Como prevenir e tratar gripes e resfriados

O inverno está chegando e, com ele, a época em que adultos e crianças costumam adoecer com gripes e resfriados.

Apesar de muita gente confundir, essas duas doenças são bem diferentes. A gripe é uma doença infecciosa, contagiosa, de fácil transmissão e que pode evoluir para pneumonia. Seu sintomas são dor, febre e congestão nasal. Já o resfriado, mesmo os causados por um vírus, apresenta sintomas mais simples, como coriza.

Separei algumas dicas que vão ajudar a passarmos longe dessas gripes e resfriados no inverno:

  • Lavar as mãos ou usar álcool gel várias vezes ao dia.
  • Evitar tocar o rosto, como nariz, olhos e boca, com as mãos sujas.
  • Agasalhar-se bem nos dias frios e evitar tomar chuva.
  • Evitar contato com pessoas gripadas ou com resfriados.
  • Não ficar com roupas ou calçados molhados no corpo por muito tempo.
  • Manter o ambiente arejado!

Mas se apesar de todos os cuidados a gripe chegar na sua casa veja o que fazer:

  • Tomar bastante água.
  • Ter uma alimentação balanceada com verduras, legumes e frutas, principalmente aquelas que contêm vitamina C.
  • Lavar o nariz dos pequenos 3 a 4 vezes ao dia com solução fisiológica.

Um aliado que também ajuda a reduzir os incômodos da gripe e do resfriado é o Benegrip Multi. De uso adulto e infantil, indicado para crianças a partir de 2 anos, ele tem sabor de frutas vermelhas e vem com copo dosador para não errar a medida. Eu gostei porque facilita muito a vida: é uma solução completa para gripe, com analgésico, antitérmico e descongestionante nasal – tudo em um só medicamento. Vem com bula fácil no verso do produto (é só puxar a aba!) e contém Paracetamol*, ou sejam também pode ser usado no tratamento em caso de suspeita de Dengue Zika e Chikungunya.

 

*Referência Bibliográfica: Brasil. MS-SVS. Dengue: diagnóstico e manejo clínico-adulto e criança. Brasília, 2013. Brasil. MS-SVS. Febre de chikungunya: manejo clínico. Brasília, 2015. Brasil. MS-SVS. Febre do zika vírus: manejo clinico. Disponível em:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dengue_manejo_adulto_crianca__4ed_2011.pdf. Acesso em 01 abr. 2015. Benegrip Multi: Paracetamol 13,30 mg/mL, cloridrato de fenilefrina 0,33mg/mL e maleato de carbinoxamina 0,13mg/mL. MS 1.7817.0768. Indicações: Analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aeres superiores. Benegrip Multi é um medicamento. Durante o uso, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua agilidade e atenção podem estar prejudicadas . Abril/2016. COSMED S/A. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO