5 dúvidas que toda mulher tem sobre cistos no ovário

Cistos no ovário é sinal de câncer? Quais os principais sintomas? Quais os principais tipos de cistos? A mulher pode ficar infértil? Confira as respostas aqui!

A vida da mulher moderna muitas vezes pode ser cercada de dúvidas. Até mesmo, quando é possível observar os resultados dos exames preventivos anuais – há tantas palavras que não fazem parte do cotidiano, que causam muito mais dúvidas do que alívio. Nesse caso, é sempre indicado conversar com seu médico, para que ele faça a interpretação correta daquilo que está escrito. Agora, quando o assunto é surgimento de cistos ovarianos, a visita anual ao ginecologista pode ser uma ótima forma de acompanhar a saúde da mulher.

Segundo o especialista em cirurgias ginecológicas, Dr. Thiers Soares, apesar das mulheres se assustarem com o diagnóstico, os cistos nos ovários podem ser facilmente tratados e podem ter uma boa evolução caso sejam acompanhados constantemente nas consultas médicas. Para falar sobre o impacto gerado sobre este tema e como o quadro clínico pode se desenvolver, o Dr. Thiers Soares levantou 5 dúvidas comuns que chegam ao consultório ginecológico sobre cistos no ovário. Confira:

5 dúvidas que toda mulher tem sobre cistos no ovário:

1 – Cisto no ovário é sinal de câncer?

Não, felizmente, boa parte dos cistos no ovário são casos benignos. Nesse caso, só é recomendada a retirada quando há algum desconforto para a paciente. Porém, quando há características que indicam malignidade, o médico pedirá exames complementares e indicará o tratamento mais adequado.

2 – Existe uma idade certa para surgirem cistos nos ovários?

Cistos no ovário é sinal de câncer?
Fonte: freepik

Não existe uma idade exata para o surgimento destes cistos – eles podem surgir em qualquer momento da vida da mulher. O especialista afirma que é bom estar atento ao acompanhamento de mulheres após os 50 anos, já que podem surgir cistos malignos após essa idade – porém, não é a regra. 

3 – Quais são os principais sintomas do cisto no ovário?

O especialista afirma que é raro as pacientes manifestarem algum sintoma fora do habitual do seu ciclo menstrual, mas que é importante estar alerta em algumas situações, como:

  • Aumento do volume abdominal;
  • Dor pélvica;

4 – Quais são os principais tipos de cistos que as mulheres podem desenvolver?

Dr. Thiers revela que usualmente, as mulheres em idade reprodutiva podem desenvolver alguns tipos de cistos nos ovários, sendo os mais comuns, que são:

Cisto funcional: ele é o tipo de cisto mais comum entre as mulheres. O surgimento ocorre quando os folículos não se rompem durante o ciclo menstrual e não expele o óvulo no seu interior. Dessa forma, o cisto cresce. Ele é identificado normalmente via exames de imagem e pode desaparecer em poucos meses, sem tratamentos ou intervenções.

Endometrioma: normalmente é encontrado em mulheres que sofrem com a endometriose. Este tipo de cisto tem como forte característica um líquido escuro e sanguinolento – com aspecto achocolatado, por conta da presença do tecido do endométrio. Este tipo de cisto é identificado a partir de exames de imagem e precisa de acompanhamento. De acordo com Soares, quando indicada a remoção é possível utilizar um método que garanta mais conforto. “Com a laparoscopia ou robótica é possível identificar os focos e realizar a retirada do endometrioma, de uma forma tranquila e com uma recuperação mais ágil”, conclui. 

Cisto dermóide: são cistos que crescem lentamente e nos seus aspectos físicos podem apresentar pêlos, cabelos e até dentes. Eles podem crescer até mais de 10cm de diâmetro. Normalmente, esse é o tipo de cisto que mais causa torção de ovário. O seu tratamento é realizado especificamente por vias cirúrgicas – nesse caso a cirurgia minimamente invasiva é a via mais indicada.

Cistoadenoma: possui características muito parecidas com o cisto funcional – porém, como são persistentes e reaparecem, na maioria das vezes requer a remoção cirúrgica. O cisto é formado pelo tecido que reveste o ovário e pode provocar diversas outras lesões na região, como uma torção, por exemplo. O seu tratamento é exclusivamente feito a partir de cirurgias e o surgimento pode ocorrer em qualquer idade.

Aproveite e confira:


5 – O cisto pode deixar a mulher infértil?

Não, os cistos nos ovários não deixam a mulher infértil. Porém, há um alerta quando falamos sobre o endometrioma – já que a endometriose pode prejudicar a reserva ovariana da mulher e a partir disso, causar e/ou dificultar a gravidez.

Apesar de todas essas questões, o especialista afirma que o tratamento para os cistos nos ovários avançou muito nos últimos 20 anos. Hoje, segundo o cirurgião, as possibilidades de cirurgias minimamente invasivas para estes casos podem ajudar as mulheres a terem uma vida mais saudável de forma rápida e sem sofrimento. “Com a possibilidade da cirurgia robótica, a retirada de endometrioma, é possível de maneira muito mais precisa e delicada”, afirma o ginecologista. Além disso, Dr. Thiers Soares reforça que é necessário sempre realizar o acompanhamento médico e definir com o ginecologista o melhor tratamento para cada caso.

close