Dicas para ajudar na transição da maternidade para o trabalho

Os meses passam depressa, principalmente quando se trata do período pós-parto. Você nunca imaginou que fosse ser tão difícil deixar o seu bebê e voltar ao trabalho, certo?

Com certeza nesse momento você está com o “coração” nas mãos, afinal, o instinto materno fala mais alto nessas horas. Mas o que fazer se retornar à sua rotina profissional se faz necessário?

Selecionamos aqui algumas dicas para ajudar nessa transição da maternidade para o trabalho. Veja!

fim da licença maternidade

Como retornar ao trabalho após a licença maternidade sem entrar em pânico?

Ser mãe é amar incondicionalmente um filho para sempre e é ter o coração batendo fora do peito, mas também é se preocupar 24 horas por dia. E quando nos tornamos mãe, queremos estar o tempo todo com os pequenos nos braços e sempre pertinho.

Porém, nem tudo são flores e o dever chama. O problema é conseguir retornar ao trabalho e deixar o filho sob cuidados de outras pessoas. Além desse, existem outras coisas que ficam “martelando” em nossas mentes.

Conheça aqui quais são as principais preocupações das mães e o que fazer para essa transição da maternidade para o trabalho ser mais fácil para você e o seu bebê.

  1. Encontre um cuidador infantil confiável

Seja a avó, tia ou outra pessoa da família, amiga, babá ou escolas, encontrar uma alguém confiável para cuidar da pessoa mais importante da sua vida, é uma tarefa de extrema importância. Para isso, considere pegar referências, visitar a casa ou escola e deixar o bebê dias antes de a sua licença maternidade terminar, com a pessoa responsável por seus cuidados. Assim, você poderá avaliar diferentes aspectos e ajudar o seu bebê a se acostumar com a nova rotina.

  1. Atente-se a amamentação

Se você vai continuar amamentando após a licença maternidade, precisa se planejar. Para isso, pouco antes desse período terminar, acostume o bebê ao horário que você poderá amamentá-lo. Converse com o pediatra sobre a inclusão de frutas e sucos para manter uma boa alimentação enquanto estiver ausente. No local de trabalho, converse com seu supervisor e encontre um horário adequado para ambos e, se possível, um local adequado para amamentar no seu escritório.

  1. Converse com seu esposo

É fundamental contar com a parceria do seu marido, já que a rotina vai mudar e ambas as tarefas terão de ser divididas. Entre elas, a preparação das refeições, levar e buscar o bebê na creche, efetuar as compras, pagar contas e cuidados com a casa.

  1. Retorne no meio da semana

Converse no seu trabalho sobre a possibilidade de retornar em uma quarta-feira, por exemplo. Assim a sua semana será mais curta e isso contribui com a transição para você e o seu bebê.

  1. Invista nos objetos de transição

Desde pequeno o seu bebê tem um objeto de transição? Isso é algo familiar e que transmite segurança a ele, então, aproveite e deixe com o seu pequeno na escola ou com a babá. Isso facilita na hora da soneca e para acalmá-lo.

  1. Converse sobre o assunto com o pequeno

Você sempre conversou com o seu filho, desde a gestação, e nada mais justo do que explicar a ele sobre a nova fase. Independente da idade, ou meses de vida, conte ao pequeno sobre sua nova rotina e introduza-o aos poucos nela, antes da sua licença maternidade terminar. Mostre confiança sobre essa nova fase e jamais chore por isso na frente dele. Prepare-o, saindo por algumas horas, mostrando que sempre vai retornar.

  1. Separe um tempo só para o bebê

É muito comum que as mães se sintam culpadas por retornar ao trabalho. Para amenizar essa “culpa”, separe bem o seu tempo, deixando um espaço maior somente para o seu pequeno. E para não “perder” muito tempo cozinhando, faça as refeições enquanto ele dorme e aos finais de semana. Você pode congelar a maior parte e investir em alimentos saudáveis.

  1. Seja firme no primeiro dia

Está tudo preparado e o dia chegou. Mesmo com o coração partido, seja firme! Nessas horas é bastante comum a criança chorar e, para as que já sabem, chamar pela mãe enquanto ela se afasta. Tenha em mente que isso vai passar e fará parte da rotina do seu filho.

Como se preparar para trabalhar

Após a licença maternidade, você será outra mulher. Então, considere:

  • Levar lanches saudáveis.
  • Se hidratar sempre.
  • Usar absorvente de seios.
  • Levar uma bomba de leite.
  • Ter fotos do seu bebê e algo com o “cheirinho” do pequeno para aqueles momentos em que o coração fica apertado.

Além disso, a rotina do trabalho, casa e filho é muito exaustiva e você vai precisar melhorar a sua autoestima. Vá as compras, salão de beleza, cinema ou barzinho com as amigas, enfim, tenha um tempo só para você. E não se sinta mal com isso, afinal, isso garante uma mãe renovada, pode acreditar!

Outra coisa muito importante é sobre o que esperar no local de trabalho. Entenda que muitas coisas podem ter mudado durante esses últimos meses. Você pode se sentir frustrada com isso, mas também descobrirá coisas legais.

Esteja preparada para ambas as novidades, incluindo demissões de pessoas que você tinha afinidade. Não se esqueça de que você já estará emocionalmente sensível.

Por: Andreia Silveira, escreve para o site PlanodeSaudeNota10.

close