7 DICAS PARA SERMOS MÃES DISPONÍVEIS (serve para pais também!)

Ainda me lembro de um momento em particular em que não era exatamente uma mãe disponível.

Eu estava ocupada trabalhando em algumas coisas no meu computador, e me sentindo um pouco frustrada e estressada porque estava tendo problemas para descobrir algo.

No meio da minha frustração, uma das minhas “crianças” mais velhas entrou na sala e começou a falar comigo.

Ela me contou um pouco sobre algo de seu dia, e  eu respondi – depois voltei a olhar para o computador para descobrir as coisas . Depois de uma breve pausa, ela começou a falar de novo , e eu olhei para ela e conversamos novamente por alguns minutos.

Eu pensei que ela tinha acabado de falar, então mais uma vez eu voltei para o computador onde estava trabalhando. 

Eu não conseguia resolver o problema e isso estava me irritando, e então ela falou de novo – bem no meio da minha irritação e frustração!  

Eu gostaria de dizer que mais uma vez eu parei de trabalhar e gentilmente me virei para ouvir, no entanto, a realidade é que eu suspirei de frustração e virei para olhar para ela novamente .

Então ela disse:

“ Sinto muito. Eu só quero lhe dizer mais uma coisa, então vou parar de incomodar você .”

Touché!  No minuto em que as palavras saíram de sua boca, eu sabia que tinha cometido o erro de colocar meu computador antes da minha filha, e sua necessidade de eu ouvir.

Eu não estava sendo uma mãe disponível, e tinha transmitido a ela que o que eu estava fazendo no computador era mais importante do que ela.

Você já esteve lá e fez isso? Talvez não exatamente com o mesmo cenário, mas você está tentando ler um livro, ou falar com um amigo, e uma das crianças “precisa” de algo – e você vê isso como um “aborrecimento”. 

Eu não sei sobre você, mas eu não quero que meus filhos sintam que eu os considero um incômodo!

Eu quero estar disponível quando eles querem ou precisam de um ouvido atento. Mesmo que nossos filhos precisem desse ouvido atento nos momentos mais “inconvenientes” – tarde da noite, ou quando estamos tentando fazer alguma coisa, eles precisam saber que podem vir até nós e conversar a qualquer momento.

Para evitar transmitir a mensagem: ” Estou ocupado – você está me incomodando ”  , precisamos trabalhar propositalmente para sermos pais disponíveis para nossos filhos.

7 DICAS PARA SERMOS MÃES DISPONÍVEIS (as dicas servem para pais também!)

Dicas sobre maternidade e paternidade ativa. Imagem: Pexels

1. Planeje um tempo de conversa com os filhos.

Por exemplo, um dos meus filhos sempre gosta de vir e conversar comigo à noite, quando todos estão ocupados em outro lugar, e eu estou tentando terminar algumas coisas na minha mesa e no computador. Eu aprendi a esperar que ele viesse primeiro, e apenas planejar passar algum tempo conversando com ele.

Tivemos algumas de nossas melhores conversas durante esses tempos, e aprendi a apreciar o tempo com ele.

2. Limite a quantidade de tempo que você gasta online.

Você pode literalmente passar horas lendo ótimos blogs encorajadores sobre ser uma boa mãe ou uma educadora doméstica, e o tempo todo você está ignorando seus filhos! Eu não estou dizendo que você nunca deve ler sobre isso, porque eu acho que é importante receber encorajamento regularmente.

O que estou dizendo, porém, é que o computador (ou celular) pode ser um desperdício de tempo enorme , então você deve se disciplinar para não permitir que ele consuma seus dias.

3.  Agende seu horário online. 

Estabeleça horários em que você verificará seu email, sua página no Facebook ou escreverá postagens em seu blog. Defina sua programação com base nas agendas e necessidades de seus filhos. Esteja disponível quando eles tiverem tempo ocioso.

Ao agendar e limitar seu tempo on-line, você está dando um bom exemplo para seus filhos sobre como gerenciar bem o tempo.

4. Se você trabalha em casa, informe seus filhos quando o horário de seu trabalho começa.

Eles precisam respeitar esse tempo de trabalho e não perturbá-lo a menos que seja muito importante.  Isso permitirá que você faça seu trabalho e permite que você fique mais disponível para a família pelo resto do dia .

Uma vez que seu trabalho esteja concluído, ou você sabe que tem um tempo determinado para fazê-lo, você não ficará frustrado quando as crianças precisarem de seu tempo ou atenção.

5. Tente conversar ao redor da mesa depois do jantar.

Meus filhos mais velhos ainda falam sobre como eles costumavam amar aqueles momentos em que todos nós apenas sentávamos e conversávamos e ríamos juntos.  Alguns dos nossos melhores momentos foram gastos rindo e conversando na mesa depois de uma refeição.

6. Se você sentir que uma das crianças está querendo ou precisando falar com você em particular, convide-a para ir junto com você em uma missão.

Descobri que muitas das melhores conversas com meus filhos foram quando estávamos juntos em algum lugar sozinhos, e eles tinham toda a minha atenção.

7. Para dar a cada um dos filhos tempo individual com você, atribua cada um deles um dia da semana para ser seu ajudante de cozinha.

Meu ajudante de cozinha se juntaria a mim na preparação da refeição e em algumas das tarefas de limpeza que talvez não tivessem sido atribuídas a outra pessoa como um trabalho regular.

A recompensa por ser o ajudante do dia foi que eles conseguiram ficar por mais 30 minutos, e passar tempo comigo, ou eu e meu marido. Eles escolheram se jogávamos, conversávamos ou simplesmente nos aconchegávamos no sofá lendo livros.

Ter esta configuração me ajudou a ter certeza de que eu propositadamente passei um tempo com cada uma das crianças, deixando-as saber que elas eram importantes e especiais para mim. Eles ADORARAM, e eu forneci muitos bons momentos de conexão com eles.

Quando você escolhe propositalmente seus filhos ao invés do computador, telefone ou aquele livro que você está lendo e se disponibiliza, diz a eles: “ Você é importante para mim “. Afirma-os e faz com que se sintam amados.

O mais importante é estar disponível para nossos filhos quando eles querem passar tempo conosco, é uma das melhores maneiras de ganhar e manter seus corações aquecidos!

Texto: thecharactercorner

Confira também:

close