saúde bucal da gestante

Saúde bucal: 4 cuidados indispensáveis para gestantes

Cuidar dos dentes é primordial em todos os momentos da vida, mas no período da gravidez é preciso redobrar os cuidados! Por isso, conheça agora 4 cuidados indispensáveis para uma saúde bucal impecável nesta fase.

Muitas pessoas acham que um sorriso saudável significa dentes brancos, mas não é bem por aí.

Obviamente a parte estética é importante, mas ela é a consequência positiva de cuidados diários que levam aos dentes brancos e hálito fresco.

Além disso, temos o caso de mulheres grávidas, que precisam se atentar com a saúde bucal no período da gestação.

Gestantes com enfermidades gengivais têm maior propensão a dar à luz a bebês abaixo do peso normal e prematuros. 

Mas, quais cuidados são indispensáveis? Continue a leitura deste conteúdo e descubra agora mesmo!

saúde bucal da gestante
Saúde buca durante a gravidez. Imagem: Postal Saúde

1 – Vá ao dentista frequentemente

Este é um cuidado indispensável, pois o foco deve ser a prevenção. Então, contar com um dentista é fundamental para ter uma orientação específica.

Além disso, ir ao dentista hoje é bem mais fácil e barato em relação ao passado pelo convênio odontológico.

Sobre quando agendar uma consulta, o ideal é que elas sejam trimestrais ou no máximo semestrais, depende de cada caso. Depende da orientação do profissional que acompanha o caso em questão.

2 – Não use qualquer produto de higiene

Normalmente é recomendada a utilização de escovas com cerdas pequenas e macias para que seja possível alcançar extremidades dos dentes com mais facilidade e assim realizar a limpeza ideal.

E claro, só as escovas não bastam, é necessário ter atenção também na hora de escolher o creme dental (pasta de dente). Existem alguns que prometem clareamento rápido e podem parecer tentadores, mas são ricos em abrasivos e no longo prazo prejudicam os dentes.

Isso porque as substâncias desses cremes dentais desgastam o esmalte dentário com o tempo e podem causar problemas gengivais e também nas raízes dos dentes.

Os enxaguantes não são indicados a qualquer pessoa, neste caso só utilize se for indicado pelo seu dentista de confiança.


Aproveite e confira:


3 – Tenha uma alimentação saudável

A alimentação é o combustível do corpo e tem influência direta não só na saúde bucal, mas principalmente no corpo da mulher e na formação do bebê. 

Por falar nisso, alimentação desregulada é uma das responsáveis por complicações como cáries e gengivite, potencializadas quando a higienização não é realizada da maneira adequada, podendo causar algum problema maior.

Sendo assim, além de uma higienização bem feita, consuma moderadamente os seguintes alimentos:

  • Cafeína;
  • Refrigerante;
  • Oleaginosas;
  • Alimentos ricos em farinha branca;
  • Frutas ácidas;
  • Comidas em conserva;
  • Alimentos com corante.

4 – Use fio dental todos os dias

Esta dica pode parecer simples, mas tem extrema importância na sua saúde bucal!

Geralmente o fio dental fica em segundo plano pois acredita-se que só se deve usá-lo quando “há necessidade”, acontece que não é bem assim.

O fio dental deve ser usado diariamente antes da escovação para que a remoção de resíduos e alimentos que ficam entre os dentes sejam feitas e a gengiva não seja agredida.

Para fazer o uso correto do fio dental, aplique-o e passe suavemente entre os dentes não forçando-o contra a gengiva. Assim sua higiene bucal estará completa!

Conclusão

Neste conteúdo você acompanhou 4 cuidados indispensáveis para para gestantes.

Sendo assim, viu que visitar um dentista regularmente é fundamental para investir em medidas preventivas e ter uma gestação tranquila.

Além disso, ter uma alimentação equilibrada é o caminho para conquistar sorriso e corpo saudáveis, ainda mais quando se tem um convênio dentário para marcar consultas pagando pouco por isso.

Consulte-se com um especialista e tenha uma saúde bucal impecável durante e após a gravidez!

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto

Deixe um comentário

close