Com mais controle do corpo e descobrindo o equilíbrio, seu filho está confiante. É o desenvolvimento do bebê ainda surpreendendo mãe e filho com tantas novidades.

Agora que o seu bebê tem mais confiança, consegue sentar direitinho e engatinhar, o céu é o limite. Ele vai certamente querer explorar a casa. Então, já que você conhece o plano dele, adapte a casa para esta nova fase, para que não corra o risco de acidentes, como bater a cabecinha em uma cadeira, por exemplo.

As meias antiderrapantes serão grandes companheiras dele desde o início do engatinhar até quando ele já estiver andando por aí. Elas evitam que ele escorregue. Mas, mesmo assim, tenha cuidado com pisos muito escorregadios, rampas e escadas sempre.

Seu bebê já reconhece o próprio nome, então poderá voltar a sua atenção para você quando for chamado. Também consegue compreender o que significam algumas palavras. Aos poucos, ele vai memorizando e assimilando o vocabulário. Por isso, é importante que a família continue conversando com ele, para estimular a sua aprendizagem.

Socialmente falando, proponha brincadeiras e verá que ele interage mais agora. Inclusive já consegue imitar gestos de outras pessoas.

Ficar sozinho

Graças a essa maior sociabilidade que surge conforme o desenvolvimento do bebê, ele também pode ter mais medo de ficar sozinho. Às vezes, nem é tanto medo, mas ele não gosta mesmo de ficar sozinho. Está apegado e quer ter atenção e colo. Por mais que fique com pena por ele estar mais emotivo nesta idade, é importante que ele consiga enfrentar essa separação inevitável e que aceite ficar na presença de outras pessoas, na ausência dos pais. Seu filho precisa aprender a ser confiante.

Curiosidade

As mordidas devem continuar, mas, não mais apenas por conta dos dentinhos que vão nascendo pouco a pouco, mas porque são tantas descobertas que ele quer saber o que acontece se morder uma almofada, que gosto tem cada coisa. Mas isso é normal, mesmo se o escolhido para ser mordido for o seu braço. E os cabelos, bem, sofrem as pessoas e os animais de estimação. Cabelos e orelhas sempre serão puxados.

Essa curiosidade toda também será descontada nos móveis da casa. Nesta fase do desenvolvimento do bebê, ele é curioso e quer mexer em tudo; gavetas, armários, portas. Tudo ele quer saber o que tem ali, e não se assuste se, em um descuido, ele fizer bagunça e tirar tudo do lugar. Por isso, por toda essa agitação e independência, esteja sempre com ele, até para evitar que se machuque ou coloque objetos perigosos na boca.

A partir do momento em ele já viu que é interessante o patinho na banheira dele se movimentando com a água, já era. Ele vai querer bater as mãos na água e ver o pato nadando o tempo todo. Também vai achar legal a bola que ele empurra e vai para longe ou os objetos que caem e fazem barulho. Deixe os objetos frágeis fora do alcance dele.

 

Gostou das dicas para encarar esta nova fase com tranquilidade e aproveitando cada aprendizado? Quer mais informações sobre o desenvolvimento do bebê? Confira um pouco mais sobre como estimular o seu filho? Confira.

 

 

Fernanda Bandeira

Tenho 29 anos, sou casada, e o próximo passo será aumentar a família, que já conta com um canino. Vou contar um segredo: nem engravidei ainda e já fico enlouquecida com quartinhos e roupinhas que vejo por aí! Sou jornalista e palpiteira.

Compartilhar
Publicado por
Fernanda Bandeira

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás