Como o ambiente pode ajudar a tranquilizar o bebê na hora do banho

O momento do banho costuma ser um pouco estressante para o recém-nascido. Ele se sente inseguro e fica assustado com a impressão de estar solto e sozinho. Com isso, é comum que ele chore muito nesta hora e, claro, acabe deixando a mamãe e papais preocupados, principalmente mamães e papais de primeira viagem.

Apesar disso ser normal, principalmente em bebês com até 40 dias de vida, é importante fazer com que esse momento seja prazeroso e menos traumático para todos.

As designers de interiores Cris Araújo e Linda Martins, proprietárias do escritório Maraú Design Studio, dão dicas valiosas de como a decoração do banheiro pode ajudar a tornar este momento mais reconfortante e até mesmo prazeroso.

  • Cores

As cores nos influenciam em todas as fases da vida e optar por tons mais suaves no banheiro do bebê certamente irá ajudar no clima acolhedor e calmo que ele tanto necessita neste momento.

Cores claras como rosa e azul são mais relaxantes. O verde menta também é bastante usado com este intuito.

  • Criando um banheiro relaxante

decoracao-banheiro-bebe-banho-bebe
Foto: Daniela Buzzi

Em um de seus projetos, as designers reforçaram a ideia de criar um banheiro delicado e relaxante para a criança, com adornos e cores bastante delicados, que proporcionam charme e beleza ao espaço.

Usaram um móvel em laca branca para apoiar a linda banheira vitoriana, que sairá deste espaço com facilidade para dar lugar ao box quando a criança for maiorzinha. A bancada da pia ganhou notoriedade ao ser adornada pela pedra caesarstone na cor rosa. Os lustres acima da banheira, delicados e coloridos, foram o ponto alto do charme deste projeto.

  • A escolha da iluminação do banheiro

Para criar um ambiente relaxante você também deve pensar na iluminação. Além do uso de cores claras, uma iluminação bem pensada também é indispensável. Um banheiro de bebê deve ter vários pontos de iluminação:  iluminação direta, usada na entrada e próxima a espelhos; e pontos de iluminação indireta, que devem ser usadas durante os primeiros momentos do banho, quando o bebê está se acostumando com a água. Tudo isso ajuda a tranquilizar o recém-nascido.

É muito importante fazer escolhas que tragam conforto para as mamães, papais e bebê!

  • Vídeo – Como dar banho no bebê

O primeiro banho sempre é motivo de apreensão, mas depois eu garanto que você pega o jeito! Confira as dicas nesse vídeo e se sinta mais confiante para a hora do banho do seu bebê!

  • Banho de balde

Nesse vídeo Ceça Luna explica a importância do banho de ofurô na rotina de um bebê, tira dúvidas e ensina o passo a passo para que você coloque em prática o banho de balde.

  • Músicas para a hora do banho

Depois que seu bebê estiver um pouco maiorzinho e já se divertindo na hora do banho que tal colocar algumas músicas divertidas para esse momento? Eu gosto bastante dessas duas a baixo:

A música do ratinho tomando banho é ótima, fala sobre cada parte do corpo, assim vai se divertindo e aprendo as partes do corpo!