Dicas para preparar uma festa Junina em casa

O mês de Junho e Julho são marcados pelas típicas festas juninas em todo Brasil, quem não gosta de uma festa junina? Ainda mais uma festinha recheada de comidas gostosas, bebidas quentinhas, muitas risadas e claro um bom pretexto para reunir os amigos e familiares, as crianças amam e os adultos também.

As festas juninas, famosas por suas quermeses nas escolas, comunidades de bairro e nas igrejas, agora em tempos de pandemia tiveram sua versão caseira, isso mesmo porque não realizar ela no aconchego de casa, com a mesma diversão e alegria das grandes festanças?! Para isso separei algumas dicas para curtir essa festinha em casa.

dicas festa Junina em casa
https://www.semprefamilia.com.br/

Dicas para preparar uma festa Junina em casa:

1- Comidinhas típicas de festa junina

comidas festa Junina
Comidinhas típicas de festa junina. https://www.guiadasemana.com.br/receitas/

As festas juninas tem sua culinária típica, ou seja, comidinhas que não podem faltar pois são características desse tipo de festa, como: pinhão, bolo de milho, pipoca, cachorro-quente, amendoim, canjica, milho cozido, etc…Então na hora de organizar escolha alguns pratos típicos que sejam de agrado dos convidados e que caracterizem a festa junina. Se a festa junina for a noite, uma idéia bacana é fazer algum caldo (de ervilha, de mandioca, de batata, etc) para aquecer e trazer um pouco mais de sustância na refeição. Abuse nos bolos ( bolo de milho, bolo de maçã, bolo de fubá, bolo de mandioca, etc) , eles são fáceis de fazer e adoçam qualquer paladar.

Receita Bolo de Milho

Ingredientes:
  • 2 xícaras de milho direto da espiga
  • 1 xícara de farinha de trigo sem fermento
  • 1 xícara de leite
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 3 ovos inteiros
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 1 pacotinho de coco ralado
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento
Modo de preparo:
  1. Bata no liquidificador o milho retirado da espiga, o leite, os ovos e a margarina.
  2. Bata bem até triturar o milho.
  3. Em seguida, coloque a mistura na batedeira, acrescentando a farinha de trigo o açúcar, o coco ralado e, por último, o fermento.
  4. Unte uma forma com furo no meio e coloque para assar em forno preaquecido a 180º C.
  5. Asse por mais ou menos 1 hora ou até dourar e quando espetar um garfo o mesmo sair limpo.
  6. Retire do forno, espere esfriar um pouco para desenformar.

Receitinha: https://www.tudogostoso.com.br/receita/186802-bolo-de-milho-verde-da-espiga.html

2- Bebidas Típicas de festa junina

bebidas festa Junina
Bebidas Típicas de festa junina. https://amp.conquistesuavida.com.br/

Festa junina, tem sabor e tem cheiro característico, você já entrou em uma festa junina e sentiu o cheiro inebriante do quentão? Pois então, festa junina também tem suas bebidas típicas que não podem faltar, como quentão e vinho quente. Geralmente os meses de Junho e Julho são meses frios em muitos estados brasileiros, e para esquentar nada melhor do que uma boa bebida quentinha. Para as crianças uma boa ideia ao invés dos sucos e água, seria o chocolate quente, quentinho e delicioso pensado especialmente nelas.

3- Decoração Típica de Festa Junina

decoração festa Junina em casa
Decoração Típica de Festa Junina. https://www.montandominhafesta.com.br/
Decoração Típica de Festa Junina. https://www.montandominhafesta.com.br/

Assim como as comidas e bebidas, a decoração faz toda a diferença em uma festa junina, que tem seu jeitinho todo particular de existir. O bom que a decoração não precisa ser nada elaborada ou dispendiosa, alguns elementos chaves já fazem a festa toda.

  • Bandeirolas: o que não pode faltar e enche um ambiente são as bandeirolas, um item básico e simples de fazer, as crianças irão amar ajudar a confeccioná-las, elas podem ser de restos de jornais e revistas, de papel colorido e até mesmo de tecido. Também podem ser compradas prontas.
  • Balões: outro item muito característico e fácil de fazer, são feitos de papel e podem ser usados para decorar a mesa principal, ou serem pendurados juntamente com as bandeirolas como enfeites de teto.
  • Toalha Xadrez ou Vime: lembra o estilo rural dessa festa, você pode usar o xadrez e o vime como estampas para decoração sem medo, a festa junina é uma festa colorida e cheia de misturas.
  • Chapéus de palha: eles são parte do figurino típico das festas juninas, mas podem ser usados sem medo na decoração também, pendurados na parede, ou nas mesas sendo usados como cestos para colocar comidinhas dentro.
  • Fogueira: se você morar em casa pode até ser possível fazer uma fogueira de verdade, mas caso isso não seja possível, não se preocupe você pode fazer uma fogueira de brincadeira com troncos e papel celofane colorido ( para imitar o fogo) ou colocar uma imagem de fogueira na TV.

4- Música Típica

As músicas são livres para esse evento, mas para deixar a festa mais característica principalmente para as crianças, separe um momento da festa para colocar umas músicas típicas de festa junina. Confira algumas abaixo:

– “Capelinha de Melão” – João de Barros e Adalberto Ribeiro

– “O Balão Vai Subindo” – autor desconhecido

– “Pedro, Antônio e João” – Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

– “Pula a Fogueira” – João B. Filho

– “Olha Pro Céu Meu Amor” – José Fernandes e Luiz Gonzaga

– “Cai, Cai, Balão” – autor desconhecido

Seleção: justrealmoms

5- Figurino típico de festa junina

festa Junina
Figurino típico meninas. https://www.elo7.com.br
Figurino típico meninos. https://www.lolly.com.br/blog/

Festa Junina precisa ter a brincadeira alegre e divertida do figurino, as crianças são as que mais curtem essa hora, mas os adultos entram na onda e se divertem juntos.

  • meninas: usar vestidos estampados, de chita, com babados, xadrez em cores fortes.
  • meninos: usar uma calça jeans com remendos em tecido colorido, camisa xadrez, lenço no pesçoco e chapéu de palha na cabeça.

Não esqueça de incrementar o figurino com maquiagem e penteados também, como:

  • meninas: tranças, blush bem reforçado nas bochechas, pintinhas no rosto.
  • meninos: sardinhas, uma barba falsa e um bigode falso já são suficientes.

Aproveite e confira:


6- E o que não pode faltar: As brincadeiras

Último item mas não menos importante, principalmente para a criançada são as brincadeiras…são o ponto mais divertido da festa, abaixo tem algumas dicas de brincadeiras típicas de festa junina, você não precisa realizar todas, escolha algumas brincadeiras que o espaço da sua casa permita e que os seus convidados também irão curtir:

Jogo das Argolas: 

as argolas têm que encaixar nas garrafas, sendo arremessadas de longe, as argolas podem ser de plástico ou papelão amassado.

Jogo das Argolas: . https://bebeetal.com/brincadeiras-de-festa-junina/


Pescaria

peixinhos de papelão ou de plástico, com uma argolinha na boca, são fisgados pelo anzol ( um pedaço de madeira com um clips aberto no formato de anzol), você pode colocar os peixinhos em uma caixa de areia ou em um balde com água para serem fisgados.

Pescaria. https://bebeetal.com/brincadeiras-de-festa-junina/

Cadeia: 

quem quer prender alguém vai até a cadeia e anuncia o nome da pessoa. Quem estiver preso só saí pagando fiança (que pode ser um mico).

Cadeia. Imagem rivieradolago


Correio Elegante: 

quem quiser que o seu recado seja lido deve escrever em um pedacinho de papel e levar até a barraca.

Correio Elegante. https://br.pinterest.com/pin/5066618312235426/

Tiro ao alvo:

coloque latas de alumínio empilhadas e, com uma bolinha (pode ser de tênis), as crianças precisam derrubar o maior número delas.

Tiro ao alvo. Imagem Mariana Duarte Lopes


Corrida de Saco: 

os participantes devem estar dentro de um saco e sair pulando até a faixa de chegada.

Corrida de Saco. Imagem alliance


Ovo na Colher: 

os participantes devem equilibrar o ovo na colher até a linha de chegada (sugestão pra evitar muita sujeira, já que a brincadeira será dentro de casa, o melhor é optar pelo ovo cozido, ou bexigas…kkkk)

Corrida do ovo. Imagem escolaeducacao

Bingo:

compre um jogo do bingo em alguma loja de brinquedos e guarde prendas para a premiação final. Adultos e crianças podem participar juntos, diversão garantida.

Bingo. Imagem elo7

close