Agora você já pode estar tendo dificuldades para dormir devido à atividade do bebê. O espaço em seu útero está ficando apertado. O bebê tende a dar alguns golpes certeiros, com pés e punhos, e alonga-se e se vira. Embora receber os tais chutes não seja algo confortável, você vai gostar e se sentir segura em ter seu bebê mexendo.
Mamilos invertidos:
Tenho os mamilos invertidos, vou poder amamentar?
Os bebês mamam nos seios, não nos mamilos, e se o seu bebê pegar corretamente o seio, os mamilos invertidos não vão causar problemas. Aproximadamente 10% das mulheres têm mamilos retos ou invertidos e o melhor jeito para descobrir se você consegue amamentar é simplesmente tentar assim que o bebê nascer. Há várias técnicas que podem ajudar: pergunte à enfermeira caso tenha problemas ou veja se há um serviço de aconselhamento em aleitamento materno na sua região.
Exame de tolerância a glicose:
Na gravidez algumas mulheres desenvolvem uma espécie de diabetes chamada diabetes gestacional, que desaparece depois que o bebê nasce. Isso será confirmado através de um exame de urina em busca de glicose. Se for diagnosticada, é indicado que você faça exame oral de tolerância à glicose entre a 24º e a 28º semana de gravidez. Esse exame também é aconselhável se você tem um índice de massa corporal acima de 35, ou um parente próximo com diabetes, ou se já teve diabetes em alguma gravidez anterior.
Veja também:
- 20 Coisas que toda mãe de primeira viagem precisa saber
- 10 coisas para fazer antes do bebê nascer
- Lista completa do enxoval
- Parto normal x Cesariana
Dor nas costas:
Uma das reclamações mais comuns da gravidez são as dores nas costas! Mas… você não vai parar de carregar o bebê depois que ele nascer e vai ter mais o bebê conforto, bolsa, sacola de compras e etc… Então é melhor manter os músculos fortes por toda a gravidez para se preparar.
5 dicas para prevenir a dor nas costas no terceiro trimestre:
- Permaneça forte: treinar força em todas as partes do corpo vai ajudar você a lidar com o excesso de peso ganho durante a gravidez.
- Apoio: invista em um cinta de suporte, que alivia suas costas, pois carrega todo o peso da barriga.
- Sono: enquanto estiver dormindo, coloque um travesseiro entre as pernas para aliviar o estresse das costas.
- Alongamento: a flexibilidade ajuda as costas a relaxar e evita que seus músculos fiquem muito tensos.
- Sentar: mantenha as costas apoiadas no encosto de uma cadeira.
Lembrando que para fazer atividades físicas você deve falar com seu médico antes.
E o marido…
Estar grávida é mais cansativo do que a maioria das mulheres prevê. No terceiro trimestre, a bexiga da mulher estará sob pressão e isso pode acordá-la durante a noite para ir ao banheiro. O tamanho da barriga começa a incomodar, e pode difícil de achar uma posição relaxante para dormir, mesmo usando vários travesseiros de forma bem criativa.
Além disso tem a enorme alteração física que a mulher está sofrendo, a mudança de lugar dos órgãos internos, os níveis alterados de hormônios e o resultado final que pode ser inquietude. E quando a mulher tem problemas para dormir, provavelmente o marido também terá.
O resultado disso são os dois cansados!
Ir para a cama mais cedo pode ajudar, mas é bom ter um tempo junto para relaxar antes de irem dormir. A moral da história é que agora ter o sono interrompido começa a se tornar parte da rotina de ambos. Diminuir sua vida social a noite para ter mais tempo para relaxar pode ajudar!