Ideias baratas para festas infantis (lindas e criativas!)

“Esse ano prometo que vai ser só um bolinho”…não caia nesse golpe com você mesma, a maioria das mães está sempre disposta a fazer muito mais que um bolinho para seus pitocos, e isso não tem nada de errado, mas e quando o orçamento está apertado, e você quer fazer mais que um bolinho?! Então, na verdade com poucos itens caseiros mesmo, ou até com um investimento bem baixo dá para fazer uma festa bacana para seu filho, sim! Separei hoje algumas ideias baratas para festa infantis.

Basta pensar naquela máxima que diz: “menos é mais!”, ou seja, quanto menos a gente faz, melhor fica, a gente é que tem a idéia errada de que quanto mais fizer, melhor vai ficar, não necessariamente, as vezes a gente acaba fazendo tanta coisa, ou contratando tanta coisa para o aniversário do filho(a) que perdemos o foco do real motivo da festinha, do que realmente importa com a festa de aniversário, deixamos os detalhes passarem batidos e geralmente acabamos gastando mais do que podíamos!

Esse é um erro comum, crianças não são tão ligadas em tantos detalhes de uma festa como nós, e vale lembrar também que as crianças vão aprendendo desde cedo a dar valor e se importar (e posteriormente, exigir) aquilo que nós pais damos valor e nos importamos, ou seja, se para nós pais e adultos responsáveis o mais importante é dar uma mega festa, então a cada ano que passar a criança irá perceber isso e logo vai começa a se importar e exigir cada vez mais festas megas!

Então foquemos, quanto menor a idade da criança menos ela se importa com a maioria das coisas, aos poucos ela vai crescendo e percebendo as coisas, e assim você pode começar desde cedo a incutir os valores familiares em relação as festas.

Vamos ver agora algumas ideias baratas para festas infantis:

Onde realizar a festa?

Que tal fazer uma festa infantil em casa? Imagem: Prima

Primeira dica, na medida do possível, realize festas caseiras, fuja dos grandes salões e casas de festa, claro que eles são legais, mas acredite, festas caseiras irão marcar muito mais seu filho, com memórias boas, porque primeiro você pode envolver seu filho em todos os preparativos da festa, desde a confecção da decoração, lembrancinhas, comidinhas, docinhos para o aniversário, ele se sentirá parte, se sentirá útil e renderá momentos e memórias em família, muito valiosos!

E claro porque é bem mais econômico, pode dar um pouco mais de trabalho, e daí nesse caso você irá avaliar qual o tipo de trabalho que você irá se envolver com a festa. Agregue pessoas importantes para ajudar na organização da festa, pedir ajuda não é errado e nem ruim, uma mão amiga sempre cai bem, seja para ajudar com a decoração, ou com as comidas, etc, contar com ajuda de amigos e familiares, é uma forma de tornar o “trabalho” com a festa mais leve e até divertido.

Então se puder, faça uma festinha em casa mesmo, festas caseiras são muito deliciosas, são aconchegantes, são convidativas, e nos aproximam, as vezes nas casas de festas, nem conseguimos aproveitar as festas porque é tanto barulho, tanta poluição visual, que a gente chega a ficar atordoada. Por isso repito, menos é mais, acredite!

Aproveite o máximo espaço que sua casa/apartamento possa oferecer, redirecione os móveis se for necessário para ganhar mais espaço. Em casa você pode organizar apenas uma mesa principal com o bolo e os docinhos para a hora do parabéns e também para as fotos, e uma mesa auxiliar para os comes e bebes.

Mesa principal

Ideias baratas para festas infantis. Imagem: Elo 7

Tendo apenas uma mesa principal, você pode usar a mesa de casa, ou um móvel bonito que você tenha em casa, que seja alto e tenha um pouco de espaço em cima, como um aparador, uma cômoda, dependendo da condição do móvel você nem precisa usar toalhas, o próprio móvel dará o destaque necessário.

Tema

Como escolher o tema de festa infantil? Imagem: Blog do Math

Bom e o tema? Fuja dos temas prontos, como os temas de personagens, pois geralmente os temas prontos são mais caros. Os temas não convencionais são mais bonitos e contam uma história sobre a criança, de coisas que ela gosta, de coisas que significam para ela, de algo que marcou a vida dela naquele ano, assim o tema estará em sintonia com a criança. O bom de temas não prontos, é que você não precisa investir muito pois pode fazer várias adaptações. Exemplo de alguns temas: praia, frutas, futebol, animais, arco-íris, pirulito, aviões, carros, sorvete, festa na piscina, donuts, dinossauros, moto, etc.

Bandejas e porta bolo

Criatividade na decoração da mesa. Imagem: vidamaterna

Para servir os docinhos e colocá-los na mesa principal compondo a decoração, você pode utilizar porta-retratos como bandejas, coloque eles deitados na mesa e os docinhos encima. Para o porta-bolo se você não tiver um, pode usar aqueles banquinhos de madeira de criança, fica um charme, você pode repaginar o banquinho com as cores da decoração.


Aproveite e confira mais ideias baratas para festas infantis ainda nesse post e nesses outros:


Painel

Dicas de painel para festa infantil barata. Imagem: Elo 7

Para o painel atrás da mesa, você pode usar uma moldura de quadro e colocar a letra inicial do nome do seu filho (de madeira, de papel ou de balão) no centro. Ou fazer um arco de flores ou folhagens com um bambolê repaginado.

Você também pode fazer um painel de pallets (que é super em conta) e fica lindo, ou confeccionar um painel de bandeirolas com o nome do seu filho(a), fazer um painel com flores de papel ou pompons de papel, é uma opção que fica linda e é bem em conta.

Usar uma cortina bonita para colocar atrás da mesa principal como “painel” de fundo também é uma boa pedida. Pode também organizar pendentes de papel na forma do tema da festa, por exemplo se for de carros pode fazer um carro grande papel e colocar na parede atrás da mesa, se for um tema arco-íris da mesma forma, pode fazer um arco-íris grande de papel, e colar algodão nas nuvens e colocar no painel atras da mesa, e por aí em diante. Uma cortina de fitas, não precisa costurar e é uma opção barata, e fica linda, bem versátil.

Decoração da mesa

Ideias baratas para festas infantis
Usando brinquedos na decoração da mesa da festa infantil. Imagem: zumbalum

Conforme o tema escolhido (que consequentemente será algo que a criança gosta) então é bem provável que você tenha em casa itens que possam ser usados na decoração, como por exemplo: se for de carros, você pode colocar vários carrinhos na mesa do bolo, ou se for de aviões você pode pendurar alguns aviões que seu filho tenha encima da mesa do bolo, ou se for com o tema bonecas, você pode usar as próprias bonecas da sua filha como decoração na mesa do bolo.

Flores

Inspiração de decoração para festa infantil. Imagem: wevillage

Flores ficam lindas e você não precisa investir muito, alguns vasinhos ou ramalhetes de flores bem distribuídos pela mesa do bolo ou pela casa darão um toque lindo.

Lembrancinhas

Dica de lembrancinhas para festa infantil. Imagem: Quando eu virei mãe

Opte sempre em algo que seja funcional, apesar de ser mais fácil colocar um monte de bala em um saquinho e dar de presente, ofereça algo que que tenha relação com a festa, por exemplo: festa tema jardim (sementes de lembrancinha para a criança plantar em casa). Uma opção em conta e muito bacana é dar de presente massinha de modelar, ou giz de cera, itens que são úteis para os pais e crianças e não precisa ser personalizado.

Balões

Ideias baratas para festas infantis
Usando balões na decoração da festa. Imagem: vivadecora

Se você gosta de balões, opte em colocar apenas alguns de gás hélio para enfeitar a mesa principal, eles podem dar um charme na mesa mas sem poluir.

Luminárias

Pisca-pisca em festa infantil. Imagem: Tua Casa

Luminárias ou pisca-pisca dão um charme especial para a festinha, podem compor a decoração junto com a mesa principal. Você pode repaginar seu pisca-pisca por exemplo usando embalagens de cupcakes (basta fazer um furo no fundo do copo para entrar a luzinha) escolha porta cupcakes que tenham as mesmas cores da decoração da festa.

Descartáveis

Copo com o nome. Imagem: lunetas

Quando for servir as bebidas, use copos de papel e ofereça uma caneta para os seus convidados colocarem os nomes, assim cada convidado usará apenas um copo na festa toda, os copos de papel pode ser decorados com o tema da festa, você pode desenhar neles, ou fazer apliques de papel, tecido, etc.

Brincadeiras

Ideias baratas para festas infantis
Brincadeiras de festa. Imagem: Best Play

Para as brincadeiras, primeiro deixe as crianças livres para brincar e correr se tiver espaço, inventar suas próprias brincadeiras como antigamente, ou você se esqueceu que há alguns anos atrás não existiam casa de festas e nem locação de brinquedos como cama elásticas, infláveis e piscinas de bolinhas, e a gente era feliz brincando de pega-pega, esconde-esconde e STOP nos aniversários.

Perdemos a simplicidade, e com ela perdemos o brilho da infância criativa. Se você quiser pode organizar algumas atividades dirigidas para as crianças, podendo ter haver com o tema da festa ou não. Como pintar um quadro, fazer pulseiras, confeccionar uma bolsa, decorar bolachinhas, plantar uma florzinha, etc.

Comidas

Ideias baratas para festas infantis
Pipoca em festa infantil. Imagem: claudia

Para os comes pense de duas formas, primeiro comidinhas para as crianças, como: pipoca, pão de queijo, frutas da estação, picolés de fruta natural, legumes cozidos, cachorro-quente e depois pense nas comidas para os adultos: ofereça uns dois ou três tipos de torta ou quiches que geralmente agradam mais o paladar dos adultos. Ou pães recheados, canapés feitos em casa.

Bebidas

Bebidas para festa infantil. Imagem: Georgia Festas

Quanto mais natural melhor, sempre sirva água pois as crianças correm e brincam muito, logo elas tem muita sede! Portanto disponha de muita água natural, você pode oferecer uma água saborizada para os adultos. Sucos naturais ao invés de refrigerante caem muito melhor em festas infantis, se você mesmo fizer o suco em casa com frutas da estação provavelmente será mais em conta que comprar refrigerante. Pensando ainda nos adultos, ofereça chá ou café preto como opção de bebida.

Gostou das ideias baratas para festas infantis? Você tem algumas Ideias baratas para festas infantis para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!

close