Gravidez Semana a Semana – Semana 29

Aproveite esse terceiro trimestre para se organizar antes do nascimento do bebê.

Nesse momento da gravidez você pode se informar sobre aulas de amamentação, revisar a lista do enxoval e comprar as últimas coisas que falta para bebê.

Escolhendo as fraldas:

Que tipo de fralda você deve escolher? As descartáveis ou as de pano?

  • Fraldas descartáveis se ajustam perfeitamente, são muito absorventes e deixam o bebê seco, mesmo durante a noite. Mas o custo é bem mais caro, principalmente se for comprar as melhores marcas.
  • As fraldas de pano custam menos, mas o investimento inicial é mais alto, pois você vai comprar para 2 dias de trocas por exemplo, ou para a semana toda, para dar tempo de lavar e secar para usar de novo. Essas fraldas são macias e hoje tem modelos com estampas lindas.

Se preferir você pode usar um pouco das duas, em casa as de pano e quando sair as descartáveis.

Saiba mais:

Se o bebê tem peso baixo ao nascer, ele terá problemas de saúde?

Peso baixo seria menos de 2,5 kg e, embora a maioria dos bebês pequenos se desenvolvam, alguns podem encontrar dificuldades. A maior parte dos bebês que nascem pequenos são prematuros. Formas de reduzir o risco do bebê nascer pequeno demais:

  • ingerir quantidade adequada de alimentos para ganhar o peso certo,
  • fazer o acompanhamento certinho do pré-natal para que a sua saúde e a do bebê possam ser monitoradas.

Petiscando durante o dia:

Você precisa comer muita proteína de qualidade para ajudar o crescimento do bebê e manter-se em boa saúde, portanto coma queijos, ovos, carne magra, peixes, legumes e grãos integrais. Além de muitas frutas e hortaliças, frutos secos, sementes e alguns carboidratos não refinados.

Distribua a comida em um planejamento de cinco a sete pequenas refeições e lanchinhos por dia. Prepare lanchinhos com legumes crus, queijo, frutos secos e frutas.

Não há regras sobre quando se deve comer, então faça minirrefeições quando estiver com fome.

Sobre vazamentos…

Algumas mulheres grávidas percebem que às vezes há um pequeno vazamento de leite quando os seios são massageados ou sexualmente estimulados, outras vezes sem motivo aparente… Um pequeno vazamento na gravidez significa que as coisas estão funcionando corretamente, mas mesmo as mulheres que não tem esse sintoma são perfeitamente capazes de produzir e fornecer leite aos seus bebês.

Ioga e outros exercícios de alongamento:

São ótimos durante a gravidez, por fortalecem ligamentos importantes e relaxam áreas que estão tensas ou doloridas. Embora quando você está com dor (especialmente nas costas) possa parecer mais fácil descansar, evitando o exercício, fazer alongamentos e movimentos suaves geralmente diminui espasmos musculares e atenua as dores na coluna.

O exercícios também aumenta os níveis de energia e contribui para facilitar o trabalho de parto, o nascimento e a recuperação pós parto. Tente usar técnicas de alongamento e relaxamento como um primeiro recurso para a dor nas costas.

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

close