5 dicas para escolher o papel de parede para o quarto do seu bebê

O papel de parede pode fazer toda a diferença no ambiente. As cores, estampas e texturas influenciam diretamente na sensação que trazem ao espaço.

Pensando em oferecer o máximo em aconchego e conforto ao bebê, sem deixar a personalização e o gosto pessoal dos pais de lado, Dani Mataresi, designer e diretora de criação da Lilibee, empresa especializada em quartos de bebê e itens para a maternidade, preparou cinco dicas para fazer a escolha do papel de parede mais fácil e assertiva.

Como escolher o papel de parede?

como escolher papel de parede
O papel de parede deve combinar com as cores do restante do quarto. Imagem: KinYu-Z.net

Cores:

A decoração do quarto do bebê sempre parte de um ponto central e os demais itens devem acompanhar. Veja o estilo dos móveis e a paleta de cores escolhidas. Se estiverem predominando os tons pastéis, escolha um papel de parede na mesma linha. O mesmo se aplica no caso de cores mais fortes ou predominância de uma cor específica;

Estampa:

Qual tipo de estampa escolher para o papel de parede Imagem: Site de Beleza e Moda

Ao pensar na estampa, a primeira pergunta a se faz é: o quanto quero que este papel de parede chame a atenção? A partir daí seguimos dois caminhos. Caso queria que ele seja o centro das atenções, escolha estampas com figuras, florais maiores, listras marcadas e geométricos bem coloridos. Já se a ideia é ter um ambiente mais homogêneo e delicado, opte pelos lisos, com texturas ou estampas pequenas e listras mais discretas;

Tamanho do ambiente:

dica de papel de parede para quarto de bebê
Em quarto pequenos aplique o papel de parede em apenas uma parede. Imagem: Quarto para Bebê

Lembre-se que estampas grandes e muito coloridas são indicadas para trazer aconchego a ambientes maiores. Caso goste delas, porém tenha um espaço pequeno, escolha aplicar o papel com este tema em apenas uma das paredes. É uma solução que traz charme, sem deixar o ambiente pesado.

Se a ideia é dar amplitude a ambientes menores, listras verticais e estampas pequenas são as mais indicadas;

Luminosidade:

dicas para escolher papel de parede para quarto infantil
Papel de parede escuro em quarto de bebê. Imagem: Freshome.com

Ambientes com uma iluminação boa, seja ela natural ou de luminárias, viabilizam o uso de papéis de parede com fundo escuro e cores mais fortes.

O ideal é misturar o escuro e o claro. Por exemplo, você pode optar por uma parede escura para criar impacto visual, mas manter as outras paredes em cores claras.

Painéis de parede:

Painel de parede para decorar quarto de bebê e criança. Imagem: mooui

Os painéis são uma opção bacana para quem gosta de pinturas e estampas grandes. Eles são instalados como o papel de parede convencional, porém formam uma cena ou paisagem única. São ideais para quem quer fugir do convencional. A proposta é colocar em uma parede e nas demais aplicar tons neutros ou mesmo uma composição de estampa discreta.

close