Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o espaço do quarto infantil!

Saiba a importância de organizar um quarto infantil!

Quando falamos sobre a organização do quarto infantil, temos que olhar para além do aspecto decorativo, visto que este espaço deve proporcionar segurança aos pequenos. Nesse sentido, o foco deve ser um projeto que se adapte às necessidades dos seus filhos e traga aconchego para seu dia a dia.

Assim, principalmente para as crianças que já estão na escolinha ou primeira série, o ambiente deve ser arrumado de forma a promover o desenvolvimento da criança, sua independência e, ao mesmo tempo, a imaginação. Desde cômodas com fácil acesso, paredes coloridas e personalizadas, além de caixas e baús para brinquedos e roupas.

Tudo que seja útil para evitar objetos espalhados que possam machucar alguém ou serem perdidos facilmente. Desse modo, descubra abaixo todos os aspectos que você deve levar em consideração ao organizar um quarto infantil. Confira!

Como maximizar o espaço de um quarto infantil

organizar quarto infantil

Primeiramente, tenha consciência do espaço que você terá disponível, afinal, o quarto é espaçoso ou compacto? Com isso, você terá uma melhor noção de quais estratégias adotar para aproveitar ao máximo cada centímetro do quarto infantil. 

Caso o espaço permita, veja móveis de canto e dobráveis para que você arrume os itens como roupas e acessórios dos pequenos, e uma dica interessante é que a mobília tenha uma altura compatível com a criança, pois assim, ela terá autonomia para devolver os objetos após o uso. 

E para locais compactos, aposte em prateleiras ou nichos para guardar itens do pequeno, assim como organizadores verticais que cabem em qualquer canto sem problemas. Outro bom investimento são camas com gavetas e baús que, além de estarem ao alcance da criança, são bastante espaçosos para itens maiores.

Como organizar o guarda-roupa infantil

A organização do guarda-roupa do seu pequeno é fundamental, principalmente para não atrapalhar a rotina do pequeno ou a sua. Desse modo, priorize a compra de modelos funcionais como guarda roupas com diversas gavetas ou cômodas infantis que permitem que as peças sejam colocadas em cada espaço ordenado. Já para quem quer economizar, aposte em divisórias DIY.

Uma dica de divisória econômica são as caixas de sapato que podem ser personalizadas por você como nichos para pilhas de roupas e você pode, ainda, etiquetar cada uma para não se perder na procura de peças no dia a dia. Outra dica é empilhar as roupas nas prateleiras do guarda-roupa de acordo com tamanho e estações, assim, separe bermudas, shorts, calças, camisas entre outros.

Jaquetas, macacões e blusas, por sua vez, podem ser pendurados nos cabides para evitar volumes. E quando fizer a organização, mantenha peças mais corriqueiras em fácil acesso para você e seu filho ou filha tenha maior praticidade. Por fim, gavetas podem acomodar peças íntimas, roupas de banho e meias, e você ainda pode adquirir divisórias de gavetas para arrumar da forma que achar melhor.

Tenha cantinhos funcionais no quarto da criança

cantinhos quarto de crianças

Principalmente se o quarto for compacto, ter cantinhos funcionais fará toda a diferença, desse modo, invista em baús ou móveis de cantos como estantes ou prateleiras que, além de úteis para guardar os acessórios do pequeno, trazem bastante estilo para a decoração.

Nichos também são excelentes aquisições e existem uma variedade de modelos, desde finos, geométricos, colmeias, quadrados entre outros que poderão caber bastante itens, como por exemplo, livros, o que poderá, a longo prazo, incentivar a leitura do pequeno. 

Apenas se atente ao tamanho da mobília adquirida, visto que se for da altura da criança, poderá permitir que ela mexa à vontade. Desse modo, seu filho poderá guardar brinquedos ou acessórios após utilizá-los, o que diminui, assim, a desordem do local e libera o piso para circulação do pequeno.

Dicas de decoração de quarto de criança sem gastar muito

decoração quarto infantil

É possível instigar a imaginação e criatividade dos pequenos a partir dos elementos decorativos no quarto infantil e ainda gastando pouco. Assim, você pode, por exemplo, enfeitar a porta ou paredes com quadrinhos com o nome da sua criança ou ilustrações infantis. 

Espelhos também são excelentes aquisições mais em conta para incorporar o ambiente, com isso, sua criança poderá acompanhar o próprio crescimento. Já em relação às paredes, aposte em isopor ou MDF para formar desenhos ou uma casinha e adquira cortinas de cores claras e almofadas com têxteis diferentes para oferecer aconchego.

Outras dicas econômicas é fazer, junto com seu pequeno, uma casinha com tinta ou fita crepe ou utilizar pisca-picas para a iluminação. E em relação às cores das paredes, priorize tons pastéis, visto que irá trazer harmonia ao quarto.

Não se esqueça de reservar um espaço para escrivaninha de estudo

espaço em quarto infantil

O quarto infantil também pode ser utilizado para as atividades escolares. Por isso, para incentivar seus filhos a fazerem as lições, não deixe de reservar um espaço de aprendizado que seja confortável. Para começar, tenha uma escrivaninha de estudo adequada ao tamanho da criança.

E para boa organização, opte por potes de vidro e latas como porta-objetos para cada um dos itens escolares utilizados para as tarefas, assim como organizadores de materiais escolares para criar divisórias nas gavetas e calendário. A parede da escrivaninha também pode ser útil, você pode, por exemplo, instalar nichos e pendurar cestos organizadores para itens escolares.
O local, por sua vez, pode ser aquele com acesso à tomada para carregar tablet, celular ou notebook da criança, principalmente porque quanto mais ela for crescendo, mais usará o espaço. E caso você esteja procurando por eletrônicos ideais para a idade da sua criança, confira os melhores tablets infantis e os celulares para crianças!

Sempre coloque uma caixa organizadora transparente

Se para um adulto já é estressante a perda de algum objeto, imagine para as crianças? Então, para evitar esse tipo de desgaste tanto para você, como para seu filho, aposte em caixas transparentes para separar e organizar os brinquedos e acessórios, visto que facilitará, e muito, na hora da procura. 

E se você quiser dar um toque mais divertido ao ambiente, poderá optar por caixas coloridas que combinem com os demais tons do quarto, mas lembre-se de etiquetar cada caixa para identificar facilmente o que está sendo guardado em cada uma.

Você incentivará, acima de tudo, o senso de organização e autonomia do pequeno, visto que a criança terá uma maior noção de onde colocar seus objetos após uso e, consequentemente, terá maior cuidado ao longo do crescimento.

Aposte em roupas de cama estampadas

Para dar um toque de personalidade da criança no quarto e ainda incentivar que ela durma naquele espaço, uma boa dica é apostar em roupas de cama que sejam a cara do pequeno. Assim, invista em conjuntos de lençóis, fronhas e edredons de cores que combinem com os móveis e tons das paredes.

E se o pequeno ou pequena for fã de alguma animação, procure por conjuntos estampados com o desenho ou até mesmo com ilustrações de animais ou itens que a criança goste como flores, carrinhos, estrelas, bailarinas entre outros. O importante, aqui, é respeitar o gosto da criançada para que se sinta pertencente ao quarto.

Organizar um quarto infantil é também um gesto de amor e cuidado com a criança

organizando quarto infantil

Manter o cantinho das crianças em ordem pode ser um desafio, mas também é, claramente, um gesto de amor, uma vez que ensinará a criança sobre a importância de arrumar o próprio espaço. Por isso, neste artigo, elaboramos as melhores dicas sobre como organizar o quarto infantil de forma eficiente. 

Desde de cantinhos funcionais, até uso de caixas transparentes e espaços para os estudos. Assim, esperamos que nossa série de dicas te ajude com a sua missão. Coloque agora mesmo nossas recomendações em prática e torne o ambiente ideal para seu pequeno. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

close