Como planejar o quarto de bebê e criança

O quarto, seja de bebê, de criança e até mesmo dos pais, é o local de maior representação de individualidade, é o seu refúgio, o seu cantinho, com a sua cara.

Planejar o quarto do filho, seja ele o primeiro ou quinto filho, é sempre uma ocasião muito feliz, de muitos preparativos e com muitas compras.

Quando o quarto é para bebê, quem vai escolher a decoração são os pais, de acordo com seu gosto, depois quando a criança vai crescendo o quarto vai ficando mais de acordo com a fase e o gosto da criança.

Para bebês o ideal é que você opte por cores claras, por tons calmantes. Deixe as cores mais fortes para quando estiverem maiores.

Alguns pais gostam de manter o bebê no seu quarto o maior tempo possível, mas especialistas recomendam que a partir do 4º mês ou antes os bebês devem ser transferidos para seu próprio quarto. Isso faz  bem ao bebê, aos pais e aos irmãos mais velhos (se existem).

Seja qual for a escolha dos pais para o quarto dos filhos, sempre devem se lembrar de levar em consideração a idade da criança e as suas necessidades nesse momento.

Coisas que você também deve se preocupar na hora de planejar o quarto do seu filho:

  • Ventilação: o ar condicionado deve ficar na cabeceira da cama.
  • Iluminação: luz forte para o dia e uma iluminação indireta para a noite.
  • Piso: escolha um piso que seja fácil de limpar.
  • Tela: por questões de segurança é necessário colocar telas nas janelas.

Lembre-se: o quarto de bebê ou de criança deve ser funcional e seguro!

close