Gravidez Semana a Semana – Semana 35

Tente fica ativa, mesmo que agora se andar seja gingado!

Exercitar-se provavelmente é a última coisa que você quer fazer, mas o esforço vale a pena. Quanto mais você se movimentar, mais energia vai ganhar. Os exercícios suaves também vão ajudar a aliviar algumas dores e pontadas do final da gravidez. Os movimentos do bebê podem mudar, pois ele tem menos espaço para se mover.

Postura:

Sua postura vai mudar, acompanhando o crescimento da barriga. Para compensar o peso que carrega, você se inclina um pouco para trás, especialmente quando está em posição de descida. Pode ser que gingue, pois precisa transferir o peso de um lado para o outro. Dentro de algumas semanas, quando o bebê começar a encaixar-se na pelve, andar pode ficar ainda mais difícil.

Nesse estágio da gravidez, é normal mover-se mais devagar que o normal. Você passa a se esforçar muito mais para sair da cama, levantar-se de uma cadeira ou pegar algo do chão. Coisas como amarrar os sapatos ou pintar as unhas do pé ficam quase impossíveis. Para realizá-las você pode, por exemplo, colocar os pés sobre um banquinho para amarrar os sapatos, para não ter que curvar-se tanto para baixo. Se precisar de ajuda, não tenha vergonha de pedir.

Veja mais:

Gestação e diabetes:

Se você desenvolveu diabetes durante a gestação (diabetes gestacional) ou já tinha diabetes antes, vai precisar dos cuidados especiais de uma equipe de cuidados com a saúde do diabético e de um obstetra clínico, porque a diabetes oferece riscos à gravidez.

Na mãe, os riscos incluem hipertensão, coágulos, pré-eclâmpsia, nefropatia diabética e retinopatia diabética, um problema que afeta a retina.

No bebê, há o risco de anomalias congênitas e o crescimento pode ser muito rápido ou muito lento.

O segredo para uma gravidez e um bebê saudáveis é um bom controle do açúcar no sangue, pois sua necessidade de insulina vai mudar durante a gravidez. Controlar os níveis de açúcar reduz o risco de malformações congênitas e de um bebê natimorto; ou ter um bebê maior do que o esperado, o que pode gerar problemas durante o parto.

Além de controlar a alimentação, você também pode precisar de injeções de insulina para ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue.

Dirigir até quando?

Na maioria das vezes é seguro dirigir nos últimos meses de gravidez. Entretanto, se não se sente mais apta a se concentrar na direção ou dirigir incomoda você, simplesmente pare.

Quando estiver dirigindo é importante que posicione o cinto diretamente a baixo da barriga, para ter certeza de que o bebê não corre perigo se você se envolver em algum acidente.

Cansada de mais!

Logo você pode ficar cansada demais para fazer compras. Tente fazê-las gradualmente, mas há certas coisas que vale a pena comprar por volta da 37º semana, caso você entre em trabalho de parto.

Se sair às compras ficar muito difícil no final da gravidez, considere comprar algumas coisas on-line!

Do que você vai precisar para amamentar?

  • sutiã de amamentação, que pode ser aberto pela frente, com ou sem bojo. Precisará de pelo menos 2 sutiãs de amamentação.
  • creme para os mamilos, afim de aliviar as rachaduras.
  • absorvente para os seios ou concha para os seios. Você coloca dentro do sutiã para absorver os vazamentos de leite.
  • almofada de amamentação.
  • bomba para leite materno e mamadeiras ou bolsas para guardar o leite coletado.

A realidade de ser mão vai inundá-la nestas semanas finais, e você tem tudo para aguardar o bebê com prazer!!

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

close