Climatização x Saúde Infantil (pode usar ar condicionado em quarto de bebê?)

Pode usar ar condicionado em quarto de bebê?

O assunto saúde infantil é delicado e tratado com carinho, principalmente por mamães de primeira viagem que ainda encontram certo receio com os primeiros cuidados, envolvendo alimentação, medicação e até mesmo a temperatura do ambiente e qualidade do ar no quarto do bebê.

Por isso, nossa publicação de hoje vai apontar os principais aspectos da saúde infantil quanto a climatização de ambientes. Vamos lá?

Prezando pelo conforto térmico do bebê

A temperatura ideal para o bebê pode variar de acordo com a estação do ano, a cidade, o clima, entre outros. Os recém-nascidos em especial são mais sensíveis às mudanças climáticas, por isso o cuidado é importante.

O conforto do bebê está diretamente ligado a temperatura ambiente, e tanto o calor como o frio excessivo pode ser prejudicial a saúde do pequeno.

  • Calor excessivo:

Pode prejudicar o sono e provocar irritações na pele

  • Frio excessivo:

As doenças respiratórias são mais propensas

Como nos primeiros meses ou aninhos de vida o bebê não possui a imunidade tão reforçada, se faz necessário procurar por soluções agradáveis de climatização do quarto das crianças.

Pode usar ar condicionado em quarto de bebê?

Uma dúvida bastante comum com relação a climatização e saúde infantil está na possibilidade do uso do ar condicionado para crianças ou recém-nascidos. A temperatura regulada de forma consciente pode ser sim um amenizador de problemas relacionados ao clima. Entretanto, vale ressaltar que a opinião de um pediatra é essencial para garantir as condições ideais para o bebê.

Então, se você optar pelo ar condicionado no quarto do bebê, seguir algumas instruções são essenciais para não prejudicar a saúde de todos na casa, não só do neném.

  • Manutenção do filtro de ar condicionado: Quando o ar é filtrado de maneira mais eficaz, o ambiente também fica mais livre de impurezas, consequentemente a qualidade do ar melhora para todos.

Quer saber mais sobre a manutenção do filtro? Da uma olha aqui.

  • Atenção ao ar muito seco: Apesar da boa sensação do conforto térmico oferecido pelo ar condicionado em funcionamento, é preciso ficar atento às consequências que isso pode trazer, incluindo o ressecamento das vias nasais e mucosas, que muitas vezes podem acontecer sem que percebamos. Por isso, tente sempre manter o equilíbrio de umidade no ambiente.
  • Cuidado com a exposição direta ao ar condicionado: O bebê não deve nunca estar em uma posição que o exponha diretamente a saída de ar do aparelho de climatização. Procure sempre evitar que o berço ou cama do bebê estejam no trajeto direto do ar.
  • Cautela com a mudança brusca de temperatura: Esse é um dos principais pontos e o que mais causa complicações na saúde do bebê. Muitas vezes o bebê fica exposto ao ar condicionado no quarto ou ambiente em que estiver, mas quando há a necessidade de mudar de ambiente, como ir do quarto para a cozinha, por exemplo, as mamães se esquecem que a temperatura fora do local climatizado pode ser diferente e afetar diretamente o baby.

Uma boa dica é ajustar gradativamente a temperatura do ambiente para que o bebê possa ir se acostumando com o clima. Ainda sim, não esqueça de manter o baby sempre com as roupinhas apropriadas para cada estação.

De olho nas funções do ar condicionado

Algumas funções de ar condicionado também podem propiciar mais conforto térmico no ambiente em que o bebê estará, tais como:

  • Ultra silencioso:

a tecnologia de alguns aparelhos garante o funcionamento do ar condicionado em modo silencioso, o que não prejudica as crianças no momento de dormir, por exemplo.

  • Função timer:

a função timer permite programar um horário para ligar e desligar o aparelho. É ideal para ir aquecendo ou resfriando o ambiente minutos antes de levar o bebê para o quarto.

  • Função sleep:

a função sleep aumenta a temperatura gradativamente durante a noite para compensar o esfriamento que ocorre durante a madrugada.

  • Função limpeza:

função onde o aparelho realiza uma auto limpeza da evaporadora, garantindo a maior qualidade do ar no ambiente.

Gostou das nossas dicas de saúde e climatização para bebê? Aproveite para deixar seu comentário abaixo!

Publicação escrita por ArFree – Ar Condicionados.

Quer mais informações sobre universo materno?

Mandamos conteúdos exclusivos sobre educação infantil, chá de bebê, enxoval, e muito mais!

Comente com o Facebook

comentários