência das grades ajudou, e a hr em que eles desejavam dormir iam direto pra caminha sem que ninguém mandasse ou levasse, isso até hj. Agora o espaço dos meus filhos sempre foi lúdico, embora eu já precise redecorá-lo, pois fui professora infantil, e isso acabou entrando no meu sangue na hr de arrumar o quarto, tb com muitos brinquedos lúdicos, livros ao alcance das crianças e agora eles tem direito até a pisca pisca colorido no quarto.Pretendo melhorar essa ludicidade do método montessoriano, pq achei muito válida não apenas para bbs, mas para crianças até antes da fase de pre adolescência. Valeu pela dica dos quartos!!!!

    • Que legal seu relato, também gosto muito da idéia do quarto montessoriano e lúdico. Hoje no quarto da minha filha procuro deixar tudo ao alcance dela, os brinquedos, os livros, roupas e calçados ela abre as gavetas tira tudo, guarda e assim fica. Só o berço que a ainda não tirei, ela está com 1 ano, não sei se agora seria o momento certo, pretendo esperar mais um pouco. E quarto lúdicos acho lindos, estou sempre pegando idéias e tentando decorar e arrumar o quarto dela da melhor maneira possível.

      Bjs,

  3. Olá gostei muito da matéria! Tenho duas perguntas: onde ficam as roupas e demais coisas do bob, não tem armário? E outra é que onde eu moro tem bastante mosquito, é possível colocar um mosquiteiro? Vc tem alguma foto ou modelo para eu ter idéia? Obrigada!

    • Oi Patricia,

      As roupas você pode usar em armários mais baixos onde a criança mesma possa pegar conforme ela for crescendo.
      Se for bebê, sugiro que você tenha a cômoda, ou trocador na altura normal, com as coisas necessárias do bebê que você usa nele.
      Sobre o mosquiteiro separei algumas imagens para você ver, vou te mandar por email.

      Bjs

  4. Meninas, não sei para vocês, mas ando pesquisando e não consegui muitas informações sobre os tipos de colchões, alguém tem dicas? eu ficava preocupada com o meu piso que é gelado, mas esta parte já resolvi, coloquei um piso macio Revest Vinil, além de ser um material fácil de limpar, deixou o quarto super seguro e clean. um beijo. Ny

    • Também quero mudar o piso aqui de casa por causa do frio. Sobre colchões, quando fomos comprar o colchão da pequena em lojas especializadas em quartos de bebês, eles mesmos nos informaram o colchão ideal para ela, de acordo com o peso e altura da criança tem uma densidade para o colchão.

      Bjs

  5. Gente, alguem usou esse método desde que o bebê nasceu??
    Tenho lido bastante e achado bem interessante, mas estou meio receosa de deixar o bebe no “chão” tão pequenininho…

    Também tenho dúvida com a comoda e o armário de roupas… Não se coloca esses moveis no quarto do bebê??
    Bjs

    • Oi Fernanda,

      Não usei esse método nessa parte de deixar o bebê no chão, mas pelo que vi em vários artigos, você pode deixar ele no colchão, quando ele for um pouquinho maior e já se locomover, conseguir subir e descer do colchão sozinho.

      “Quando o bebê é pequeno, muitos pais gostam de proteger este colchão com almofadas, em volta, para que a criança não corra o risco de cair durante a noite. É uma boa ideia. Mas nenhuma cerca é necessária. A criança não precisa ficar presa se o quarto for adequado a ela, basta que fique segura. Algumas almofadas ou travesseiros em volta da cama durante a noite dão conta do recado – Durante o dia, deixe sem proteção, para que seja fácil para seu filho subir e descer da cama quando desejar.””

      Sobre armário e cômoda, eu tenho os dois no quarto da baby, mas organizei de uma forma que ela mesma pode abrir as gavetas pegar suas roupas e seus calçados.

      Bjs

Comments are closed.