10 Museus online para aproveitar nesses dias de confinamento

Ficar em casa em confinamento com as crianças pode ser bem difícil, principalmente para quem mora em apartamento.

Para começar separei algumas ideias de brincadeiras e atividades para seus filhos fazerem dentro de casa:

E agora vamos falar sobre os museus. Para diminuir o contágio de coronavírus, diversos grandes museus e galerias de arte de todo o mundo fecharam suas portas por tempo indeterminado, mas diversos museus disponibilizam visitas virtuais, então aproveitem para visitar esses museus virtualmente agora:

Museus que você pode conhecer durante esse período de confinamento em casa com as crianças:

1. MASP

O MASP – Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado pelo empre­sário brasileiro Assis Chateaubriand, em 1947, tornando-se o primeiro museu moderno no país.

Instale o app Google Arts & Culture para explorar tours de realidade virtual do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

2. Galeria Uffizi

A Galeria Uffizi de Florença é focada em esculturas criadas entre os séculos 12 e 17, tem um grande acervo de nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafaello, Caravaggio e Botticelli. E também pelo app Google Arts & Culture, é possível explorar as principais galerias do museu.

3. Museus do Vaticano – Roma

Os Museus do Vaticano apresentam uma galeria de obras de arte e esculturas que estão sendo colecionadas, há séculos, pelas autoridades da Igreja do Vaticano. 

4. Museu Arqueológico – Atenas

O Museu Arqueológico é o maior museu da Grécia e um dos mais importantes do mundo. Assim, originalmente destinado a receber todas as escavações do século XIX, gradualmente assumiu a forma de um Museu Arqueológico Nacional central e foi enriquecido com descobertas de todas as partes do mundo grego.


Aproveite e confira mais esses conteúdos para esse período de confinamento:


5. Louvre – Paris

Visite as salas de exposições e galerias do famoso museu do Louvre – Paris. O museu possui diferentes áreas com diferentes tipos de arte, dentre elas: Antiguidades orientais, antiguidades gregas romanas, antiguidades egípcias, pinturas, esculturas, artes gráficas e objetos de artes em geral. 

6. Museu Britânico – Londres

O Museu Britânico de Londres permite que visitantes virtuais percorram o Great Court e descubram a antiga Pedra de Roseta e múmias egípcias. Você também pode encontrar centenas de artefatos pelo tour virtual.

7. Pinacoteca di Brera (Milão)

Pinacoteca di Brera também está permitindo o seu acesso online, para mostrar a todos nós os maravilhosos trabalhos. Assim, a Pinacoteca di Brera é considerada uma das melhores coleções de arte de toda a Itália.

8. Museu Guggenheim

O recurso Street View do Google permite aos visitantes percorrerem a famosa escada em espiral do Guggenheim sem sair de casa. Assim, a partir daí, você pode descobrir incríveis obras de arte das eras impressionista, pós-impressionista, moderna e contemporânea.

9. Galeria Nacional de Arte, Washington, DC

A Galeria Nacional de Arte apresenta duas exposições online pelo Google. A primeira é uma exposição de moda americana de 1740 a 1895, incluindo muitas peças de vestuário das épocas colonial e revolucionária. E a segunda é uma coleção de obras do pintor barroco holandês Johannes Vermeer.

10. Museu Van Gogh, Amsterdã

O Museu Van Gogh tem a maior coleção de obras de arte de Vincent Van Gogh e você pode ver seus trabalhos visitando virtualmente este museu – a coleção de obras de arte de Vincent van Gogh, inclui mais de 200 pinturas, 500 desenhos e mais 750 cartas pessoais.