Keep calm and DESFRALDE!

Se você acha que está na hora de fazer o desfralde do seu bebê, reuni aqui para você as melhores dicas para ter sucesso absoluto nesse momento tão importante para os pais e para os filhos.

Eu costumo dizer para minhas amigas que o processo de desfralde faz parte de outro muito maior, de independência na utilização do banheiro de forma em geral. Então, as dicas daqui vão seguir a idéia de que o banheiro vai ser um território a ser explorado e pode ter certeza que seu bebê vai adorar.

Você, a família e a escola também precisam estar em sintonia, mas sempre respeitando os sinais do bebê.

Quais os sinais para iniciar o desfralde?

Os sinais partem principalmente do bebê, mas para estimulá-los, comece usando exemplos para que ele possa comparar a forma como ele faz com o restante do mundo. Fique atenta também:

  • Quando a fraldinha ficar seca por mais tempo e fizer uma grande quantidade de xixi de uma vez só
  • Quando ele demonstrar claro desconforto em relação ao uso da fralda
  • Souber os nomes para xixi e cocô
  • Demonstrar interesse em fazer igual ao irmão mais velho ou aos pais
  • Gostar de ficar sem fralda
  • Pedir!

Não existe uma idade correta para iniciar o desfralde, mas normalmente ela ocorre por volta dos dois anos, quando a criança já consegue verbalizar e compreender conversas simples.

Se você já notou todos esses sinais e muitos outros, então anote nossas dicas!

“Keep Calm” – Mantenha a calma

O processo de desfralde sempre vai envolver alguns “acidentes”. Seja o xixi no carpete, na roupa de casamento ou em todas as cuecas ou calcinhas que você comprou!

Você e todos os envolvidos precisam manter a calma e não demonstrar nervosismo ou insatisfação. O bebê não pode ser pressionado, pois isso não facilitará as coisas.

Pergunte a seu bebê se ele gostaria de ficar sem fraldas

Envolva seu bebê na escolha do momento. Se ele quiser ficar sem fraldas, comemore e dê muitos beijos. Explique como vocês farão, que ele precisará ir ao banheiro como você para fazer o xixi no lugar certo.

Se ele disser não, não desanime. Diga apenas que vocês  vão decidir juntos em outro momento quando será a hora certa. Mas não prolongue muitos dias.

Compre um equipamento adequado!

O processo precisa ser adaptado às necessidades do bebê, e isso envolve o vaso sanitário em tamanho infantil! Existem várias opções no mercado, você precisa escolher a que mais se adapta à sua rotina e a seu filho ou filha.

Comemore cada xixi e cocô!

Para cada um feito no lugar certo, faça uma festa! Cante “we are the champions” ou a música do Ayrton Senna, mas não deixe de comemorar! Quando ele fizer errado, não critique. Mas quando fizer certo, deixe claro o quanto ele te deixou satisfeito!

Libere um pouco a hora do banho

Como ele (ou ela) está dominando o banheiro, a hora do banho também precisa entrar no processo. Avise que a responsabilidade de lavar os pés e a barriguinha será dele. Com sua supervisão integral (afinal de contas, criança não fica sozinha no banho de jeito nenhum!), elogie os esforços e aproveite para falar das partes do corpo, para que servem e estimule ainda mais seu filho!

Mostre como se limpa!

As meninas precisam saber como se limpa da forma e direção correta, e os meninos também. Aliás, alguns meninos aprendem mais facilmente fazer suas necessidades sentados, para só depois começar a fazer em pé.

Isso acontece pois apesar de aprenderem a controlar a hora de ir ao banheiro, eles não conseguem compreender qual será o “produto” em cada ocasião. Então na dúvida, faz sentado mesmo!

Neste primeiro momento do processo de independência no uso do banheiro o bebê precisa assimilar o movimento e a forma correta de limpar, mas por mais algum tempo a limpeza ainda será de responsabilidade dos pais.

Outras dicas interessantes

  • A melhor época para começar o desfralde é no calor, aonde a criança pode ficar com pouca roupa.
  • Pouca roupa é sempre uma boa estratégia! Ou que a roupa seja pelo menos fácil de tirar.
  • A escola precisa estar envolvida no processo. Se todos os coleguinhas estiverem no mesmo momento de retirada, melhor ainda.
  • Compre cuecas lindas e divertidas! Apelar para as princesas e os heróis nesse momento pode ser muito positivo e o lúdico também pode ajudar. As princesas e os heróis vão ajudar a guardar o xixi e o cocô. E seu bebê precisará avisar você com antecedência para não molhar seus amigos queridos.
  • Observe a relação do consumo de líquido e da alimentação com as necessidades fisiológicas do seu filho. Passado algum tempo, pergunte se ele quer ir ao banheiro.

desfralde cueca tricae

desfralde calcinha tricae
Imagens: Tricaê

Outra coisa importante também é que o desfralde não deve ser feito exclusivamente pela escola ou só pela mãe. O pai é muito importante nesse momento, assim como na amamentação, aonde ele pode ajudar e muito!

Muitas mães ficam na dúvida também se devem tirar a fralda noturna ao mesmo tempo, se devem colocar a fralda quando forem sair de casa ou em algum restaurante, e isso tudo vai ser respondido pelo desenvolvimento do seu filho.

Se você continuar usando fraldas eventualmente, ele poderá ficar confuso durante um tempo, aumentando o período do processo de desfralde, mas ele também irá acontecer.

Então, Keep Calm and DESFRALDE!

Quer mais informações sobre universo materno?

Mandamos conteúdos exclusivos sobre educação infantil, chá de bebê, enxoval, e muito mais!

Comente com o Facebook

comentários