Dicas de roupas para recém-nascidos

Bebezinho a caminho, um milhão de dúvidas na cabeça e nessas horas chega a quase bater um desespero de tanta coisa para pensar e decidir. As roupas para recém-nascidos certamente são uma questão muito importante para as novas mãezinhas por isso vamos falar um pouco mais sobre isso.

A questão do tamanho de roupas para recém-nascidos

A primeira pergunta é: qual o tamanho das roupas que eu compro? Para responder a essa pergunta é importante observar como tem se dado o desenvolvimento do seu bebê pelas ecografias. Se ele tem se mostrado um bebê acima da média de tamanho e peso, ou se está na média ou ainda se está abaixo dela. Por aí já podemos ter fortes indicativas de como será seu bebezinho ao nascer. Grande, pequeno ou na média. No geral a maioria dos recém-nascidos usam pelo menos nas primeiras semanas o tamanho RN para posteriormente passar para o tamanho P. Embora também se possa usar as roupinhas de tamanho P só que dobradas (pernas e mangas) mas visualmente nem sempre é bonito. Economicamente não é viável comprar RN pois geralmente os bebês usam muitooo pouco. A dica para tamanho é: Compre sempre um tamanho maior pois você usará por mais tempo já que os bebês crescem muito rápido. Você pode ter algumas poucas peças em tamanhos menores para ocasiões como fotos, visitas, etc…mas no dia a dia opte por roupas mais confortáveis.

Quando tiver uma etiqueta escrito de 3-6 meses por exemplo é mais provavél que sirva para um bebê de 3 meses do que para um de 6 meses.

Peças de roupas essenciais:

BODY Manga Curta e Longa

imagem elo7

Body sem dúvida é o queridinho das mamães. Fácil de colocar, prático, versátil e existem modelos lindos. No inverno opte por estampas lisas ou body mais simples pois eles ficarão por baixo dos macacões, já no verão opte pelos mais bonitinhos pois provavelmente o bebê usará apenas o body por causa do calor.

A abertura da cabeça é bem importante, fuja dos que tem botões, opte para os que tem as aberturas mais largas na cabeça pois podem ser tirados por cima (convencional) ou por baixo no caso de algum desastre como de uma fralda vazar por exemplo daí o bebê não precisa ficar todo sujo, basta tirar a body por baixo para evitar maiores danos.

Culote ou calça (com ou sem pé)

1-culote-com-pe-azul-bebe-2-pecas-tip-top121006

A calça também é um dos itens essenciais para o recém nascido. Ela pode ser de um tecido mais levezinho ou não depende da estação mas no geral seja inverno ou verão seu bebê irá usar calças. A grande diferença entre elas fica na questão de ter ou não pé. As que tem que pé ajudam o bebê a não perder as meias, muitas vezes os pezinhos são tão pequenos que as meias acabam caíndo, e neste caso a calça ajuda a segurar a meia no pé do bebê, a desvantagem é que os bebês crescem muito rápido e neste caso as calças com pé acabam sendo muito menos usadas que as calças com pé. Existe hoje uma versão de calça que tem o pé mas este pode ser dobrado de forma que também possa ser usado sem pé, neste caso pela versatilidade acaba por ser uma ótima opção.

Macacão manga longa ou curta

bebeeimportados

Macacões são outra peça coringa no guarda-roupa do recém-nascido. Se o seu bebê nascer no verão talvez faça pouco uso dele, pois ele é usado por cima da body + calça, já se o seu bebê nascer no inverno essa será uma peça chave. Existem macacões de vários tecidos diferentes, desde os mais leves como ALGODÃO bom para ser usado nos dias mais agradáveis e os de PLUSH E FLEECE para serem usados nos dias mais frios. Ainda sobre tecidos fuja dos de lã e linha pois podem causar alergias no recém-nascido. Ao contrário das bodys aproveite para comprar vários modelinhos bonitos pois na composição das roupas é o que mais será visto. Opte pelos modelos com aberturas mais fáceis como os de zíper. Os modelos com muitos botões podem acabar dificultando na hora da troca de roupa levando o bebê a ficar irritado ou impaciente e a mãe nervosa. No verão opte por modelos sem gola pois a gola esquenta o pescocinho do bebê podendo até causar as incovenientes brotoejas.

Babadores

maternarparasempre

Os bons e velhos babadores foram substituídos pelos fofuríssimos babadores de tecidos estilo bandana, muito lindos! Eles atendem bem a demanda da babação, mas para a hora da comidinha eles sujam fácil e mancham uma vez que são de tecidos. Então é bom ter além dos babadores de tecido, alguns com material impermeável como os de borracha para a introdução alimentar embora você só vai usar este por volta dos 6 meses. Então não se preocupe para os recém nascidos o de tecido são ótimos.

Meias

saojorge

Bebês perdem muito calor pela região da cabeça e dos pés. Portanto ambas regiões precisam estar bem agasalhadas. Mesmo que seu bebê nasça no verão é importante que ele use meias.  A quantidade adequada fica em torno de uns 6 pares o primeiro mês uma vez que o bebê não irá sujar as meias, pois elas nem sequer encostarão no chão.

Camisetas, bermudas, saias, casacoss e vestidos

Essas peças de roupa não são essenciais para os recém-nascidos mas podem ser usadas e compostas conforme o clima e gostos das mamães. Procure optar por modelos que sejam mais práticos para a hora de colocar e tirar, pois lembrando que essas roupas serão usadas em um recém nascido que ainda não tem muita paciência para troca de roupas e as mamães ainda não tem muita habilidade. Para os casacos opte pelos modelos com botões pois os de zíper como o zíper vai até encima acaba por incomodar o bebê.

USE E ABUSE de todas as peças de roupas que seu bebê tiver, pois eles crescem muito rápido e você não vai querer depois ficar triste por não ter usado aquela roupinha linda que já não serve mais. Não espere uma ocasião especial…todos os dias são ESPECIAIS com seu bebê!

Não deixe de baixar o guia do enxoval completo AQUI.

Veja mais temas relacionados a roupas para recém-nascidos:

Enxoval de bebê quais roupas são essenciais

Sou Gestante, enxoval e suas dúvidas

Enxoval do bebê preparação para o frio