6 truques para fazer uma sessão de fotos do recém-nascido em casa

Conheça quais os 6 truques especiais para fazer uma linda sessão de fotos do recém-nascido em casa, aqui neste artigo!

Registrar os momentos de cada fase dos nossos filhos é muito importante, além de ser algo muito bonito, pois podemos matar a saudade de cada dia especial, além de mostrar a eles no futuro o quanto eram graciosos e engraçados, registrando a personalidade brincalhona que as crianças possuem. 

Toda a trajetória de uma pessoa começa lá na barriga de sua mamãe, passa pela fase de bebê, criança, adolescente e por aí vai, registrar cada parte é celebrar a vida. 

Além do ensaio gestante, um dos ensaios que as mamães mais optam por fazer é o ensaio newborn, no qual são realizados diversos cliques de bebês recém-nascidos, para registrar aqueles momentos de fofura, detalhando as partes do corpo (mãos, pezinho, boca), o período de sono, as posições de bebê que encantam, e todos os detalhes dessa linda fase. 

Muitas mães procuravam por fotógrafos profissionais, mas devido à pandemia, para garantir a segurança da saúde da família, realizar as sessões em casa é uma ótima pedida.

Confira quais as dicas para fazer o ensaio de fotos do seu bebê em casa:

dicas para fotos do recém-nascido em casa
Imagem: https://pixabay.com/

1. Quando fazer o ensaio de fotos de recém-nascido

O melhor período para tirar fotos de recém-nascido é a partir do sétimo dia de vida, pois antes desse período, o pequeno ainda está se adaptando a viver fora do útero, e após os 15 dias, ele começa a sentir cólicas, passa mais tempo chorando e inquieto. 

Sem contar que para fazer uma sessão de fotos é preciso ter muito cuidado, pois o bebê não consegue ficar em certas posições e precisa de auxílio. Por isso, em muitos ensaios, o adulto presta suporte e depois a foto é editada, são utilizados cestos com almofadas e demais itens que mantém a segurança do pequeno. 

2. Inspire-se

Em primeiro lugar, busque sua inspiração. Navegue no Pinterest, Instagram ou até mesmo no diretório de imagens do Google, para pesquisar ideias de ensaios de fotos com bebês.

Salve as imagens que melhor atendam ao resultado desejado e anote os ângulos, poses e ideias que vierem à sua mente. É essencial ter muita clareza sobre a fotografia que você deseja tirar antes de pegar a câmera.

Algo extremamente importante nas poses que você escolhe para o seu bebê é que elas sejam naturais e confortáveis, garantindo o bem estar do recém-nascido. Se algo parecer muito difícil, esqueça.

3 . Material para sessão de fotos com recém-nascido

Algumas observações são essenciais para realizar as fotos de recém-nascido, confira:

Equipe de suporte

Vamos partir da premissa de que o olho do fotógrafo é sempre mais importante do que o equipamento. Mas uma boa equipe ajuda.

Claro que você pode usar seu celular ou qualquer dispositivo que tire fotos, mas se for usar uma câmera reflex ou mirrorless (a mais recomendada) escolha uma boa lente.

Para trabalhar em profundidades de campo muito rasas, uma lente focal fixa brilhante ou teleobjetiva será de grande ajuda.

A iluminação.

Para cliques de bebês, a iluminação é um dos pontos-chave principais. O ideal é usar a luz contínua e se necessário filtrá-la com a ajuda de difusores, refletores ou tecidos.

Luz natural na fotografia de recém-nascidos

Se não estivermos em um estúdio, podemos e devemos aproveitar a luz natural do local que escolhemos como cenário para a nossa sessão fotográfica caseira de recém-nascidos. O melhor é fazê-lo junto a uma grande janela. Se for indireto, ótimo, mas usar um tecido translúcido como cortina vai nos ajudar, a evitar o excesso de claridade que incomoda o bebê, e aproveitar a melhor luz.

Flash ou holofotes

SEMPRE evite o uso de flash direto no rosto do bebê. O uso pode ser realizado para melhorar a fotografia, mas nunca diretamente em seu rosto. 

Há muita controvérsia sobre se isso pode afetar ou não o seu desenvolvimento, mas a certeza é de que pode assustar ou irritar o pequeno e atrapalhar a sessão.

Adereços: acessórios para uma sessão fotográfica de recém-nascidos.

Esta seção deve incluir acessórios e roupas para a sessão de fotos do bebê. Mas, embora seja engraçado usar um complemento, devemos deixar claro que menos é mais.

Podemos usar cobertores, alguma vestimenta, lenço, tecidos, desde que usando o bom senso para não usar elementos que possam se tornar perigosos ou prejudiciais à sua pele e integridade.

Ao pesquisar inspirações na internet, você pode conferir quais os materiais podem ser utilizados. 

Confira também: Ensaio newborn preço – Qual a média de valores?

4 . Preparando a estrela: O quê, como e onde.

Vamos nos adaptar aos horários do recém-nascido, esse é o fator mais importante para o ensaio.  

Devemos tentar deixar o ambiente do quarto confortável, em torno de 25ºC ou mais se o bebê estiver nu.

Precisamos de um bebê satisfeito e relaxado. Para isso, devemos ter certeza de que suas necessidades são completas: ele está limpo, ele comeu e quer descansar.

Vamos mantê-lo livre de estímulos, com música relaxante. Melhor evitar o silêncio, um bebê tão pequeno terá poucas oportunidades de ficar em silêncio absoluto e o som sutil da veneziana já poderia acordá-lo.

E, acima de tudo, devemos ter o palco (seguro, confortável e adequado para bebês ) preparado para não perder tempo.

Você vai ter que ter paciência, acalmá-lo, colocá-lo para dormir, indo no ritmo do bebê. Uma sessão profissional, leva em média entre 2 a 3 horas, para se ter uma ideia. 

5. Não economize nas fotos. 

O modo burst pode ser útil durante nossa sessão de fotos de bebês. Em alguns deles, você pode capturar aquela expressão fofa que os bebes fazem!

Brinque com os ângulos, pois diferentes pontos de vista geram diferentes resultados.

Detalhes de captura: Um close de seus pés, suas mãozinhas, seu rostinho… Dá até pra usar lentes macro. Não existem regras, podem ser fotos muito coloridas e com certeza com o passar dos anos você vai adorar poder lembrar perfeitamente aquela boquinha.

E se ele acordar? Se mantiver a calma, aproveite para tirar fotos com os olhos abertos (e foque aí, nos olhos, a menos que seu foco de interesse seja outro).

Brinque com as proporções.

Durante a sessão, acrescente um membro da família, ou apenas mostre parte dele para que as fotos mostrem o quão pequeno seu bebê é.

6. Edição de fotos

Seguindo as dicas anteriores, dificilmente, as fotos precisarão de edição, mas se achar necessário pode optar por usar programas de edição para deixar os cliques ainda mais bonitos. 

Aproveite as dicas para tirar lindas fotos de seu recém-nascido em casa!

Deixe um comentário