Como fazer laços de cabelo? Com vídeos de passo a passo!

Economizar fazer os próprios laços de cabelo das suas filhas ou quem sabe até ganhar uma renda extra! Venha conferir como fazer laços!

“Menina bonita do laço de fita”…meninas combinam com laços de cabelo, muitos laços por sinal, de muitos tamanhos, cores e tipos diferentes os laços de cabelos ultrapassam os anos e nunca saem de moda, denotam um certo ar de infância às meninas, deixando-as mais deslumbrantes do que já são. Na onda do faça você mesma, que tal aprender como fazer os seus próprios laços? Que pode até acabar se tornando uma renda extra…

Vamos primeiro conhecer os tipos de fitas para laços de cabelo:

Fita de Cetim:

É a mais popular no mercado de aviamentos e artesanatos. Ela tem um acabamento delicado e leve, possui diversas cores, pode ter brilho ou não, tem diversas larguras e é muito usada em acabamentos de roupas, acessórios e embalagens. Com certeza uma ótima opção para confecção de laços.

Fita de Organza:

Ela é mais transparente que a fita de cetim, e possui uma largura maior também. Tem como característica sua leveza e delicadeza. Possui diversas cores, possui opções com bordas douradas, com listras, detalhes em cetim, seu resultado é um toque mais sofisticado, tem assim um bom resultado em laços para arcos e tiaras de cabelo.

Fita de Gorgurão:

Ela tem uma estrutura mais firme e resistente sendo assim uma ótima opção para acessórios que serão muito manuseados e correm o risco do laço desfazer, cair ou estragar como em tiaras e presilhas de cabelo. Encontrada em diversas cores com acabamentos lisos ou estampados, geralmente é usada na decoração de convites de casamento e cartões festivos.

Fita Simples:

Ela é mais simples e é uma ótima opção para quem está recém aprendendo. Além de ele combinar com todo tipo de acessórios para cabelo: laços, tiaras, presilhas, etc.

A largura da fita também interfere no tipo de laço de cabelo que fica melhor para ser confeccionado:

Laços com fita larga:

Os laços com fita larga, são bastante utilizados nos laços duplos, permitindo uma infinidade de opções de criação. Por ele ter mais espaço livre, você pode incrementar com pérolas, strass, pingentes e outros elementos decorativos.

Laços com fita fina: 

Os laços com fita fina são muito utilizados sobre um laço de fita larga, criando uma sobreposição linda. A fita fina também pode ser utilizada para fazer laços no formato de flor, que ficam um charme em adornos para o cabelo.


Aproveite e confira:


Agora que já entendemos um pouco sobre os tecidos e larguras usados para confeccionar os laços, vamos aprender então como fazer os laços…

como fazer laço de cabelo simples
Imagem: YouTube

Para fazer um laço rápido e simples você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Tesoura comum;
  • Fita de sua preferência como tipo, cor, largura, textura, etc.

Pegue as duas pontas de um pedaço de fita, dobre-as e posicione a parte da esquerda sobre a parte da direita. Passe a parte da esquerda por dentro. Para finalizar a sua peça, vá apertando a laçada e arrumando as partes até criar o seu laço.

como fazer laço duplo
Imagem: YouTube

Para fazer um laço duplo:

O laço duplo permite a mesclagem de duas cores diferentes na mesma peça, e esse efeito fica encantador, podendo ser utilizado não apenas em laços com cores diferentes, como com texturas diferentes, como a renda para o laço inferior e um laço fino de cetim por cima. Outra opção é fazer um com quatro pontas e, por cima dele, um laço simples, sem cauda.

como fazer laço de cabelo
Imagem: youtube

Laços com fita de Gorgurão

Materiais que serão usados para confeccionar laços com fita de gorgorão:

  • Fita de gorgurão de sua preferência (cor, largura, textura, etc.);
  • Tesoura comum;
  • Agulha de mão;
  • Linha para costura com a cor combinando com os materiais escolhidos;
  • Tiara, presilha ou tic-tac.

Comece separando todos os materiais que você vai utilizar no processo de como fazer laço de fita para cabelo infantil. Corte pedaços de fita de gorgorão. Costure 4 pedaços de fita de forma torcida. Junte as 4 partes formando o laço. Dobre um pedaço de forma a manter as extremidades para dentro e faça um nó no meio. Costure a parte com nó no meio do laço. Para finalizar a sua peça, fixe a presilha ou a tiara na parte detrás do laço.

Laços de fita de renda

Com uma fita de renda, junte as pontas e amarre no meio. Faça um laço triplo e costure sobre o laço de renda. Coloque em uma presilha ou tiara.

Laços de Fita, Estilo Chanel

Normalmente feito em gorgurão ou cetim, o laço Chanel é mais achatado e simples, sendo muito utilizado para decoração e em tiaras de cabelo. Veja como fazer:

Primeiro corte três pedaços da fita escolhida (modelo, cor, textura) um comprimento grande, um ligeiramente mais curto (dois ou três centímetros menor) e um pedaço bem pequeno, que será utilizado apenas no acabamento. Utilize fita dupla face ou uma cola apropriada para unir as pontas dos dois pedaços maiores e sobreponha-os. Depois, coloque o pedaço menor em torno dos outros dois, fazendo o acabamento e escondendo as pontas unidas. Um strass, uma pérola, ou um enfeite no centro do laço deixará a peça bem mais bonita. ( Extraído de artesanatopassoapassoja)

Vídeos com passo a passo para fazer laços de cabelo:





close