Ensinando sobre a criação de Deus – Semana dos animais aéreos

Entramos em uma semana com um tema que a Bia amaaaaa….PASSARINHOS…que são os piu-piu (como ela chama)kkkk…ama passarinho, o vovô tem vários na casa dele, e ela ama ir lá e ficar olhando os piu-piu…. quando vê um passarinho no chão, corre para tentar brincar com ele, mas eles não entendem a brincadeira e alçam vôo…mas esses são só uns exemplos de como a Bia ama um passarinho…então essa semana foi uma felicidade só….

Disse também Deus: Povoem-se às águas de enxames de seres viventes; e voem as AVES sobre a terra, sob o firmamento dos céus. Gênesis 1: 20

Assim Deus criou as AVES!???

Começamos como sempre com uma caixa sensorial…que eu achei que ficou superrrrr legal….a base foi de milho e alpiste…o milho eu já tinha das atividades da semana do laranja (viu quando eu digo que dá para reutilizar os materiais…kkk), e o alpiste foi doação do vovô! Já os passarinhos e ovinhos que fazem parte da caixa sensorial, foi um empréstimo da vovó…um dia antes fui na casa dela e fiz a limpa…kkk…para minha sorte ela tinha muitoooossss passarinhos, ovinhos, ninhos, e casinhas….então a caixa sensorial da Bia estava recheada…eu gostaria que tivesse pássaros diferentes, como cegonha, pavão, coruja, etc….para a Bia conhecer um pouco da diversidade que existe, mas é muito difícil achar material assim, então, me virei com o que tinha (aliás é assim quase sempre, como já disse por aqui várias vezes, eu praticamente não compro nada de material para as atividades da Bia, eu vejo o que tenho em casa, e se quero algo diferente do que tenho, vejo com as vovós, as amigas, etc…se alguém tem algo para me emprestar relacionado com o tema…isso mesmo….acho que a idéia é fazer algo legal, mas sem um custo elevado, pois senão o processo se torna inviável)….

Junto com a caixa ofereci uma colher e daí foi só festa….nossa, ela brincou muitoooo tempo, acho que uma hora quase….brincou de colocar milho nos ovinhos, de dar comidinha para os passarinhos….inventou e reinventou a brincadeira várias vezes…essa é a parte que acho legal da caixa sensorial….que a criança pode explorar a brincadeira do jeito que ela quiser, não tem um jeito certo de brincar, o jeito certo é o jeito que ela quiser brincar…se quiser só tocar, se quiser pegar com a mão, se quiser transferir itens, etc….por isso amooo caixas sensoriais, por sua versatilidade e encanto!

Nosso segundo dia, foi de associação de cores…depois que fizemos a série “Brincando com as cores – a criação de Deus” (segue abaixo os links para quem ainda não viu), tenho procurado em todas as semanas que trabalho outros temas, ter uma das atividades sobre associação de cores, para ir revisando o que já vimos sobre as cores…para curiosidade dos pais que podem vir a se questionar se a Bia já sabe as cores, a resposta é NÃO! Desde o primeiro post dessa série, eu deixei claro que meu objetivo com a Bia, em relação as cores era apenas de apresentar as cores para ela,  pois como todas as aquisições a aprendizagem das cores se faz por etapas, e a nomeação é a última delas. Primeiro é necessário desenvolver um conjunto de outros pré-requisitos. Na primeira fase, que é por volta dos 18 meses (idade que começamos a trabalhar com ela as cores), a criança vai começar a perceber semelhanças e diferenças entre objetos. Portanto antes de saber que o vermelho é o vermelho, a criança tem de perceber que o vermelho é diferente do amarelo, ou do verde, também terá que conseguir emparelhar objetos da mesma, cor, e depois aos poucos, através do reforço contínuo do nome da cor, conseguirá apontar a cor a pedido e só mais tarde estará apta para generalizar o conceito e nomear finalmente com sucesso e certeza a cor de um objeto.

Então para que seu filho chame o azul de azul e não de verde, ele precisa de estímulos. Ele só fixará o nome das cores por meio de exercícios e exemplos. “É uma questão de aprendizado, de memorização”, explica o neuropediatra Luiz Celso Amaral, do Hospital. Por isso é tão importante apresentar as cores de forma divertida e prazerosa para a criança, para que ela possa brincar com as cores….isso ajudará no processo de aprender a nomear as cores mais tarde…tudo no seu devido tempo ok?! Então no caso da Bia ela sabe associar as cores, e mais ou menos sabe nomear a cor azul, digo mais ou menos porque ela ainda se confunde bastante….mas é só! e para mim está ótimo!

1° Deus criou a luz:  BRANCO

2° Deus criou os céus e os mares: AZUL

3° Deus criou a terra:  MARROM

4° Deus criou as árvores: VERDE

5° Deus criou as flores:VERMELHO

6° Deus criou as frutas: LARANJA

7º Deus criou o sol : AMARELO

8º Deus criou a lua e as estelas: PRETO

Bom mas agora, voltando a nossa atividade de associação de cores….. eu tinha uns passarinhos de EVA em casa então montei a atividade com eles…fiz dois ninhos (muito engembrado) com potinhos e papel color set, e o objetivo era a Bia colocar os passarinhos nos ninhos com as suas cores respectivas. Ela se confundiu um pouco pois eu deixei a disposição várias cores de passarinhos e não só das cores dos ninhos…nesse sentido acho que não foi muito eficiente….mas mesmo assim ela conseguiu colocar todos os passarinhos vermelho e amarelo nos seus ninhos…depois que completou a atividade não quis brincar denovo, mas me pediu a caixa sensorial do dia anterior que eu tinha deixado montada ainda..e lá foi ela se divertir muito com a caixa sensorial de passarinhos!

No terceiro dia eu tinha preparado uma atividade para trabalharmos o conceito de GRANDE e PEQUENO, para isso eu disporia para ela passarinhos iguais, pequenos e grandes (eu tinha bastante sobrando do aniversário dela que foi tema JARDIM), e eu faria dois ninhos, um grande e um pequeno para colocar os passarinhos grandes dentro do ninho grande e os pequenos dentro do ninho pequeno, mas infelizmente essa semana me atrapalhei e não consegui realizar (isso acontece e tudo bem…faz parte!), mas segue a idéia da atividade para quem quiser fazer em casa com seus pitocos.

ahhhhh…mesmo não realizando a atividade eu deixei eles a disposição dela na nossa bancada de atividades a semana toda…

No terceiro dia e último da semana com atividades direcionadas, trabalhamos um pouco de colagem que a Bia adora, mas dessa vez ela não manuseou a cola, só os grãos que ela usou para enfeitar nosso passarinho de papelão…Bia me impressionou, pois achei que ela não ia gostar dessa atividade mas pelo contrário gostou muito, ficou esfarelando a polentina encima dos passarinhos um tempão…os itens que disponibilizei para a colagem nos passarinhos foram: polentina, milho e alpiste (reaproveitamento dos outros dias)…

E assim encerramos a semana! Poucas atividades mas curtimos muito cada uma delas…Deixei a disposição dela, livros relacionado com passarinhos, uma casinha de passarinhos, e os passarinhos de feltro que mencionei acima que eram do aniversário dela….

Semana que vem, trabalharemos os animais domésticos, para quem está nos acompanhando…Até mais!