Dicas para evitar problemas nasais durante as férias escolares

Manter as mucosas limpas é uma das ações para garantir que a criançada curta o período sem preocupações.

Durante as férias escolares, é natural que as crianças queiram brincar, praticar esportes e fazer atividades ao ar livre. Em cidades com altos níveis de poluição ou com temperaturas muito baixas – com queda na umidade do ar –, é preciso ter cuidado com a hidratação corporal e a umidificação das mucosas nasais para evitar problemas. A manutenção do nariz limpo em crianças diminui a concentração de poluentes e de substâncias nocivas ao organismo e pode ser um importante aliado para que elas curtam as férias e as brincadeiras de forma saudável. Conheça abaixo algumas dicas de Rinosoro para garantir a saúde e higiene nasal:

Utilize o umidificador diariamente

Quanto mais livre e limpo estiver o nariz, melhor será a qualidade do ar que chega aos pulmões e o aproveitamento do oxigênio pelo corpo. Para que a criança possa curtir e ter disposição durante as brincadeiras nas férias sem reclamar de dor, coceira ou outros inconvenientes no nariz, o ideal é realizar a umidificação nasal diariamente com soluções salinas, como as da linha Rinosoro.  A lavagem nasal diária pode trazer muitos benefícios e não causa efeitos colaterais. O hábito pode levar a melhora significativa da qualidade do sono, da respiração, garganta seca e da tosse.

Cuidado com o friozinho

O inverno brasileiro costuma trazer baixas temperaturas e tende a ser uma temporada de muito vento e ar seco, o que pode desidratar o organismo e consequentemente deixar as mucosas nasais secas. É necessário ter atenção redobrada com as crianças, aumentar a ingestão de líquidos, que tende a diminuir drasticamente nessa estação, e umidificar o nariz para evitar sangramentos, irritação e coceira nas cavidades nasais.

Prevenção de doenças

A incidência de doenças respiratórias na temporada de frio aumenta significativamente, por isso, é importante manter hábitos saudáveis para evitá-las. O nariz é uma das primeiras linhas de defesas contra doenças infecciosas. Se as mucosas estiverem ressecadas é provável que o organismo se torne mais vulnerável a infecções. O mais indicado, nestes casos, é higienizar e umidificar o nariz, facilitando a drenagem de fluídos e a hidratação do nariz.